sábado, 31 de outubro de 2009

O crescimento relâmpago do Rubin Kazan

Não sei se é tarde ou cedo demais, mas quero parabenizar um técnico que trouxe da segunda divisão um clube, que hoje disputa a Uefa Champions League, que se impôs contra times maiores e que tem chances de classificação para as oitavas.
O turcomeno, Kurban Berdyev, de 57 anos, é um dos responsáveis pelo crescimento do clube russo Rubin Kazan: assumiu em 2001, salvando o clube da degola, venceu a segunda divisão no ano seguinte e o título russo de 2008. Bastaram 8 anos para o time, dentro da Liga dos Campeões, empatar com a Inter e vencer o Barcelona(no Camp Nou).

Agora, você imaginaria o ABC, daqui 8 anos, numa Libertadores??? Era isso que os clubes grandes da Europa pensavam quanto ao Rubin.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

O estranho fato entre Guarani e Portuguesa em 1978



O jogo valia pelo Campeonato Paulista de 1978, e o Guarani já vencia a Portuguesa por 2 a 0, gols de João Carlos e Zenon, quando o árbitro Márcio Campos Sales marcou um pênalti para o Bugre. Os jogadores da Lusa não concordaram com a marcação, e aí formou-se uma grande confusão. Toda vez que a bola era colocada na marca penal, um deles a chutava para longe, impedindo a cobrança.Foi aí que o ponta-esquerda Bozó, do Guarani, resolveu sentar em cima da bola, para garantir que ela não sairia mais dali. O zagueirão Pradera, da Portuguesa, encarou a atitude de Bozó como menosprezo à sua equipe, e partiu para cima dele.
A partida ficou interrompida por seis minutos, até que Zenon, finalmente, conseguiu cobrar o pênalti. E ampliar a vitória do Guarani para 3 a 0.

Amanhã o time do Canindé e o Bugre duelam no Brinco. Para o Guarani uma vitória significa, tecnicamente, série A 2010.

Aplausos para Obina!

Sem marcar desde o dia 22 de agosto, na vitória sobre o Internacional, Obina que leva a camisa 28 nas costas balançou as redes três vezes(chegando a 12 gols no campeonato) e deu ótima assistência de calcanhar para o tento de Deyvid Sacconi, em resultado que dá tranquilidade para o time no clássico do próximo final de semana com o Corinthians, em Presidente Prudente. Substituído nos minutos finais, o atacante deixou o campo sob aplausos da torcida, que volta a festejar após princípio de crise. Final: Palmeiras 4 x 0 Goiás

Agora, acho possível um jogador pisar na bola, furar, perder gols feitos e ao mesmo tempo marcar 3 gols e dar uma assistência em um jogo só. Que coisa!!!


quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Ibirapuera já foi palco de um Santos x Atlético-PR

Nem Vila Belmiro nem Curitiba: no Brasileiro de 96, Santos e Atlético Paranaense enfrentaram-se em um campo neutro, o Estádio Ícaro de Castro Melo, que fica dentro do Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Era a antepenúltima rodada da primeira fase, na qual o Atlético se classificaria como quarto colocado e o Santos, vigésimo, ficaria de fora. Mas naquele dia, 17 de novembro, deu Santos, 3 a 2. O polonês Piekarski fez Atlético 1 a 0, Alessandro Cambalhota empatou, Paulo Rink fez para o Atlético, Ronaldo voltou a empatar para o Santos e Alessandro Cambalhota, no último minuto, fez o gol da vitória santista por 3 a 2.

O Estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera, tem capacidade para 13 mil pessoas, mas naquele dia recebeu apenas 1 843. Atualmente, está restrito apenas às competições de atletismo.

Ontem, o jogo entre essas duas equipes foi na Arena da Baixada. 1 a 1 foi o placar, com gols de Kléber Pereira e Bruno Costa.





Juventude vascaína supera série B

"Muitos jogadores procurados por nós descartaram o Vasco só porque o time estava na série B", afirma Dorival Júnior. Isso, aliado à falta de dinheiro, levou o Vasco a formar uma equipe jovem, com média de 23,3 anos. "O grupo carece de vivência", diz o técnico. Mas o que falta em rodagem sobra em posição. Como diz Ramon, de 21 anos: "A gente quer começar a carreira com título". Apesar do entusiasmo, há um cuidado na hora de lançar os garotos. O promissor Philippe Coutinho, por exemplo, jogou no time principal e depois voltou a treinar na base, para ganhar corpo. "O primeiro passo ao lançar um jovem é ver se há espaço para ele. Porque uma coisa é lançar um menino para ser mais um na máquina. Outra é lançá-la como a solução", diz Rodrigo Caetano.

Élton, Souza e Alex Teixeira completam a lista dos principais novatos do Vasco, time que pra mim já está na Primeirona de 2010.


Família brasileira uzbeque

Vamos dar uma passadinha pelo Centro Asiático....
No Bunyodkor, do Uzbesquistão, Rivaldo e Felipão veem o time liderar o campeonato local com quase 20 pontos de vantagem para o segundo colocado.
Com 19 gols, Rivaldo é o jogador de origem não-soviética que mais fez gols numa só edição do campeonato.
Já Felipão, ex-Chelsea, após perder para o sul-coreano Pohang Steelers, na Liga dos Campeões Asiáticos, frustrou a principal expectativa do clube e pode abreviar a aventura.


quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Fonte Luminosa é estreado. Palmeiras e São Paulo só de olho.

Com mais de 21 mil torcedores presentes na remodelada Arena da Fonte Luminosa, na cidade de Araraquara, a Ferroviária derrotou o Ituano por 2 a 1, nessa última quinta, e assumiu a liderança isolada do Grupo 8, com oito pontos, e ficou mais próxima da classificação para as quartas de final da Copa Paulista de Futebol. O campeão da competição descola vaga na Copa do Brasil de 2010.
Esse post é um alerta para Palmeiras e São Paulo, que com seus respectivos estádios em reforma para a Copa de 2014, ano que vem, vão ter a oportunidade de jogar nesse estádio, o qual o governo investiu pra "dedéu".

Vendo pela tv e por fotos a Arena estava maravilhosa, mas pessoalmente deve estar melhor ainda.
Em Araraquara a Copa do Mundo já começou.



Fonte Luminosa, em Araraquara

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Não é incrível, nem verde, mas é Hulk!!!

Hoje, Dunga informou à imprensa sua escalação para os jogos contra Inglaterra e Omã, que serão realizados no meio de novembro.
Duas novidades: o lateral esquerdo Michel Bastos(Lyon) e o atacante Hulk(Porto).
Porém, vou falar mais de Hulk, que está fazendo modesto sucesso no time do Estádio do Dragão, lá em Portugal.
Givanildo Vieira de Souza, o Hulk, é nascido em Campina Grande-PB. O jogador de 23 anos fez fama no Vitória-BA, em 2004 e passou rapidamente pelo futebol japonês antes de ir para o Porto, clube que está desde 2008. Nunca vestiu camisa de uma seleção.

Seu modo de jogar é interessante, mas pra mim ainda é um jogador em formação, que está amadurecendo, aprendendo o futebol como ele é, e creio que deve ser mais analisado.E que com essa soma de vários fatores pode decepcionar.
Mas posso estar errado.
Ou talvez Dunga esteja se precipitando.
Um amistoso aqui, outro lá, e assim Hulk vai demonstrar seu potencial, o qual ele vem apresentando enquanto vem amadurecendo em Portugal. É a chance de um jogador de grande porte físico, rapidez e de "trancos e barrancos" se mostrar ao Brasil quem realmente é.





35 anos sem Everaldo Marques

Fonte: Loucos por Futebol

Hoje, 27 de outubro, completam-se 35 anos da morte de Everaldo, lateral-esquerdo do Brasil tricampeão mundial em 1970, na Copa disputada no México. O ex-jogador do Grêmio, único gaúcho na campanha do Tri, jogou aquele Mundial com a camisa número 16.

Everaldo Marques da Silva nasceu em Porto Alegre, no dia 11 de setembro de 1944. Morreu em um acidente automobilístico, aos 30 anos, em 27 de outubro de 1974, junto com a esposa, Cleci, e a filha Deise, de apenas 3 anos. Everaldo voltava de Cachoeira do Sul, onde foi fazer sua campanha a deputado estadual, para Porto Alegre. Dirigia seu Dodge Dart quando se chocou violentamente com a traseira de um caminhão. Foi o primeiro dos tricampeões mundiais a morrer. Everaldo jogou no Grêmio de 1957 a 1974, com um rápido empréstimo ao Juventude, de Caxias do Sul, em 1964. Ganhou a posição de Marco Antônio durante a Copa do Mundo no México. Em homenagem a Everaldo, o Grêmio mandou bordar uma estrela dourada em sua bandeira, simbolizando o primeiro jogador do clube campeão mundial pela Seleção Brasileira.




Everaldo com a camisa do Grêmio em 1971

domingo, 25 de outubro de 2009

São Paulo x Santos: os líderes da era de ponto corridos se enfrentam na Vila


São Paulo, 448 pontos. Santos, 406. Os dois times que se enfrentam neste domingo na Vila Belmiro são os líderes do ranking do Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos, disputado neste sistema de 2003 para cá.

A última vitória do São Paulo, na Vila Belmiro, aconteceu em 2007, por 2 x 0, com gols de Aloísio e Dagoberto. De lá para cá, um empate por 0 x 0 e vitória do Santos por 1 x 0, gol de Molina, no Paulistão 2009.
Será que o São Paulo de Ricardo Gomes vai quebrar este tabu de 2 anos e se aproximar do líder Palmeiras ou será que o Santos de Luxemburgo vai atrapalhar a vida do Tricolor Paulista???????