sábado, 26 de dezembro de 2009

As mudanças que Mancini fez no City








A esperada estreia de Roberto Mancini como técnico do Manchester City chegou. E foi hoje. Com uma vitória sobre o Stoke City em casa por 2 a 0. Mas o destaque do post não é sobre a vitória. E sim pelo modo que Mancini arrumou a equipe, ou melhor, pelo modo que mudou a equipe. Foram mudanças fora do normal para quem acompanha o time. E quem estava acostumado a vivenciar com um 4-4-2 teve que aguentar um razoável 4-2-3-1. Que teve como principais indicustiveis destaques o recuo de De Jong e Barry, que passaram a ser volantes e a preferência de Robinho ao envés de Bellamy(que foi para reserva) para formar o inédito triângulo no meio -- junto de Petrov e Ireland. Na frente Mancini promoveu o isolado Tevez(que marcou um dos gols). A formação de Mancini foi cirúrgica, ao contrário das do vacilão Hughes.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Grandes Times do Mundo 48 - Argentinos Juniors

Nome: Asociación Atlética Argentinos Juniors (Argentina)
Ano de Fundação: 1904
Estádio/Capacidade: Diego Armando Maradona/24.600 torcedores
Títulos: 1 Libertadores e 1 nacional


A maior virtude deste clube argentino é ter dado condições para que um dos maiores craques do futebol mundial iniciasse a sua carreira: Maradona. Foi ali, no bairro de Villa Crespo, em Buenos Aires, que surgiu o fenômeno que mais tarde brilharia pelo Boca e pela seleção argentina.
Não é apenas do nome de Dieguito, porém, que o clube vive. Conseguiu um campeonato argentino em 1985. Mas foi além. Ganhando a Libertadores, neste mesmo ano, ao vencer o América de Cali, na final. No Mundial do Japão tropeçou diante da Juventus de Platini.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Enquete no ar!!!!

Do lado direito de meu blog lancei uma enquete que tem como objetivo saber sua opinião sobre qual das 9 seleções menos tradicionais da próxima Copa tem maior poder de aprontar com os 'grandões'.

Vote!!!!

Feliz Natal!!!

Um Feliz Natal a todos!

Grandes Times do Mundo 47 - Leeds United

Nome: Leeds United Association Football Club (Inglaterra)
Ano de Fundação: 1919
Estádio/Capacidade: Elland Road/40.000 torcedores
Títulos: 3 nacionais, 1 Copa da Inglaterra, 1 Copa da Liga Inglesa, 3 nacionais 2a. divisão, 2 Taças das Cidades com Freiras e 2 Copas da Comunidade


O Leeds United foi o time dos lendários Jack Charlton e Eric Cantona.
O time viveu seu auge, diferentemente de outros clubes, em vários períodos. Na década de 60 ganhou seu primeiro título inglês. Na de 70 foi bicampeão. E na de 90 conquistou o tri. Já na temporada 2000/01 conseguiu o feito de chegar às semifinais da Champions League, onde foi eliminado pelo Valencia.
Há 2 anos aproximadamente o clube entrou em decadência. Pois além de ser rebaixado para a segunda divisão -- na temporada 07/08, amargou uma sequência de salários atasados que geraram instisfação por parte da maioria dos jogadores do time. Estes foram infelizmente vendidos. E hoje o time, na infausta segunda divisão, recupera o elenco pouco a pouco.

Contratações paulistas 2010

É claro que o Brasileirão só começa no segundo semestre de 2010. Mas o pontapé inicial para as contratações dos times brasileiros não está sendo adiada não! Veja os primeiros contratados dos 4 principais clubes paulistas:

Corinthians: Tcheco(ex-Grêmio), Roberto Carlos(ex-Fenerbahçe), Danilo(ex-Kashima Antlers), Iarley(ex-Goiás) e Ralf(ex-Barueri)

São Paulo: Xandão(ex-Barueri), André Luís(ex-Barueri), Marcelinho Paraíba(ex-Coritiba), Léo Lima(ex-Goiás) e Fernandinho(ex-Barueri)

Palmeiras: Léo(ex-Grêmio) e Márcio Araújo(ex-Atlético-MG)

Santos: Bruno Aguiar(ex-Guarani), Bruno Rodrigo(ex-Portuguesa) e Dorival Júnior(ex-Vasco)


quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Benzema ou Higuaín? É a pergunta que atormenta Pellegrini






Gonzalo Higuaín: atacante francês, 22 anos e 9 gols em 17 jogos pelo Real nesta temporada.
Karim Benzema: atacante também francês, 22 anos e 5 gols em 13 jogos pelo Real.

É claro que números não são o melhor remédio para diagnosticar a situação. Mas de qualquer modo sou mais Higuaín. Por quê? Benzema foi pentacampeão pelo Lyon. Tá, mas e daí? Quando chegou pra brilhar nas 5 Uefa Champions League que disputou decepcionou. E nesta temporada chegou no Real como uma pura jogada de marketing, que até agora não deu resultado. Questão de opinião.

Mas e você, quem prefere?













Grandes Times do Mundo 46 - Al Ahly

Nome: Al Ahly Sporting Club (Egito)
Ano de Fundação: 1907
Estádio/Capacidade: Cairo Stadium/60.000 torcedores
Títulos: 6 Ligas dos Campeões da CAF, 4 Copas dos Campeões Africanos, 1 Copa Afro Asiática, 1 Copa dos Campeões dos Campeões Árabes, 34 nacionais, 35 nacionais, 35 Copas do Egito e 7 Copa do Sultão Hussein


A maior potência do futebol africano, o Al Ahly, do Egito, foi a primeira equipe de seu país a fazer uma excursão à Europa. Passou pela Turquia, onde encarou Fenerbahçe e Galatasaray. Atuou também em gramados alemães, romenos, russos e búlgaros.
Colecionador de títulos, o time detém o recorde de conquistas na Liga dos Campeões Africanos, com o total de 6 taças. Em seu primeiro Mundial de Clubes da Fifa, em 2005, terminou na lanterna. No ano seguinte, deu a volta por cima terminando com o bronze -- perdendo a semifinal para o Internacional. Tem o maior número de torcedores africanos, estimados em 45 milhões de apaixonados.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

O caso Vágner Love







O caso de Vágner Love é o da mídia no momento. Só sai se houver proposta benéfica ao Palmeiras. Mas também só fica se corresponder as expectativas a ele concedidas. O CSKA detém a maior parte dos direitos federativos do jogador, cerca de 97%. Conclusão: o Palmeiras não tem poder em cima de Vágner, apesar de querer lucro na negociação.

Minha opinião:
Vágner Love está com medo do que a facção palmeirense ainda pode fazer. E o Palmeiras está com medo de ficar com Vágner, já que o jogador foi displicente no último campeonato. Mas se for para o Flamengo também não será feliz. Jogará raramente, além do fato de que será banco de Adriano. A melhor solução: voltar para a Rússia e tocar sua vida. Já que seu sonho de ser convocado por Dunga está deletado dos planos do treinador.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Retrospectiva Fut 2009











Tudo importante no futebol mundial este ano já se foi. Com isso, o blog te ajudará a relembrar os principais fatos do mundo da bola de 2009 em uma espécie de retrospectiva.


Janeiro: Foi o mês da Copa Africana de Nações, vencida pelo Egito. Início dos Estaduais.
Fevereiro: Mês carnavalesco, sem nehum grande acontecimento futebolistico.
Março: Idem
Abril: Idem
Maio: Mês do fim dos Estaduais, que tiveram Corinthians, Flamengo, Cruzeiro, Inter, Avaí, Goiás, Vitória e Sport como principais campeões. Fim da Champions, com o Barça campeão, e da Copa da Uefa, com o Shakhtar campeão. Fim da temporada 08/09 dos nacionais europeus, com Manchester, Inter, Rangers, Stantard de Liége, Barcelona, Wolfsburg, Bordeaux, Porto.... levantando o caneco. E também o mês das primeiras seleções, além da África do Sul, a garantirem presença na Copa: Austrália, Coreia do Norte e do Sul e Japão.
Junho: O mês da conquista brasileira sobre os americanos de Bob Bradley na Copa das Confederações. Pré-temporada europeia. A divulgação das 12 sedes para a Copa 2014 no Brasil. E também o mês das contratações galácticas dos clubes europeus, principalmente as do Real.
Julho: Mês da conquista do Estudiante na Libertadores. E do Corinthians na Copa do Brasil.
Agosto: Mês da conquista da LDU na Recopa Sulamericana. Da volta dos principais nacionais europeus. E das supercopas nacionais europeias. Encerramento do mercado no Brasil.
Setembro: Mês do reinício da Champions League. E escolha do Rio para ser sede das Olímpiadas de 2016. Barcelona campeão da Supercopa Europeia contra o Shakhtar.
Outubro: Mês da aposentadoria de Sorín. E do fim das eliminatórias.
Novembro: Fim das repescagens. Brasil campeão no Mundial de Areia. LDU campeã, novamente em cima do Flu, na Sulamericana. E término do Campeonato Russo, com o Rubin Kazan campeão.
Dezembro: Fantástica conquista do Flamengo no Brasileirão. Vasco voltando à elite, assim como Guarani, Ceará e Atlético-GO. Decepção palmeirense. Milagre fluminense. E hooliganismo da torcida do Coxa. Sorteio dos grupos da Copa. Barcelona campeão do mundo e com seu hexaplete. Messi e Marta como melhores do ano. Especulações e contratações no Brasil.
O post fica em aberto para demais lembranças!

Ranking final das seleções









Uma das coisas mais díficeis que existe no futebol é precisar em quais colocações devem ficar as seleção mundiais. Tarefa que ficou, neste fim de ano, para a Fifa. Veja e comente suas discordâncias:

1- Espanha
2- Brasil
3- Holanda
4- Itália
5- Portugal
6- Alemanha
7- França
8- Argentina
9- Inglaterra
10- Croácia
11- Camarões
12- Rússia
13- Grécia
14- EUA
15- Chile
16- Costa do Marfim
17- México
18- Suíça
19- Sérvia
20- Uruguai
21- Austrália
22- Ucrânia
23- Nigéria
24- Egito
25- República Tcheca
26- Argélia
26- Israel
28- Dinamarca
29- Paraguai
30- Bulgária
31- Eslovênia
32- Noruega
33- Eslováquia
34- Gana
35- Irlanda
36- Romênia
37- Honduras
37- Equador
39- Colômbia
40- Irlanda do Norte
41- Turquia
42- Suécia
43- Japão
44- Costa Rica
45- Letônia
46- Escócia
47- Mali
48- Gabão
49- Burkina Faso
50- Venezuela
51- Bósnia
..........
Aqui fica sendo um espaço vago para seus comentários. Mas se estiver interessado na lista inteira clique aqui.

Errata!

Obrigado pelas observações! No post que retratou sobre as colocações dos anfitriões em Copas existem 3 erros:

1)A Suíça na Copa de 54 acabou na 8a. colocação(não na décima);
2)Erros parecidos: O México na Copa de 70 também acabou na 8. colocação(não na décima). E a França em 34 acabou no 7o. lugar

Desculpem-me pela distração!!!!!

domingo, 20 de dezembro de 2009

"Subimos pra ficar!"







Contestado e desacreditado na última série B, o Ceará surpreendeu e, além de acabar na 3a. colocação teve a segunda maior renda da competição. Agora a meta do clube cerarense é ficar entre os 16 primeiros da série A. René Simões, substituto de PC Gusmão, assumiu o time hoje e foi cirúrgico: "Subimos pra ficar!".

África do Sul pode ser a primeira anfitriã a não passar de fase. Confira todas as colocações de todos os anfitrões.








A África do Sul, apesar de cabeça-de-chave por ser anfitriã, possui uma base de jogadores muito irregulares. O que pode lhe dar a façanha de ser o primeiro anfitrião a não passar de fase. Confira a lista de todos os anfitriões e todas as suas colocações em Copas:

1930- Uruguai - Campeão
1934- Itália - Campeã
1938- França - 10a. colocada
1950- Brasil - Vice-campeão
1954- *Suíça - 10a. colocada
1958- Suécia - Vice-campeã
1962- Chile - 3o. colocado
1966- Inglaterra - Campeã
1970- *México - 10o. colocado
1974- Alemanha Ocidental - Campeã
1978- Argentina - Campeã
1982- Espanha - 9a. colocada
1986- México - 6o. colocado
1990- Itália - 3a. colocada
1994- EUA - 11o. colocado
1998- França - Campeã
2002- Coreia do Sul/Japão - 4a. colocada/12o. colocado
2006- Alemanha - 3a. colocada
2010- África do Sul - corre grande risco de não passar de fase

Grandes Times do Mundo 45 - Hertha Berlin

Nome: Hertha BSC Berlin (Alemanha)
Ano de Fundação: 1892
Estádio/Capacidade: Estádio Olímpico de Berlin/74.500 torcedores
Títulos: 2 nacionais e 2 Copas da Liga Alemã


O Hertha é o dono do estádio Olímpico de Berlin, palco da final da Copa de 2006 entre Itália e França.
Suas maiores glórias foram a conquista do bicampeonato alemão, em 1930 e 1931, e da Copa da Liga Alemã, em 2001 e 2002. O maior artilheiro do time é Michael Preetz, com 84 gols(também o maior goleador da equipe num Campeonato Nacional, em 1999, com 23 gols). Desde que surgiu a Bundesliga, em 1963, suas melhores classificações foram um segundo lugar em 1975, e três vezes o terceiro nos anos 1970, 1971 e 1999. Na atual Bundesliga, o clube é o lanterna, com 7 pontos e segue rumo à segundona, num elenco que conta com o meia brasileiro Cícero(ex-Fluminense)

Dorival sonha com K9. Mas missão é quase impossível








Descontente no Benfica, o atacante Keirrisson é um dos sonhos do Santos para o ano que vem. É na realidade um pedido de Dorival Jr. para o ataque. O empresário do jogador, Marcos Malaquias, acha a negociação e a consequente contratação meio impossível e ressalta que K9 está mesmo triste por não jogar, mas pra ele está sendo um aprendizado.