sábado, 16 de janeiro de 2010

A cara do novo Grêmio e a incrível semelhança com o São Paulo de 2007

Algo curiosíssimo despertou minha atenção, como bom analista do futebol. O ataque do Grêmio de 2010 é cirurgicamente igual ao do São Paulo vitorioso de 2007. Bem desse jeito: Souza, Hugo; Leandro e Borges. Mas, talvez, a diferença esteja na defesa.

Explicação quase convincente








Segundo a FPF, 8 estádios de clubes da Primeirona do Paulista não estão entre as normas de higiene e infra-estrutura exigidas pela entidade. É uma reposta, para clubes, como o Monte Azul, que incorfomados com a decisão de interdição, podem ser prejudicados no início do campeonato, quando os estádios ainda não estiverem liberados. Para conhecimento de todos foram interditados pelo Ministério Público e pela FPF:

-Ninho do Azulão: Monte Azul
-Décio Vitta: Rio Branco
-Augusto Schmidt: Rio Claro
-Novelli Júnior: Ituano
-Canindé: Portuguesa
-Frederico Dalmazo: Sertãozinho
-Ideonor Picardi Semeghine: Oeste
-Nabi Abi Chedid: Bragantino

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Os que poderiam, futuramente, ter chances
















A exemplo da Coreia e do Japão, em 2002, dos EUA, em 94, do México, em 70, e agora da África do Sul, em 2010, outros países, de pouca tradição no cenário esportivo, deveriam ser testados pela FIFA para, por exemplo, ser sede de uma Copa, logicamente após a de 2014. Seria uma saída para que a Europa e a América do Sul, sozinhas, não dominassem totalmente a competição.

Para 2018, os primeiros a se apresentar foram os EUA, os britânicos, e o Qatar. E talvez aí esteja o desequilíbrio. Países estruturados x País que quer trazer novidade para seu território.
Seria uma chance, dessas que estou falando, para o Qatar.
E por quê, mais futuramante, não dar chances à Austrália, por exemplo, ou para o Canadá, ou mesmo para América Central, quem sabe para países, lá dentro, que tenham um pouco mais de condições do que outros, como a Costa Rica, ou mesmo o Panamá? E quem sabe, outra chance para a África: Egito, Tunísia, Argélia, Zâmbia. Ou para a Arábia, ou Irã, ou Emirados Árabes, na Ásia.

Dê sugestões você também.

Pensem sem egoísmo e discriminação, FIFA.

A falta de critério que pode prejudicar o Monte Azul no Paulistão








O Atlético Monte Azul, time da pequena Monte Azul Paulista(que tem 19.741 habitantes, e que fica a 420 km da capital) está indignado de não poder mandar todos os seus jogos, como mandante, em seu estádio: Ninho do Azulão(que tem capacidade para 14 mil torcedores), ao longo do Campeonato Paulista. Tecnicamente, qualquer time deve, pelo menos, jogar 9 vezes dentro de seu território, desde que esse esteja nas normas do campeonato, como é o caso. No entanto, a cidade de origem do clube só o receberá em 6 ocasiões. Nas outra matemáticas 3, o time jogará no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto -- 1 delas contra o Corinthians, que será o único beneficiado, seja com a renda ou com o placar.
Causa de insatisfação para os dirigentes do clube do interior. Que já pediram à FPF uma revisão na tabela. Já que não há uma explicação óbvia para a tremenda injustiça.

Os recordes pessoais de quem atua no gol


















De contrato renovado até fevereiro de 2012, o goleiro Fábio está perto de se tornar o terceiro arqueiro a mais vestir a camisa do Cruzeiro. Ele, com seus 305 jogos, por enquanto, só está atrás de Dida(306 jogos); do falecido Geraldo II(368) e do recordista Raul Plasmann(557).

No Brasil, goleiros como Fábio atingem marcas de expressão facilmente. Harlei, Rogério Ceni e Marcos são exemplos bem esclarecedores na atualidade. No passado, marcas como essa também eram comuns. Por exemplo, Leão fez 617 partida pelo Palmeiras, Danrlei participou de 594, pelo Grêmio, e Zetti foi importante em 426 vezes, pelo São Paulo.
Na Europa, o goleiro David James quebrou um recorde inusitado. O goleiro foi o maior participante de um campeonato nacional europeu(no caso a Premier League), atuando por 6 times diferentes -- Wattford, Liverpool, Aston Villa, West Ham, Manchester City e Portsmouth. Deixando bem pra trás astros como Peter Schmeichel, Van der Sar, Oliver Khan, Barthez, Coupét, Cañizares, Schumacher e Buffon.

A era dos trintões no futebol brasileiro















Vale a pena confiar a vida dos times em jogadores que já passaram dos 30 anos?

Por exemplo, o Corinthians, de Ronaldo, Tcheco, Danilo, Iarley e Roberto Carlos, tenderá a jogar na altitude, na Libertadores. É fato. O São Paulo, que aposta em Marcelinho Paraíba e Washington, poderá também sofrer as mesmas consequências dentro da Libertadores.
A grande solução para o problema cansaço é poupar os jogadores acima da idade em jogos de pouca importância. Como fará o Santos, com Giovanni, o Atlético-MG, com Júnior, e o Flamengo, com Pet. Porém, outros clubes não pensam dessa maneira. Até porque não podem, totalmente, se dar a esse luxo. Como é o caso de equipes carentes, onde a aposta está nos velhinhos, como o Brusque, de Viola; o Ituano, de Juninho Paulista e o Bahia, de Edílson, como principais referências. O caso de Dodô é parecido com o desses citados. Pois diferentemente de equipes como São Paulo -- que poderá ser servido no ataque por Fernandinho, Hernanes, Dagoberto e Marlos, por exemplo -- e Corinthians -- que terá mais opções viáveis ainda: Morais, Dentinho, Souza, Defederico e Elias -- o Vasco necessita do artilheiro para decidir partidas, apesar de Carlos Alberto e Élton.
Outra ousada aposta é Sávio, que pode preencher a faixa do meio e do ataque, deixado por William e Marquinhos, no Avaí.

Agora, se mudássemos um pouquinho a pergunta: Vale a pena confiar a vida dos times em goleiros que já passaram dos 30 anos?, a reposta seria imediata: Sim. Marcos e Rogério Ceni, comprovam a tese positiva.

E comprovada está ainda mais a tese de que estamos em plena era do retorno de grandes 'vovôs' ao futebol brasileiro.

De alviverdes para trancinhas rubro-negras

Vágner Love dependia de uma liberação do Palmeiras para sair do clube.
A liberação houve, e Vágner, agora, irá fazer dupla com Adriano, no Fla.
Foi o término de um caso daqueles que ficam no centro das atenções.
Para o Palmeiras, nada mal. Para o Flamengo, confete e serpentina, para o carnaval, na mão, para comemorar o sonho, que diga-se de passagem, que sonho!
Agora, quem sabe o STJD absolve o avante por usar tancinhas pretas e vermelhas, e não mais verdes....

Que desgosto!

Uma pena, Haiti!






Politicamente e financeiramente, o Haiti, colônia francesa, que tem seu território no Caribe, e que faz fronteira com a República Dominicana, é lamentavelmente um dos piores da América. Com estimados 6 milhões de habitantes, hoje, por causa das catástrofes naturais, o país vive a mercê da fome, sede e pobreza, e, nem, atualmente, o esporte se salva.

Acredite, o Haiti já disputou uma Copa do Mundo, em 1974, na Alemanha. E foi eliminada logo na primeira fase, após três derrotas (3 a 1 contra a Itália, 7 a 0 contra a Polônia e 4 a 1 contra a Argentina). Nas Eliminatórias para a Copa de 2006, o Haiti foi eliminado pela Jamaica após um empate e uma derrota. O último grande feito dos haitianos foi conseguir a classificação para o Mundial Sub-17, na Coréia do Sul, em 2007.

Continuidade a Copinha. E meus palpites

Chegamos às oitavas-de-final. Com 11 time paulistas. Abaixo meus palpites(em negrito minhas apostas):


Cruzeiro x Inter de Limeira. O Cruzeiro pode ser considerado um candidato ao título, mas, depois do que jogou contra o fraco Paraná, a fortalecida Inter vira favorita, aos meus olhos.

Guarani x São Paulo. O São Paulo tem o melhor ataque e a melhor defesa. Vai ser difícil o Guarani sair vitorioso do duelo.

Juventude x Corinthians. Esperava-se render mais o Corinthians. Mesmo assim, o valente Juventude não tem time para sair vencedor. E ao meu ver o Corinthians deve, não tão facilmente, passar para as quartas.

Coritiba x CFZ. O CFZ, a surpresa da Copinha, já desbancou 2 grandes do mundo carioca. O Coritiba não conquistou, ou mesmo venceu nenhum adversário que lhe dê êxito ou moral. Por isso o CFZ é o favorito.

Santos x Pão de Açúcar. Acredite, acho que o Pão de Açúcar sairá vitorioso. Não que seja um grande time. Mas já me surpreendeu na fase passada, e, ao lado do CFZ, é uma das grandes surpresas. No entanto, o pouco resistente Santos, acho eu, levará um banho de água fria por estar subestimando o adversário, e consequentemente voltará pra casa mais cedo.

Barueri x Paulista. O Paulista é o mais forte do interior. E mostrou mais no jogo passado inteiro, contra o Vasco -- 3 a 1 -- do que o Barueri na Copinha inteira.

Palmeiras x Desportivo Brasil Porto Feliz. O Palmeiras vem jogando demais nos últimos jogos. Vem embalado com 2 viradas seguidas, e, ao lado de Corinthians e São Paulo, é o time a ser batido. Missão que não parece ser alcançada pelo time de Porto Feliz.

Botafogo x Portuguesa. É o duelo mais equilibrado. Com dois times que ainda não foram totalmente testados. O Botafogo não mostrou ser um grande time. E a Portuguesa, contanto, leva uma leve vantagem, por ser a dona da casa.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

As possíveis variações táticas do Manchester City












No futebol, quanto a variações táticas, é difícil precisar, seja quando existem peças disponíveis ruins tecnicamente, ou mesmo quando existem excesso de peças disponíveis e eficientes, como é o caso, por exemplo, do Manchester City.

Roberto Mancini assumiu um clube que investiu muito em contratações, adotou sua formação favorita, e o time, em 3 jogos, colheu 100% de aproveitamento.

Mas, agora, por exemplo, Adebayor e Ireland estão ausentes. E o time ganhou novos nomes. Robinho agradeceu e agradou. Mas, mais que ele, o jogador de Zimbábue, Benjani Mwaruwari, ganhou a posição de Adebayor, e, ao lado de Tevez vem fazendo seus gols e aproximando o City da Champions. Roque Santa Cruz, outro nome de peso, se lamenta por ter perdido sua chance. Chance que foi dada e correspondida á Micah Richards na lateral direita, que fez partidas memoráveis. O capitão Kolo Touré é outro ausente, que defende a Costa do Marfim na CAN. Sendo assim, o argentino Pablo Zabaleta e o espanhol Javier Garrido estão numa disputa de cabo de ferro, pra ver quem mais agrada, intensa -- ao meu ver os 2 juntos não seria mal negócio. Tantos nomes para diversas posições que esquecemos de analisar a situação do antes ovacionado Craig Bellamy, que tem que se cuidar no momento, e do búlgaro 'vovô', Martin Petrov, que só não é deletado do time principal por ser o mais experiente do elenco.


Abaixo minha predileta formação tática, levando em conta as ausências citadas acima: 4-3-2-1 -- Given; Micah Richards, Wayne Bridge, Pablo Zabaleta e Garrido; De Jong, Bellamy e Petrov; Robinho e Mwaruwari; Tevez

A formação favorita de Muricy





Em jogos de pré-temporada contra o Taubaté e o Campinas, em Atibaia, Muricy vai comprovando a tese de que não precisa de 3 volantes ou de 3 zagueiros para formar o Palmeiras perfeito. Tendo William, na vaga de Dayvid Sacconi, como um meia que joga pelo lado direito, que pouco produz, mas que volta, e Cleiton Xavier como o trunfo da equipe, o técnico escalou o time em um clássico 4-4-2, que, por enquanto é a formação favorita: Marcos; Figueroa, Danilo, Maurício Ramos e Armero; Pierre, Márcio Araújo, William e C. Xavier; D. Souza e Robert.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Será que Cabinda deveria sediar os próximos jogos da CAN?

Cabinda, província onde ocorreu o ataque do grupo separatista e terrorista à delegação da seleção togolesa, teria condições de sediar jogos da CAN? Acho que não. Pois é, Costa do Marfim e Burkina Faso empataram em 0 a 0 no Tafe Stadium(em Cabinda), e o estádio ainda sediará Costa do Marfim x Gana, sexta, e uma das quartas-de-final, dia 24.
Você acha certo isso?


Cabinda(destacado acima do Estado de Angola) não faz fronteira com território angolano, apenas com Congo e Rep. Dem. do Congo

Grêmio é o favorito para ter Douglas. Mas depende ainda de um liberação do time asiático

O diretor de futebol do Grêmio, Luiz Onofre Meira, em entrevista à Rádio Gaúcha, afirmou que chegou a um acordo com o ex-meia do Corinthians, Douglas, que hoje está no Al Wasl. O jogador se disse instisfeito no clube de Emirados Árabes e que queria voltar ao Brasil.

Palmeiras, Santos e Cruzeiro, na queda de braço, também entraram na negociação. Mas o Grêmio ganhou a briga. E agora só resta a liberação do Al Wasl para um possível empréstimo.

Dunga é eleito o terceiro melhor de 2009









Em estudo feito pela Federação de História e Estatísticas do Futebol sobre os 32 melhores técnicos de 2009, Dunga acabou, não sei se merecidamente, na terceira colocação.

Nesta última segunda eles divulgaram a lista dos melhores treinadores nacionais, e Dunga, com 149 votos, ficou atrás de Fábio Capello, da Inglaterra, com 151, e de Del Bosque, da Espanha, que foi considerado pela entidade o melhor do ano, votado por 185 eleitores presentes.

E para mostrar que pelo menos esta lista é coerente, Maradona, da Argentina terminou em último, empatado com Shaibu Amodu, da Nigéria, Gerardo Martino, do Paraguai, e Richard Herbert, da Nova Zelândia, todos com míseros 5 votos.

A lista inteira você poderá conferir no site oficial da IFFHS.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Togo, corretamente, desistiu. Um alerta para que não tenhamos um 'replay'









O assunto da vez é o atentado à Togo, que corretamente desistiu da Copa. Tinha que dar minha opinião. Ao meu ver, o governo angolano se equivocou ao tornar Cabinda sede da CAN. Vidas foram comprometidas. Uma mancha ficou na Angola, e na África. Que tem que se cuidar. O atentado pode refletir futuramente em novos conflitos, de novas tribos, que a África não tenha tomado conhecimento, como foi o caso. Já vai indo meu aviso.

Continuidade a Copinha. E meus palpites

Chegamos a uma fraca "décima-sexta-de-final". Com surpresas e times fortes. Darei meus palpites(em negrito meu favorito para o cruzamento):

Cruzeiro x Paraná. O time mineiro é um dos favoritos ao título. E é mais forte que o Paraná.

Inter de Limeira x Campinas. A Inter acabou, surpreendentemente, em primeiro num grupo que tinha Internacional e Mogi Mirim.

Guarani x Primeira Camisa. O Bugre está 100%, e não acho que o time de Roque Júnior vá complicá-lo no confronto.

Vitória x São Paulo. O clube paulista, por sua força, e em 95% das vezes, será considerado o favorito.

América-SP x Juventude. O clube de São José do Rio Preto desbancou o Atlético-MG. E acho que é favorito. Apesar de o Juventude ter sido a salvação do estado gaúcho, que não conta nem com o Grêmio, nem com o Inter.

Corinthians x América-MG. Eu não seria ético de apontar o América como o favorito. O Corinthians por sua tradição e por ser o maior ganahdor do torneio -- 7 vezes campeão, tem tudo para passar.

Coritiba x Confiança-SE. Aposto no time sergipano. Por estar embalado pela classificação e por surpreender com sua marcação e competitividade, mesmo desacreditado.

CFZ Brasília x Flamengo. O CFZ é a grande surpresa. Mas o Fla tem mais time.

Santos x Goiás. O Goiás não tem tanta tradição na base. Já o Santos é um time rápido, habilidoso e que dá importância ao campeonato.

Figueirense x Pão de Açúcar. Não enxergo o Pão de Açúcar vitorioso no duelo. Não que o Figueirense seja um grande time, claro, mesmo sendo minha aposta. É um dos jogos coadjuvantes.

Bahia x Barueri. O time da Grande São Paulo leva pequena vantagem, ao meu ver.

Paulista x Vasco. Outro equlibrado confronto. Onde a tradição fala mais alto. No caso a tradição cruz-maltina.

Palmeiras x Fluminense. Dois times rápidos, bons taticamente e com poder de reação impressionante. Acredito que o Palmeiras leve uma microscópica vantagem.

Remo x Porto Feliz. Duelo de 2 surpresas. Não dá pra ter grande convicção em nenhuma aposta. Por isso, na base da dúvida, escolhi o Remo.

Portuguesa x Rio Preto. O Rio Preto só derrotou o Funorte-MG e o Fluminense de Feira de Santana-BA na primeira fase. O que não é referência. A Portuguesa é mais time.

Botafogo-RJ x São Carlos. Duas equipes intermediárias. O São Carlos é perigoso. Mas o Botafogo é mais.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Enquete Encerrada!

Tivemos um duplo empate na primeira e na última colocação. E um triplo na quarta colocação. Veja como ficou:

1- Grécia e Honduras - 5 votos
2- Eslováquia - 4 votos
3- Argélia - 3 votos
4- Japão, Coreia do Sul e Africa do Sul - 1 voto
5- Coreia do Norte e Nova Zelândia - 0 votos


Obrigado por votarem!!!! E se liguem na próxima enquete!!!!!!!!Valeu!!!!!