quinta-feira, 21 de abril de 2011

Getafe ganha novo proprietário, incha cofres e muda de nome









A proliferação de sheiks, magnatas e instituições milionárias no mundo futebol quase não vem se transformando em novidade. A vítima da vez foi o Getafe. Por cerca de 205 milhões de reais, o clube foi comprado oficialmente pelo grupo árabe Royal Emirates hoje. Desse modo, a exemplo do Málaga, que no meio do ano passado foi adquirido por um grupo de investidores do Qatar, a intenção dos novos proprietário dos Getafe é contratar nas próximas janelas em atacado atletas que reforcem o elenco para que nos próximos dois anos o time da grande Madrid consiga chegar à Champions League, e não apenas se contentar com a Europa League, por exemplo. Outro aspecto relevante da compra é que o Getafe agora terá seu nome correspodendo a Getafe Team Dubai, e não mais Getafe Club de Fútbol, o que veio a gerar uma convocação aos fanáticos pelo clube a manifestações contra mudança.


Com isso, é totalmente pertinente ressaltar que o fair-play financeiro da UEFA, impedimento de que os clubes europeus tenham gastos maiores do que as receitas que forem capazes de gerar, entra em vigor na próxima temporada, a princípio como um radar de monitoramento. A partir de 2014, clubes que não estiverem adequados a essa nova obrigação, não poderão disputar competições europeias.

Palpites e rápidas análises do mata-mata da Libertadores













Cruzeiro x Once Caldas-COL: Em sua história na Libertadores, o Once Caldas jogando em seus domínios soma 24 jogos, 13 vitórias, 10 empates e uma derrota, justamente sofrida neste ano contra o Universidad San Martín. Em Manizales, sua casa, o Once tem 100% de rendimento contra times brasileiros, surrou o Flamengo em 2003, o Santos em 2004 e o São Paulo neste mesmo ano e na Libertadores passada por sinal. O aproveitamento é assustador, mas seu adversário na oitavas será o Cruzeiro, melhor time até agora na competição, melhor ataque e defesa, é de amendorntar muito mais que os números citados. Se não conseguir bom resultado na Colômbia, o que é absolutamente normal, aposto que a Raposa em Belo Horizonte despacha o Once.

Santos x América-MEX: O Santos, sem dúvida nenhuma, é um dos grandes favoritos ao título, assim como o Cruzeiro, por exemplo, seu hipotético adversário na quartas, desde que os mineiros passem pelo Once Caldas e os santistas despachem o América. De imediato, vem-se a cabeça aquele América de Cabañas, carrasco do Flamengo e do próprio Santos, em 2008. Nesse ano, deu trabalho ao Fluminense nos jogos de ida e volta da fase de grupos, mas estou crente que o Santos é favorito e irá se qualificar. A ponderação que deve ser feita é que em meio o jogo na Vila e a longa viagem ao México, estarão rolando os jogos decisivos do Paulistão. Então, todo cuidado é pouco se as ambições de Muricy Ramalho forem a duas competições.

Junior Barranquilla-COL x Jaguares-MEX: Talvez um dos confrontos mais em aberto e mais fracos das oitavas da Libertadores. Daí sairá um quadri-finalista para pegar provavelmente o Estudiantes na próxima fase. O Junior foi a grande surpresa da primeira fase, deixando o Grêmio na segunda colocação do Grupo 2, enquanto o Jaguares, apesar de ter sido goleado pelo Inter no Beira-Rio, deu o troco em Tuxtla Gutiérrez, no estado de Chiapas, na penúltima rodada da fase de grupos. Confesso que não conheço muito das duas equipes, mas a posição de quem decide em casa é, na maioria das vezes, favorável e, por isso, aposto nos colombianos.

Cerro Porteño x Estudiantes: O Cerro demostrou ter um time fraquíssimo contra o Santos, na semana passada, mas que mostrou jogar com raça e espírito de luta ontem, ao vencer de virada o Colo Colo, no Chile, e se garantir nas oitavas. O problema é ter de enfrentar um dos times que todos os classificados queriam fugir: O Estudiantes. Apesar de ter tomado dois chacoalhões do Cruzeiro e ter de decidir fora a vaga, creio que a equipe de La Plata conseguirá ir às quartas, rumo ao título.

Libertad x Fluminense: Mais uma vez o Flu deixou os matemáticos para trás e alcançou seu ojetivo na garra e dando emoção a seu torcedor. Na posição de segundo pior segundo colocado, pegará o Libertad, com a desvantagem de decidir a vaga no Paraguai. Ousado, acredito na classificação do Libertad. Serve também dizer que os duros compromissos do Flu ocorrerão em meio a reta final do Campeonato Carioca.


LDU-EQU x Vélez Sarsfield-ARG: A possibilidade de termos mais um reencontro entre LDU e Fluminense há, apesar de eu não apostar minhas fichas no Flu para avançar às quartas. Nesse confronto em específico, acho, sim, que o clube equatoriano é favorito, mas é bom repeitar e não menosprezar o tradicional Vélez, do artilheiro uruguaio Santiago Silva, destaque na última Libertadores.


Internacional x Peñarol-URU: O tradicional Peñarol é o único representante uruguaio no mata-mata da atual Libertadores. Contudo, acho o Inter, com cara nova, agora com Falcão no comando, bem encaminhado para possivelmente confrontar com seu arquirrival Grêmio na quartas.


Universidad Católica- CHI x Grêmio: O Grêmio vem mostrando ter grandes deficiências neste primeiro semestre de Gaúchão e Libertadores. Talvez com um grupo mais fácil entre os brasileiros, ficou em segundo, atrás do surpreendente Junior Barranquilla e agora terá de ir ao Chile no jogo decisivo para ter que chegar às quartas. Para mim, os chilenos tem grande chance de eliminarem o Grêmio e são minha aposta no choque.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Menos vitorioso da Premier League está na final da FA Cup













Domingo foi um dia histórico para o Stoke City. Venceu em Wembley por 5 x 0 o Bolton e estará na final da Copa da Inglaterra dessa temporada, dia 14 de maio, diante do Manchester City, que eliminou seu rival United.

Para você que desconhece, o Stoke foi fundado em 1863 e é o segundo time mais velho do mundo, dentre os que ainda possuem elenco profissional, só atrás do Notts County. Contudo, na atual Premier League, é o time com menos títulos, apenas 1, a Copa da Liga Inglesa de 1972, quando bateu o favorito Chelsea, por 2 x 1. Pois mesmo com uma única conquista em seus 148 anos de existências, o clube da cidade Stoke-on-Trent coleciona ídolos como o lendário ponta-direita Stanley Matthews, um mago do drible, e os goleiros Peter Shilton e Gordon Banks.

Hoje, os Potters fazem história, tem a chance de conquistar a atual FA Cup, cujo campeão ruma à Europa League da atual temporada, algo que seria fantástico ao Stoke e é particularmente um simpaticíssimo clube, conhecido pelos fortes arremessos laterais do ala-direito Delap e pela dupla de ataque caribenha formada pelo jamaicano Ricardo Fuller e pelo trinitário Kenwyne Jones.