sábado, 8 de maio de 2010

Pratas da casa deixam Barcelona pertíssimo do bi











Na teoria, os 3 a 2 sobre o Sevilla fizeram do Barcelona o virtual campeão espanhol da temporada.
Um título alcançado, em parte, graças à suas pratas da casa. Para se ter noção, dos últimos 23 gols do Barça, 19 foram marcados por revelações da base -- apenas Messi, Pedro, Jeffren, Piqué, Xavi e Bojan, dos inúmeros que saíram das categorias catalãs, integram a lista. Número que serve de exemplo para o Real, que vai ver, se confirmada a vitória sobre o Valladolid no Camp Nou, o bi do rival.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Estudiantes, a única força argentina na Libertadores








Essa é a quarta Libertadores seguida em que só há um representante da Argentina nas quartas-de-final. E é também a segunda vez consecutiva em que esse representante se atende ao nome de Estudiantes. O Banfield poderia figurar entre os oito, mas o Inter, valente, conseguiu, graças ao gol fora, reverter no Beira-Rio. Agora, o Colorado vai confrontar com o atual campeão do torneio, para tentar deixar a competição sem nenhum Hermano.
Abaixo, uma relação das equipes argentinas nas quartas-de-final, considerando as mais recentes edições, da década.

Argentina nas quartas da Libertadores:
2010 - Estudiantes
2009 - Estudiantes
2008 - Boca Juniors
2007 - Boca Juniors
2006 - Estudiantes, River Plate e Vélez
2005 - River Plate, Boca Juniors e Banfield
2004 - River Plate e Boca Juniors
2003 - Boca Juniors e River Plate
2002 - Boca Juniors
2001 - Boca Juniors, Rosário Central e River Plate
2000 - Boca Juniors e River Plate

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Corinthians: classificação e eliminação ligeiras









O Corinthians teve a melhor campanha da primeira fase, com 16 pontos. O Flamengo, a pior entre os classificados, com 10 pontos no sufoco. O que não queria dizer nada. E não disse mesmo.
Os números abreviam rapidamente a situação corintiana na Libertadores: neste século o Corinthians não passou sequer das oitavas-de-final.

COPA: Chile, com destaques desconhecidos, bate Trinidad e Tobago









O Chile venceu a seleção de Trinidad e Tobago por 2 a 0, na noite de quarta-feira, em amistoso disputado na cidade de Iquique, no norte do Chile, em preparação para a Copa. Com a ausência de seus principais destaques, Bielsa enalteceu a qualidade de dois atletas que foram bem: os meias Pedro Morales, do Dinamo Zagreb, e Sebastian Toro, do Colo Colo. Autores de um gol cada, fizeram bem o trabalho designado pelo técnico, atuando pelos lados em um 4-3-2-1 sem muitas outras estrelas de outros clubes cohecidos.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

COPA: Perto do Mundial, Messi pode superar Ronaldo









Com os dois gols que marcou contra o Tenerife, nos 4 x 1, Messi está muito próximo de bater o recorde de Ronaldo, atualmente o jogador que marcou mais gols (47) em uma só temporada pelo Barcelona. Hoje, o argentino tem 44 tentos anotados -- 31 no Espanhol, 8 na Liga dos Campeões, 1 na Copa do Rei, 2 na Supercopa da Espanha e 2 no Mundial de clubes --, podendo disputar no máximo duas partidas, sendo preciso quatro gols para ultrapassar o ex-Fenômeno.

Nenhum campeão estadual está na Libertadores. O que não acontecia desde 2002









Só por curiosidade, a informação trazida pelo blogueiro a esse espaço se baseia no fato de que, pela primera vez nos últimos 8 anos, um campeão estadual não está na Libertadores. A justificativa é que a prioridade está no torneio continental, por isso, assim, há um desinteresse no Estadual. Mas o fato vem a ser relevante.
A saber, em 2002, São Caetano, Grêmio, Atlético-PR e Flamengo disputaram a Libertadores. Ituano, Guarani de Venâncio Aires, Iraty e Fluminense foram os campeões estaduais.

domingo, 2 de maio de 2010

COPA: Nkufo, grande responsável pelo primeiro título holandês do Twente












O suíço Blaise Nkufo participou diretamente do primeiro título nacional da história do Twente, garantido neste final de semana. Nem a vitória por 4 x 0 do Ajax sobre o NEC, que garantiu 115 gols na temporada ao clube, impediu o feito.
Na matemática, Nkufo, desde 2003 no Twente, marcou 102 gols em 187 partidas, média de 1,8 por partida. Na seleção suíça, o mesmo sucesso será difícil, mas, de qualquer modo, seu nome já está gravado no futebol holandês.