sábado, 30 de janeiro de 2010

Falta de coerência da CAF prejudica o pobre Togo









Togo desistiu, a pricípio, da CAN, depois do famoso atentado em Cabinda. Tentou voltar. Mas por recomendação do governo togolês, desistiu de vez. A questão se a decisão teria mesmo que ser essa, não há dúvida que sim. No entanto, o raciocínio da Confederação Africana de Futebol foi outro, distinto. Raciocínio, anunciado hoje, através de Issa Hayatou, presidente da CAF, que tirou do sério os togoleses. Multa de 50 mil dólares, além de suspensão por 2 torneios continentais consecutivos, por 'ausência declarada'.
Era um direito a desistência. Assim como é absurda a punição.
Como existe gente incoerente, que prejudica quem precisa de apoio e ajuda.
É a minha opinião. Qual é a sua?

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Revezamento é o método perfeito para o Santos, agora de Robinho









Uma das coisas mais difíceis para um técnico é tirar jogadores do elenco principal, para encaixar nada menos do que Robinho. É complicado. E Dorival Jr. explicou exatamente essa situação, que tenderá a ocorrer no Santos. "Alguém vai ter que sair. O Neymar e o Ganso estão bem. Não queria tirá-los do time principal. Vou, pelo menos, tentar revezar o grupo".
E é por aí mesmo que a coisa deve funcionar. Ora Neymar à esquerda, Wesley à direita, e Robinho e Ganso se aproximando, ora Robinho pelo meio, Ganso mais atrás, Marquinhos fazendo papel de volante e André à frente, ou mesmo com 2 volantes de ofício e de marcação, por exemplo. Puro revezamento.
O Santos, não só tem essas, como tem milhentas opções. É só saber administrá-las.

Prazo de validade quase encerrado









Nos jogos do Vasco, Philipe Coutinho chama a atenção. Ele sabe jogar, tem categoria. Só que tem prazo de validade no clube. Em junho, o conto de fadas com o Vasco termina. Ele vai completar 18 anos e no dia seguinte viajará para Itália, para jogar na Iner. O Vasco se precipitou ao vendê-lo, ainda com 15 anos.
Poderia ele, como caberia ao clube segurá-lo, ficar mais um pouco e amadurecer aqui. Pena que a tentação, de vez em quando, faz vítimas, e conquista 3 pontos.

A novela juventina acaba com a contratação de Zaccheronni








Ciro Ferrara não iria ficar. Até porque não tinha como. Todas suas chances foram pro esgoto. Seu substituto viria á medida que o tempo passasse.
E na base da correria, Alberto Zaccheronni fora o escolhido. Depois de passagens por Milan, Inter, Lazio e Torino.
E por mais incrível que pareça, Zaccheronni não era o nome mais cotado. A La Gazzetta dello Sport cravava Claudio Gentile, ex-jogador da própria Juve, que por lá jogou 11 anos(de 73 a 84), conquistando 5 nacionais. Jean-Claude Blanc, o presidente, também se manifestou depois do 2 a 1 pra Inter, ontem. Confirmando contato com Dino Zoff -- que treinou a Juventus, campeã da Copa da Uefa de 90, a Lazio até 97, a seleção italiana logo depois, e a Fiorentina, em 2005: como seu último clube. Além de Giovanni Trapatonni, treinador da Irlanda, e Guus Hiddink, da Rússia.

Mas a grande meta da Juventus é conseguir trazer Rafa Benítez para a próxima temporada. O que só irá depender do futuro do clube italiano e do Liverpool.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Campinas será nomeado SCB








A prefeitura da cidade de Barueri já alegou que dará uma ótima recepção e excelentes condições ao Campinas F.C. Que, como você, agora já sabe, se transferiu a ex-cidade do Grêmio Barueri.

Quanto a nomes, a diretoria do Barueri escolheu Grêmio Prudente.
Já Careca e Edmar, praticamente donos do Campinas, para não haver confusão com o Barueri, da primeira divisão, nomearam a equipe de SCB, ou como preferir: Sport Clube Barueri.

Santos confirma favoritismo e Robinho virá por empréstimo









Como o blog já prognosticava, o Santos dificilmente perderia Robinho. E, o time da Vila fez prevalecer seu favoritismo, trazendo Robinho por empréstimo, que se encerrará no dia 4 de agosto. A decisão final foi tomada em uma reunião hoje, às 10 da manhã, na Inglaterra, que envolveu o jogador, o procurador do jogador, Evandro de Souza, e várias autoridades do City.

É a chance do torcedor ver Neymar, Robinho e Giovanni juntos. Numa batalha que o Santos venceu. E que deixou clubes europeus, e o próprio São Paulo pra trás.

Barueri leva ducha de um, mas pode receber outro









O Barueri já efetivou sua mudança. Vai realmente ficar, e jogar em Presidente Prudente.
E é no meio desse cenário, que outro clube também deseja arrumar suas malas, pela *segunda vez. É o Campinas F.C. Que, descontente com a ausência de apoio da prefeitura e de sua situação, irá começar a mandar seus jogos, quer queira quer não, em Barueri(na Arena), a partir desse domingo, pela série A3, contra o Penapolense.

Segundo um dos sócios e dirigentes da equipe, Careca, o clube talvez tivesse que pagar a locação do Cerecamp para jogar a A3 do Paulista. Além de outros motivos. "Cada um tem uma cabeça. Eu sou muito detalhista, mas fizemos muitas coisas boas juntos. Só que tocar da forma como estávamos levando ficou difícil. E outra, foi só depois de 10 anos que conseguimos o acesso para a A3. Demorou muito tempo. Aqui em Campinas as coisas foram complicadas"
-----------
*O clube, em 98, ano de sua fundação, começou a jogar em Pedreira. Só depois que veio à Campinas.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Uma triste perda seria a de Cabañas ao Paraguai










Salvador Cabañas é a salvação do Paraguai. Ele é o símbolo de sua classificação à Copa. Perdê-lo agora, por causa de uma imbecilidade estúpida de um cidadão irresponsável que o baleou na cabeça, seria pra lá de significante.
Cabañas é o homem de referência na seleção, que deixa Oscar Cardozo aberto na esquerda, Haedo Valdés pela direita, e não precisando incumbir Martínez totalmente como armador.

É uma pena. Segundo os médicos, o atleta, que atua no América-MEX, tem grandes chances de perder seus sentidos, ou de até morrer. Rezemos.

Tenham paciência!

A minha volta às aulas, hoje, pode mais pra frente significar menos postagens. A coisa, essa ano, vai ser complicada. Então, tenham paciência.
Rarearei, focarei o que me parecer interessante, informativo, mas não desaparecerei.

Obrigado!

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Jorginho é a aposta do Goiás







De vez em quando apostas como essa dão certo. O Palmeiras que o diga. Inteirinamente, Jorginho foi espetacular no Verdão. Conquistou 5 vitórias, 1 empate e 1 derrota -- justamente para o Goiás, por 2 a 1, no Serra Dourada.
Hélio dos Anjos, desgastado e demitido, não foi tão mal assim. Havia conseguido 50 vitórias, 24 empates e 29 derrotas no comando goiano.
O Palmeiras agiu mal. E o Goiás foi bem.

São Paulo entra como concorrente. Mas Santos ainda é favorito









Robinho, por ele, iria para o Santos tranquilamente. Mas pela Copa, até aceitaria o convite de disputar a Libertadores pelo São Paulo, novo concorrente do Peixe.
Mas é aí que entra a pergunta: Pra que Robinho? Cadê aqueles garotos campeões da Copinha?
O São Paulo tem inchaço de jogadores. São 5 goleiros, 5 laterais, 8 zagueiros, 13 meio-campistas e mais 6 atacantes. Qual seria a utilidade de mais um? Isso me parece medo de perder a Libertadores. Para o Corinthians por exemplo.

Apesar de toda repercussão, o Santos ainda é favorito. Até porque, Eduardo Musa e Armínio Neto seguem na Inglaterra tentando concretizar a negociação. Além do clube já ter em mente uma idéia pronta. De que não tirará um centavo do bolso para pagar o salário de Robinho. Deixando apenas os patrocinadores incumbidos.

Mais notícias em breve!

Um planejamento que foi por água abaixo depois da demissão de Estevam








Ou você demite Estevam ao final do Brasileirão, ou espera para ver o resultado final desenvolvido ao longo da Taça Guanabara, ou da Taça Rio. Um planejamento caiu de caduco depois daqueles históricos 6 a 0, que foram interpretados pela diretoria botafoguense de forma errada. De que alguém deveria ser crucificado. No caso, o técnico. Um erro que virou moda.
Joel Santana provavelmente virá. Mas a questão técnico, é claro que vem ao caso, mas não é a ser discutida. O elenco é que precisa de reforços. Falta um armador, faltam zagueiros, faltam alas.
Do jeito que está não será á toa se o Botafogo tender a cair de produção nos campeonatos que disputar.

Meus palpites para a continuidade da CAN 2010









A Copa Africana de Nações segue seu rumo. Abaixo meus palpites das semi-finais:

Egito x Argélia. Egito e Argélia disputaram aquele jogo extra, que valia vaga na Copa. Deu Argélia. Agora, os egípcios, únicos remanescente que não pertencem aquele grupinho: Copa do Mundo, estão mais fortalecidos querendo a revanche. Por isso aposto nos Faraós.

Gana x Nigéria. As duas seleções ainda não 'jogaram' na competição. É o grande primeiro teste pra ambas. Sendo Gana minha aposta. Pelo que mais não jogou a Nigéria.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Marcelo Moreno: “Seria um prazer jogar pelo Palmeiras”








O atacante boliviano Marcelo Moreno, ex-Cruzeiro, admitiu que se sentiria lisonjeado em defender a equipe do Palmeiras nesta temporada. “O Palmeiras é uma grande equipe, que sempre está disputando o topo da tabela. Claro que gostaria de defender a camisa alviverde”.
Mas o empecilho é, como sempre, o dinheiro.

Há 2 anos, ele foi vendido do Cruzeiro ao Shakhtar, por €9 milhões. Ano passado, o Werder Bremen o pegou emprestado, pagando uma quantia de €2 milhões. Hoje, o Shakhtar detém 50% dos direitos financeiros do atleta, um grupo de empresários tem 20%, o Bremen tem outros 20% e o próprio jogador 10%. Que ainda recebe comissão de patrocinadores.
Moreno, por ele, voltava ao Brasil, mas, para o Palmeiras, fica difícil conseguir uma liberação, ou, manter um jogador como esse.

A batalha vencida pelo São Paulo, que terá Cléber Santana








Faltam ainda alguns trâmites burocráticos. Mas já é anunciado por Juvenal Juvêncio a contratação do meia Cléber Santana pelo São Paulo. O Atlético de Madrid não o queria liberar, mas numa dessas indecisões, o Tricolor conseguiu comprar 50% dos direitos do meia.
O clube madrilenho, que hipnotizado pela diretoria são-paulina, agora, liberará uma papelada. E, para o término da novela, só restará uma assinatura oficial de Cléber.
A sondagem que deu certo. Garantindo mais um nome de peso.

Armero pode parar no Atlético-PR








Em dezembro, quando o Palmeiras gastou 1 milhão de euros para comprar parte dos direitos do zagueiro Danilo, o time se comprometeu a emprestar algum jogador de seu elenco ao Atlético-PR. Foi aí que o presidente do time de Curitiba, Marcos A. Malucelli, se impressionou com o desempenho do lateral-esquerdo da base, Gabriel Silva, na Copinha. Interessado, entrou em contato com o Verdão. Daí em diante foram várias histórias contadas. A grande verdade é que Toninho Cecílio, responsável, desmentiu o que já havia sido especulado e noticiado. "Existe interesse do Atlético-PR no Gabriel, mas isso não foi definido pelo Palmeiras. Nossa intenção, segundo o Muricy, é subir o Gabriel e outros atletas e trabalhá-los no profissional".

O que o Palmeiras pode fazer? Se aproveitar da má fase do colombiano Armero e liberá-lo por empréstimo(já que o setor esquerdo do Atlético é o calcanhar de Aquiles da equipe), por 1 ano, ou talvez até mais.

Uma dívida de gentileza, que o Palmeiras pode se aproveitar.

Final da Copinha. E meu palpite

São Paulo x Santos. Seja nos pênaltis ou no tempo normal, acredito que o São Paulo conquiste o tri da Copinha. Muito porque o Santos, que tirou o Palmeiras da final, tem uma defesa fraca e um ataque razoável. Ao contrário do Tricolor, que pode conquistar o caneco com a melhor defesa e o melhor ataque.

A noite de Dodô e da saudade dos botafoguenses









O Botafogo viveu uma noite infeliz, para se esquecer. E Dodô para se relembrar. Mas o incrível mesmo, é que depois dos 6 a 0, o jogador ainda é disparadamente ídolo do Bota. Não pelo fato de que seu último hat-trick tenha sido justamente contra o Vasco, pelo Botafogo, em 2006. Nem pelo mal sucedido envolvimento com doping em 2007. Mas pelo fato de que ele, mesmo depois de passar por 12 clubes, tenha feito seu maior número de gols e jogado seu maior número de jogos exatamente na equipe de General Severiano. São 41 gols distribuídos em 80 partidas por lá.

Outra peculiaridade de Dodô é que está a 2 clubes de se tornar um atleta com atuações nos 4 grandes de São Paulo e nos 4 grandes do Rio. Faltando apenas jogar no Corinthians e no Flamengo. Assim como é o caso de Léo Lima, só que faltando-lhe Corinthians e Botafogo.

domingo, 24 de janeiro de 2010

O dérbi que pegou fogo em Milão










Foi o grande jogo do Italiano até agora. Se enganou quem apostou suas fichas naquele Milan, de golaços e goleadas. Ronaldinho ficou muito apagado. Muito porque o trio da seleção brasileira: Júlio César, Lúcio(mesmo expulso) e Maicon, jogaram demais. Quem chegou para ver Gaúcho e Borrielo, teve que aturar Milito e Pandev.

O Cara: Goran Pandev
As Decepções: Ronaldinho(muito marcado), Sneijder(expulso) e Borrielo(apagadíssimo)
Tá ruim hein?: Abate. Entregou o ouro no primeiro gol da Inter, o de Milito.
Contusão preocupante: Antonini(bateu a cabeça nas placas de publicidade)
Meus Parabéns: Júlio César
Não chore: Leonardo
Caraca meu: José Mourinho
Final: Inter 2 x 0 Milan

A busca por parceiros que ajudem a concretização do negócio com Robinho








O presidente do Santos, Luís Álvaro Ribeiro, se assustou com a quantia que terá que pagar por mês para ter Robinho em seu elenco. Algo aproximado de R$ 1,8 milhão. Valor que alimenta ao Santos uma maior procura em busca de uma parceira. Não que Robinho desista. Não é isso. Tanto que já há 2 autoridades santistas na Inglaterra para acertar tudo devidamente. Ele irá voltar. A não ser que, claro, um gigantesco imbróglio o impeça.

É a chamada troca de dinheiro por felicidade.

A quase certa volta de Robinho ao Brasil








Robinho revelou à Rádio Bandeirantes, hoje, que nunca se sentiu tão insatisfeito em um clube como está se sentindo no Manchester City. "Financeiramente estou bem, mas ser feliz também conta". Ele ainda recebeu convites de outros clubes europeus, e até de seus colegas: "Ontem, o Diego falou 'Vem ser feliz aqui comigo na Juventus', e eu disse pra ele 'Di, prefiro jogar no meu Peixão' ".
Seu possível retorno ao Brasil, ao Santos, que quase certo, seria alarmante.
O itinerário que pretende não é o confiável para garantir presença na Copa.
A não ser, claro, que Robinho coma muita grama aqui.

A lesão de Filipe Luís reforça a draga que vive a lateral-esquerda












Dunga já esclareceu que dificilmente convocará Fábio Aurélio, para o setor esquerdo. Por sua interminável série de contusões.
E por mais esse motivo, a escassa lateral-esquerda não podia perder alguém à 4 meses da convocação oficial direcionada à Copa. Ainda mais se tratando de Filipe Luís, que vinha agradando, e se tornando uma viabilíssima opção, pelo menos a mim. Coitado dele(e do La Coruña). 5 meses fora por uma contusão na perna, que aparentava ser fratura exposta. Uma pena. Mas pena mesmo é não ter absolutamante ninguém disponível, à altura de uma seleção, nesse momento tão delicado(tirando obviamente Roberto Carlos da lista).

Agora, haja coração. Dunga, provavelmente não irá conseguir abreviar suas conclusões, ou, tirar alguém da cartola, apenas no jogo contra a Irlanda, em março. André Santos parece ter vencido. Porque a draga justamente foi a seu favor. E ao que tudo a maré indica, para não ter final pior, Michel Bastos será seu suplente.
É difícil crer, mas essa é a realidade.