sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Sorteio dos play-offs da Champions garante 5 grandes zebras


















Vinte, entre mais de setenta equipes, sobreviveram até os play-offs da Uefa Champions League, sorteados os 10 confrontos hoje em Nyon, na Suíça, que serão realizados em jogos de ida e volta, nos dias 17/18 e 24/25 de agosto. E um destaque. Teremos 5 zebras no torneio, já que 5 confrontos envolvem times de pouca tradição do cenário europeu. Lembre-se, o sorteio dos grupos ocorrerá em Monaco, no dia 26 de agosto. Os 10 vencedores vão direto para a fase de grupos da Liga, enquanto os outros 10 perdedores vão para os grupos da Europa League.
Os confrontos, meus palpites, análises e destaques abaixo:

FC Salzburg(Áustria) x Hapoel Tel-Aviv(Israel)
O Salzburg massacrou o Omonia, do Chipre, na preliminar passada. Ao meu ver os austríacos são favoritos contra os israelenses, que sofreram com o fraquíssimo Aktobe, do Casaquistão. Para quem não sabe, a empresa Red Bull é dona do Salzburg, junto do RB Leipzig, da Alemanha, do Red Bull New Yok, dos EUA e do Red Bull Brasil, aqui de Campinas.
-
Rosenborg(Noruega) x Copenhaguen(Dinamarca)
Confronto nórdico e alta rivalidade entre noruegueses e dinamarqueses. A curiosidade é que o Rosenborg bateu o AIK, da Suécia, país também do norte europeu enquanto o Copenhaguen venceu o BATE Borisov, da Bielorrússia, equipe do nordeste europeu, ali em outro parte parte gelada europeia e praticamente nórdica. Em dois jogos, acredito que o gol fora deva pesar e no meio de dúvidas coloco o Copenhaguen como candidato a avançar.

Basel(Suíça) x Sheriff(Moldávia)
O Basel participou da Champions 2008/09, quando caiu no grupo de Barcelona, Sporting e Shakhtar Donestk. Terminou na lanterna, enquanto o Sheriff, que bateu na última fase o croata Dinamo de Zagreb nas penalidades, nunca chegou ao torneio. O favoritismo é todo do time suíço, responsável por literalmente deletar do mapa o Debrecen, da Hungria, que inclusive participou da Champions passada. De mais conhecidos, o time tem o meia Huggel e os atacantes Streller e Frei, participantes da Copa, pela delegação da Suíça, além do camaronês Samuel Inkoom e o brasileiro Antônio da Silva, ex-Flamengo.

Sparta Praha(República Tcheca) x Zilina(Eslováquia)
Choque de equipes de países vizinhos, o qual já foi um só: Tchecoslováquia. A rivalidade torna ainda mais difícil o prognóstico do favorito, apesar de eu considerar o eslovaco Zilina mais inteiro. Na equipe são três os que participaram da campanha histórica da Eslováquia na Copa: Pekarik, Strba e Durica. Os tchecos são um dos piores times destes play-offs, tendo jogadores absolutamente descohecidos e sem histórico relevante. Motivo pelo qual acredito que o Zilina deva passar.

Partizan(Sérvia) x Anderlecht(Bélgica)
O Partizan pegou sorte na última fase ao duelar com o finlandês Helsinki e mesmo assim encontrou algumas dificuldades, ao contrário do Anderlecht, que enfrentou uma equipe teoricamente mlehor, o galês The New Saints e no agregado sapecou um 6 x 1. Os belgas tem em seu elenco o atacante Lukaku, alvo de interesse de Arsenal, Barcelona e Liverpool, pela temporada do garoto de 18 anos no campeonato nacional e na Europa League. O Anderlecht é favorito.
-
Young Boys(Suíça) x Tottenham Hotspur(Inglaterra)
É o jogo em que quase de olhos fechados, sem pensar duas vezes, aponto os Spurs favoritos. O Young Boys está onde está por acidente de percurso, pois tecnicamente é muito inferior ao que um play-off de Liga dos Campeões representa. É preciso ponderar que os suíços viajaram à Turquia na fase passada e eliminaram o Fenerbahce. Mas um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. O Tottenham tem Robbie Keane, filho de Roy Keane, Wilson Palacios, Pavlyuchenko, Defoe, Crouch, Jenas, Lennon e ainda terá Sandro, do Inter, que se juntará a Gomes, no grupo brasileiro do time. É uma equipe com condições de dar trabalho até a qualquer gigante da Europa.

Braga(Portugal) x Sevilla(Espanha)
Grande duelo. É o que posso dizer do que será o confronto. Na Copa, Espanha e Portugal lutaram por uma vaga nas quartas. Deu Fúria. E desta vez, na reedição em forma de Champions, credito o Sevilla como favorito, pelo plantel que muda e decide uma partida, Luís Fabiano, Kanoute, Jesus Navas, Renato, Palop, Zokora, entre outros. O zaguiro sérvio Dragutinovic é desfalque por lesão em maio. O Braga tem lá um bom esquema, eliminou o Celtic e vem disposto a dar trabalho em casa, onde a torcida é um fator que ajuda na construção de um resultado favorável. É um dos times europeus com maior número de brasileiro no elenco, 14 no total: Felipe, André Leone, Moisés, Evaldo, Ney, George Lucas, Márcio Mossoró, Paulão, Alan, Adriano, Matheus, Alan, Vandinho, Oswaldo, Paulo César e Rodrigo Possebom.

Werder Bremen(Alemanha) x Sampdoria(Itália)
Outro grande duelo dos play-offs. De um lado Mesut Özil, Pizzarro e Hugo Almeida, do outro Cassano, Pazzini e Palombo. Dou como favorito a Samp, time organizado e bem montado pelo técnico Di Carlo, que trouxe ao clube, com a quarta colocação do Calcio, de volta a esperança de disputar a Champions. Mas é bom não subestimar o time de Bremen, grande destaque, ao lado de Bayern e Schalke 04, da Bundesliga passada.

Zenit St. Petersburg(Rússia) x Auxerre(França)
O Auxerre deixou para trás no último campeonato francês Bordeaux e Montpellier, considerados favoritos a vaga desses play-offs. O Zenit está rumo ao título russo de 2010, que segue o mesmo calendário do Brasileirão, devido ao forte frio no fim e começo do ano por lá. Equilíbiro é o termo que resume o confronto, mas meu instinto diz que o Zenit, pelo conjunto da obra e pelo treinador Luciano Spalletti, ex-Roma, que encaixou o modo de jogar, é favorito. Se lembre, esse time foi campeão da Copa da UEFA e Supercopa da Europa em 2008, ano em que revelou Andrey Arshavin. A revelação da vez, a saber, é o meia Viktor Fayzullin.
-
Ajax(Holanda) x Dynamo de Kyiv(Ucrânia)
O Ajax, do atacante uruguaio Luis Suárez e do goleiro Stekelenburg, suou para eliminar o atual campeão da Copa da Grécia, o PAOK, em Tessaloniki. Já o Dynamo, atual vice-campeão ucraniano, sendo o último time de Kléber, hoje do Palmeiras, depois de sair da Europa, e recente do atacante André, ex-Santos, passou com extrema facilidade sobre o belga Gent. Favorito coloco o Ajax, mesmo tropeçando nas últimas temporadas, deu de bandeja o título da Eredivisie ao Twente, e que não é mais o mesmo, depois da geração Cruijff. No máximo 51% de favoritismo aos holandeses.

Chivas levou uma sapatada do Inter no último encontro












Na Copa Sul-americana de 2008, na que o Internacional foi o campeão, o time gaúcho, de Tite na época, enfrentou o Chivas nas semi-finais. Uma verdadeira surra. 2 x 0 no primeiro jogo, no Beira-Rio e 4 x 0 em Guadalajara, 2 gols de D'Alessandro e Nilmar. Na final, o Inter bateria o Estudiantes, adversário das quartas-de-final desta Copa Libertadores.

O retrospecto vitorioso não coloca o Colorado como favorito. Prova disso é que hoje o Chivas tem qualificados jogadores e o fatal tridente ofensivo Omar Bravo, Bautista e Alberto Medina, além de ter feito dinheiro na venda de Javier Hernández ao Manchester United.

O título não está garantido. Garantido está o Inter no Mundial de Abu Dhabi, onde provavelmente ocorrerá o choque com a Internazionale de Rafa Benítez e Philippe Coutinho.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Luxemburgo vive situação inversa da que era acostumado


















Há quem ache que Vanderlei Luxemburgo está parado no tempo. O que quer dizer que não terá mais o sucesso que teve no passado. Que está em cinzas. Dos que afirmam, a maioria são aqueles que acreditam que Luxa é sujo e que não tem cárater.

A minha impressão não é exatamente essa, mas é visível que o treinador do Atlético-MG, pode ser que eu queime língua, não tenha mais o espírito da coisa para consquistar títulos revelantes, dos quais estava acostumado. Uso a palavra acostumado pois Vanderlei é um dos técnicos com o currículo mais vitorioso do planeta.

Ao todo são 19 títulos na carreira: um pelo Rio Branco e Atlético-MG; dois por Corinthians, seleção brasileira, Bragantino e Flamengo e 3 por Palmeiras e Cruzeiro.

É, inclusive, um nome de peso na história do Palmeiras, como o técnico com o maior aproveitamento de pontos conquistados na história do clube. Obteve 225 vitórias, 81 empates e 65 derrotas, em 367 partidas, tendo quatro passagens por lá, o que dá um aproveitamento de 67,5%. Luxemburgo só fica atrás de Oswaldo Brandão, no ranking de técnicos que mais dirigiram o Verdão, este último participante de inimagináveis 580 jogos, de 1945 a 1980, com interrupções passageiras por outros clubes.

Alexandre Khalil já garantiu sua permanência. Permanência proveniente da felicidade que Luxemburgo ainda pode gerar ao torcedor atleticano, não que isso venha eventualmente a acontecer.

A mensagem que quero passar é que Luxemburgo está em processo de erosão, que não me entendam mal, mas não totalmente desgastado, a ponto de não ter mais condição de ser técnico. E que está em uma situação ruim com o Atlético-MG, da qual raramente se encontra. Só não podemos desprezar seu trabalho, apesar de marrentão e com muitos inimigos por aí.
-
E você, o que pensa sobre?

Meta do Avaí, de excelente campanha, é a Libertadores















Nos últimos anos, uma das maiores surpresas do Brasileirão foi a quinta colocação do Paraná no Brasileirão de 2006, que rendeu-o uma vaga na Libertadores de 2007. O Avaí tem a mesma meta, aparentando realmente ir longe.

Em casa, tem alta regularidade. Perdeu apenas para o ascendente Fluminense, além de empatar com dois jogadores a mais com o Atlético-MG. Mas venceu por 6 x 1 o Grêmio Prudente e surpreendeu o Palmeiras, naqueles 4 x 2, há 2 semanas. Fora de seus domínios, acumula um empate com o Flamengo e uma vitória sobre o São Paulo, como melhores resultados.

A boa campanha, hoje é quinto colocado, destaca alguns jogadores. Caio, ex-Flamengo, vem sendo extraordinário pelo lado direito do ataque, bem como Roberto, pela outra ponta e Robinho, que corre barbaridade e sempre aparece para concluir no meio da área, como elemento surpresa. Rivaldo, meio campista que já acertou com o Palmeiras, é eficaz apoiando o ataque e acobertando a zaga, é rápido e tem alto poder de desarme.

O Avaí quer a Libertadores, que passou perto no último campeonato, quando o time foi sexto. É um time cujo plantel rende ao torcedor esse sonho, longe ainda, mas real se o ótimo aproveitamento continuar.