sábado, 18 de setembro de 2010

O extraordinário e quase inexplicável crescimento do Atlético-PR









O Atlético-PR de Carpegiani, no Brasileirão de 2010, lembra um pouco o Avaí de Silas, do Brasileirão de 2009. Vitórias incompreensíveis e ascensão surpreendente. Hoje, o Furacão é sétimo colocado com 34 pontos. Há 1 ano, em 23 rodadas, esses eram os números do time catarinense.

Paulo Carpegiani montou seu Atlético em um 4-4-2, mas que mais parecia um 3-4-2-1, com Bruno Mineiro a frente dos dois maestros da belíssima campanha atleticana: Branquinho, autor de dois gols na noite de hoje, e Maycon Leite, seguidos de Guerrón e uma verdadeira linha segura de três homens guerreiros, Bruno Costa, Vítor e Chico. No segundo tempo, Carpegiani sacou Branquinho, Guerrón e Bruno Costa. Deixou o time ainda mais seguro, ainda que consideremos Bruno Costa muito eficaz no jogo até sua saída, defensivamente falando, com Élder Granja, que quase não atacava, e Herácles, atrás, em uma linha que começou a ter 4 atletas de pura marcação. Para compensar, era então Iván Gonzáles o responsável pelos contra-ataques, junto a Maycon Leite. Não foi preciso.

A segurança e eficiência apresentada na magistral vitória hoje sobre o Atlético-GO, há 2 semanas contra o Avaí e há 1 e meia contra o Prudente, só como referências, não mostradas diante Guarani e Palmeiras, partidas bizonhas dos rubro-negros, fazem o time sonhar até com Libertadores, o que acho improvável. Provável mesmo acho a não-volta de Paulo Baier e Alex Mineiro ao time titular, depois de tudo o conseguido sem eles.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Hora do Palpite

Peço mais uma vez desculpas por não ter palpitado nesta rodada de meio de semana. Garanto que não os decepcionarei novamente. Abaixo palpites da rodada do fim de semana:

Botafogo 1 x 2 Cruzeiro
Corinthians 3 x 1 Grêmio Prudente
Atlético-GO 2 x 1 Atlético-PR
Atlético-MG 1 x 0 Vitória
Internacional 2 x 0 Vasco
Guarani 1 x 1 Santos
Palmeiras 1 x 1 São Paulo
Flamengo 0 x 1 Fluminense
Avaí 2 x 2 Grêmio
Ceará 2 x 1 Goiás

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Neymar precisa de mais profissionalismo, sem abundantes polêmicas


















Neymar é um dos poucos que surgem no Brasil. Mas é preciso, além de tudo, haver consciência com o que está ocorrendo. Atitudes consecutivas de falta de profissionalismo, birras e graça quando não se é adequado, estão queimando o filme do garoto.

O que dizem é que o Santos parece estar, por Neymar recusar a proposta do Chelsea, devendo uma ao atleta. Não é bem assim. O Santos não deve nada, nada. Falta a Neymar parar de ser garoto e prosseguir uma carreira fantástica, sem negativas, além do que, o time da Vila paga um salário extremamente absurdo. Absurdo também é a grave discussão entre Dorival Jr. e Neymar, bate-boca que o pai do atacante nega, na partida diante do Atlético-GO, devido a um pênalti que o comandante barrou que o rapaz batesse.

De qualquer modo, Neymar necessita de respeitar mais, ser mais adulto, mais profissional, mais humilde, ter mais atitude, bem longe das chatas polêmicas.

O futebol agradece.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Palpites da primeira rodada da UEFA Champions League


















E a primeira rodada da UEFA CHampions League 2010/11 chegou. Abaixo meus palpites para os 16 jogos de terça e quarta:

Twente 1 x 2 Internazionale
Werder Bremen 2 x 2 Tottenham
Lyon 1 x 0 Schalke 04
Benfica 1 x 0 Hapoel Tel-Aviv
Manchester United 3 x 1 Rangers
Bursaspor 0 x 0 Valencia
Barcelona 3 x 1 Panathinakos
Copenhagen 2 x 1 Rubin Kazan
Bayern de Munique 2 x 1 Roma
Cluj 2 x 1 Basel
Zilina 1 x 2 Chelsea
Olympique de Marseille 3 x 2 Spartak de Moscow
Real Madrid 2 x 1 Ajax
Milan 2 x 1 Auxerre
Arsenal 4 x 2 Braga
Shakhtar Donetsk 0 x 0 Partizan