sábado, 23 de janeiro de 2010

Edinho não é a resposta que o Palmeiras tanto queria








Existe incoerência por parte da diretoria palmeirense ao trazer um volante, para somar-se a mais 7, gastando absurdos, ao envés de um atacante, posição que o time tanto carece. A não classificação para a Libertadores trouxe mil e um prejuízos para a equipe. Sem grandes patrocínios e investimentos. Kléber, do Cruzeiro, era uma opção. Mas o Cruzeiro é nível Libertadores, o que dificulta o negócio. Trazer alguém esquecido no exterior? Bom. Mas complicado. Promover da base seria a melhor solução. Mas, convenhamos, não é válido apostar em atletas de 18 anos.
E é ainda mais inválido um time como o Palmeiras depender apenas de gols de Robert, como referência no ataque.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Os erros do Palmeiras, as falhas da arbitragem e os contra-golpes do Barueri

Palmeiras:
Apesar do empate, o Palmeiras jogou mal em Presidente Prudente. Seus erros mais recordavam os erros do passado, os de 2009. Carência pelo lado esquerdo, muitas faltas infantis(como o pênalti de Danilo), marcação froxa e incompetência para criar jogadas(já que elas só saiam pelo lado direito, na base do chuveirinho). Além disso, Robert mostrou que não é o homem que o torcedor tanto esperava que fosse. Gols, sua principal incumbência, ele não fez, perdeu.
Nota final para o time: 4,5
-----------
-----------
Barueri:
Veio ousado Vinícius Eutrópio. Com 1 homem mais adiantado do que de costume: o volante Anderson, que foi fundamental nos contra-ataques que geraram o primeiro gol e o pênalti, que geraria o segundo do time de Prudente.
O time veio, sabendo da importância dos contra-ataques, já que o Palmeiras, eventualmente, se lançaria todo ao campo adversário.
Pela direita, setor de Armero, Flavinho fez o que quis. Marcos Assumpção, bem mais avançado, foi razoável pelo meio, como armador da equipe. Crédito para Jéferson, que teve um corredor completamente aberto, pela esquerda, para caminhar, mas com pouca qualidade.
Éder conseguiu parar Cleiton Xavier. Já Daniel Marques fez o possível para ser a pedra no sapato de Diego Souza. Tadeu, como centroavante, só conseguiu o pênalti na segunda etapa, nada mais que isso.
Nota final para o time: 6,5
-----------
-----------
Arbitragem:
Falhou feio ao assinalar o segundo gol do Barueri, depois de Tadeu perder um pênalti, e marcar no rebote, completamente impedido. O quarteto de arbitragem não soube administrar totalmente a partida. E é, mais que Palmeiras e Barueri, meu destaque negativo
Nota final: 2,5

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Meus palpites para a continuidade da CAN 2010









A Copa Africana de Nações chega a sua segunda fase. Com algumas surpresinhas, meus palpites, em negrito, abaixo:

Angola x Gana. Gana não apresentou um futebol que me convenceu. Perdeu para a Costa do Marfim, e só ganhou da fraca Burkina Faso. Os anfitriões, líder do Grupo A, são os favoritos.

Costa do Marfim x Argélia. Duelo de 2 forças africanas. É difícil apontar alguém. Mas, os marfinenses costumam ser os mais temidos, e, em qualquer cruzamento não se intimidam tão facilmente.

Egito x Camarões. Os papões egípcios buscam o tri e o hepta. Já Camarões foi a decepção do Grupo D, sofrendo para aparecer entre os 2 melhores, mesmo após de ter garantido presença na Copa. Eis assim a minha escolha.

Zâmbia x Nigéria. Zâmbia é a equipe sensação das quartas, já que acabou na primeira colocação do Grupo D, deixando pra trás Camarões, Tunísia e Gabão. E é uma das mais famosas zebras do futebol mundial, quando, nas Olimpíadas de Seoul, em 88, venceu a Itália, de Tacconi, Carnevale e Baggio, por 4 a 0 -- foram eliminados mais tarde pela Alemanha Ocidental, também por 4 a 0. Surpreendentemente, Zâmbia é meu palpite surpresa para derrotar a Nigéria.

A milionária compra pelo West Ham







David Gold e David Sullivan, ex-proprietários do ascendente Birmingham, assumiram o controle do West Ham United, agora de pouco. A dupla comprou 50% do clube inglês, avaliado em 115 milhões de euros. Ainda não há específicas informações.

A crescente do Bayer Leverkusen gera novos nomes para a seleção da Alemanha







A subida de produção e a excelente campanha do Bayer Leverkusen, líder na Bundesliga, causaram satisfação para autoridades alemãs ao divulgarem uma lista de 30 jogadores pré-selecionados para a Copa -- Ballack, por compromissos no Chelsea, Podolski e Westermann, por lesões, não apreceram na lista. Ao contrário, como surpresas, 5 atletas do Leverkusen apareceram: o goleiro René Adler, os meio-campistas Simon Rolfes e Toni Kroos, e os atacantes Patrick Helmes, e a revelação do primeiro turno do Alemão, Stefan Kiessling.

O post mais coloca em evidência a ascensão do time de Leverkusen. A lista inteira dos selecionados por Joachim Low você confere aqui.

O experiente e habilidoso, mas pouco marcador, Santos








O Santos que jogou contra a Ponte, ontem na Vila, foi exatamente o mesmo que jogou contra o pouco organizado Rio Branco, domingo no Pacaembu. Não dá. Neymar, pela esquerda, Wesley, pela direita, e Ganso e André pelo meio, não são jogadores de marcação. Pará é fraco, e também não compensa na marcação. Rodrigo Mancha, no Coritiba, mais jogava como um meia(atrás de Marcelinho Paraíba) do que de volante. Ontem, jogou como segundo volante, atrás de uma pouco consistente linha de 3 -- George Lucas, Brum e Pará.

Depois que Mádson entrou -- quando ainda estava 1 a 0, o time ganhou força pela direita, menos na marcação, o que foi fatal. Depois de outra tentativa, com Giovanni, o time voltou a perder velocidade pelo meio, com a saída do jovem André e o peso do cansaço em Ganso. O time, naquele momento, só dependia de bolas alçadas e de sacadas de Neymar, individualmente. Não deu.

Um pouquinho de esforço defensivo dos jogadores foi o que faltou para o Santos ter saído vencedor no confronto.

Continuidade a Copinha. E meus palpites

Chegamos a tão esperada semi-final. Com apenas 1 clube que não é paulista. Abaixo minhas apostas:

São Paulo x Juventude. O São Paulo, em meu prognóstico, será o virtual campeão. O Juventude não é ruim, mas não me convence no confronto.

Palmeiras x Santos. O Palmeiras sofre todo o santo jogo. O Santos também. Ao meu ver, o Verdão é um time mais consistente e encorpado do que o time do litoral. E, por isso, é minha aposta.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Liédson atinge marca, sendo o décimo maior goleador do Sporting









Os dois gols marcados na vitória de 3 a 2 sobre o Nacional, no domingo, colocaram o atacante Liédson em uma seleta galeria no Sporting: a de um dos 10 maiores goleadores da história do clube -- com 150 tentos. Ultrapassando a marca de João Cruz -- que possuía 149, mas estando ainda bem atrás do maior: Peyroteo, autor de 529 gols.

Fama em Portugal ele já conseguiu. História em Lisboa também.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Jóbson não escapa, e pega correto gancho pelo bobagem que cometeu







Jóbson admite que usou drogas por 2 anos. Tempo que pegou de gancho, de partidas profissionais. O STJD foi acertado em sua decisão. Infelizmente, a irresponsabilidade, como a de Jóbson, tem consequências negativas(e no futebol não há excessão), como a tomada. Se não usasse crack, como, sem pensar, usou, seria um atleta promíscuo, correto, e o mais importante, repeitado. No Brasil, a imprensa pega muito pesado. Um ato ligeiro e impensável é fatal. Jóbson errou, e errou feio. Pesou para Botafogo e, principalmente para o Brasiliense, que passou a mão em sua cabeça, e não o educou corretamente para uma vida toda como futebolista.

Há quem o perdoe, mas também há quem faça o contrário.

Mogi Mirim, de Rivaldo, protagoniza troca de nome de estádio








Você já sabe que Rivaldo é o presidente do Mogi Mirim. E, como autoridade, se deu a luxo de trocar o nome do estádio de onde o Mogi vem jogando. Sai Papa João Paulo II, e entra Romildo Vitor Gomes Ferreira -- uma homenagem ao pai do do jogador.

Na história, mudanças com essa já aconteceram. No Brasil, o estádio Belfort Duarte virou Couto Pereira, em Curitiba. Na Alemanha, o estádio Gottlieb Daimler, que virou Mercedez Benz Arena, em Stuttgart, e o estádio do Bayern, a Allianz Arena, em Munique, são outros exemplos. Exemplos significativos de venda de nome de estádios, assim como fazem, por exemplo, os clubes da NBA.

Mali protesta por marmelada executada por Angola e Argélia








Como o blog já vem lhe informando, Angola e Argélia 'cozinharam' um jogo teoricamente feio, por segurarem um 0 a 0 que classificava ambos. No entanto, Mali, que caiu fora, fez um protesto oficial á Confederação Africana de Futebol(CAF). A acusação de Mali é de que Angola e Argélia teriam "combinado" o empate -- a entidade ainda não se manifestou sobre o protesto.
O incidente lembra o episódio na CAN de 2006, quando a RD Congo perdeu por 2 a 0 de Camarões, resultado que também classificava os dois. A Angola, que se envolveu dessa vez, caiu fora na época por uma diferença mínima de saldo de gols.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Ronaldinho pode ser convocado? Pode. Mas só depende dele










Aqui nesse blog já tratamos de várias polêmicas que perturbam a seleção. A lateral-esquerda, Robinho, Nilmar, Luís Fabiano, a dependência em Kaká. Mas e o Ronaldinho, hein?

Foram 7 gols em 3 jogos pelo Milan. E não foram gols comuns não! Pinturas, assistências, e o que mais gostamos e esperamos dele: dribles e aquelas entortadas fantásticas.
Mas a grande verdade é que Gaúcho devia ser assim sempre. É chato dizer, mas não adianta ele jogar tudo o que tem pra jogar em 4, ou em 5 jogos, se fica apagado o resto do ano. Será que valeria mesmo a pena convocá-lo?
É uma esperança que se abre.

Argélia já tomou do próprio veneno em 82










No jogo entre Angola 0 x 0 Argélia, os anfitriões vieram bem postados, com interesse no jogo. Já a Argélia descontou em Mali sua raiva por estar com uma espinha presa na garganta após 28 anos.

Tudo porque, na Copa de 82, na Espanha, Alemanha Ocidental, Áustria e a própria Argélia disputavam, na última rodada do grupo B, dentro da primeira fase, 2 vagas. A Argélia jogaria, e ganharia do Chile, por 3 a 2. Necessitando apenas de uma vitória dos austríacos contra os alemães, ou um empate(resultados que classificariam a Argélia e a Áustria), ou uma vitória dos alemães por 3 gols ou mais(classificando a Alemanha e a Argélia). Porém com 10 minutos de partida, Hrubesch marcou 1 a 0 para a Alemanha. E, a partir dali, com os dois europeus se classificando, ambos cozinharam e abandonaram aos pouquinhos a partida. Deixando o placar daquele mesmo jeito até o apito final.

Dessa vez, Mali se passou pela Argélia de 82. Ganhando de Maláwi por 2 a 1, só lhe restava um golzinho da Angola para se classificar. Mas, a esperta Argélia postou seus 11 homens na defesa e gols ali, de jeito nenhum sairiam! A Angola, também desinteressada com a partida, já que se classificava, passou a engatar uma primeira.

Veja como ficou a classificação do Grupo B da Copa de 82:

1-Alemanha Ocidental/4 pontos/2 vitórias/Saldo: 3
2-Áustria/4 pontos/2 vitórias/Saldo: 2
3-Argélia/4 pontos/2 vitórias/Saldo: 0
4-Chile/0 pontos/0 vitórias/Saldo: -5

Veja como ficou a classificação do Grupo A da CAN 2010:

1-Angola/5 pontos/1 vitória/Saldo: 2
2-*Argélia/4 pontos/1 vitória/Saldo: -2
3-*Mali/4 pontos/1 vitória/Saldo: 1
4-Malawi/3 pontos/1 vitória/Saldo: -1

*O confronto direto decidiu (Argélia 1 x 0 Mali)

Os triângulos e o losango que compuseram a Angola










A seleção de Angola jogou hoje(empatou por 0 a 0 com a Argélia) e se classificou para ás quartas da CAN. Meu destaque vai para o grupo de jogadores, que em nenhum momento desobedeceram sua posição tática. Era muito fácil adivinhar como jogava a seleção. Em uma visão panorâmica, a formação adequada pelo técnico Manuel José mais parecia um desenho, uma pintura. Na frente um triângulo com Gilberto, á direita, e Flávio, á esquerda, como a base. E Manucho no ápice, isolado. Na parte de trás, um triângulo invertido. Mabina e Stelvio como laterais que alternavam, mas que visavam mais a parte ofensiva(o primeiro pela direita e o segundo pela esquerda). E Kali, como primeiro homem depois do goleiro no ápice de trás pra frente. No meio um losango com Rui Marques recuado, Xara e Djalma pelos cantos, e Zuela antecendo o trio ofensivo.

Não saíram gols, até porque a Argélia jogou recuada, pois o empate lhe classificava.

Messi se junta a 15 atletas a marcar mais de 100 gols









Pelo Barcelona, não há o que discutir que Messi é brilhante. O jogador, com 22 anos, foi artilheiro da Champions passada, se tornou o mais jovem melhor do mundo, já balançou as redes 7 vezes contra o Real Madrid e, no sábado, quando o Barcelona goleou o Sevilla por 4 a 0, Messi se juntou a mais 15 atletas, que passaram da marca de 100 gols com a camisa do Barça.

Veja as peculiaridades colhidas pelo blogueiro de quem ultrapassou a marca de 100 gols:

-Josep Escolá: 118 gols
-Mariano Martíns: 124 gols
-César Rodríguez: 235 gols
-Estanislao Basora: 112 gols
-Ladislao Kubala: 196 gols
-Eulogio Matinez: 111 gols
-Evaristo de Macedo: 105 gols
-Zaldúa: 107 gols
-Carles Rexach: 122 gols
-Juan Manuel Asensi: 102 gols
-Hristo Stoichkov: 117 gols
-Luis Enrique: 109 gols
-Rivaldo: 130 gols
-Patrick Kluivert: 122 gols
-Samuel Eto'o: 125
-Lionel Messi: 101 gols

domingo, 17 de janeiro de 2010

Continuidade a Copinha. E meus palpites

Chegamos ás quartas. Com surpresas e grandes favoritos. Abaixo meus palpites(em negrito minhas apostas):

Cruzeiro x São Paulo. O Cruzeiro ainda não me agradou. E o São Paulo não passou um sequer jogo sem fazer menos de 4 gols. Para ter uma idéia, o Tricolor marcou 24 gols. Enquanto a Raposa balançou as redes apenas 9 vezes.

Juventude x CFZ. O time de Brasília é a grande sensação. E é minha aposta, apesar de o Corinthians ter caído, em uma noite infelicíssima, contra o Juventude.

Paulista x Santos. O Paulista é o único remanescente do interior de São Paulo. E, com o Santos apresentando um futebol nenhum pouco vistoso, sendo minha decepção, é (isso mesmo!) minha aposta.

Portuguesa x Palmeiras. O Palmeiras sofreu para vencer nos pênaltis o Desportivo Brasil Porto Feliz. Enquanto a Portuguesa massacrou o Botafogo por 3 a 0. É díficil apontar alguém. Então é aí que entra em campo quem tem maior poder de decidir e dar créditos a uma partida. Virtude a qual o Palmeiras tem maior posse.