sexta-feira, 27 de agosto de 2010

O que farão os 8 caçulinhas na Champions League?

Um quarto dos participantes da UEFA Champions League 2010/11 são caçulas na competição. Separei-os e farei uma análise sobre a história e as pretensões, além de algumas curiosidades.
Se dê conta de que só de estar na fase de grupos, as 32 equipes embolsam 7 milhões de euros. Para alguns essa quantia é insignificante, mas para os clubes abaixo, que não estão habituados, é uma senhora ajuda financeira. Nos comentários do post, respondam a pergunta do título ou apenas indiquem quem você acha que fará, entre os 8 abaixo, uma campanha digna de um time de Campions League:






O Basel caiu em um grupo complicado, com Roma, Bayern de Munique, além do Cluj. Aparentemente, pelo retrospecto, não passará às oitavas. A pretensão é mesmo ficar em terceiro e garantir vaga na segunda fase da Europa League. Mas ainda tem o Cluj no horizonte.
O time também não ajuda. Comprova-se isso analisando o plantel da equipe. O craque é Alexander Frei.
A verdade é que o futebol suíço nunca foi positivo na Champions League. Nunca um time da Suíça chegou sequer a uma semi-final.




-
O Cluj tem a mesma meta do Basel: alcançar a terceira colocação, se considerarmos que os dois morrerão juntos e Roma e Bayern conseguirão na teoria as duas primeiras vagas. O time não é base para tal objetivo, possui trê brasileiros desconhecidos: Hugo Alcântara, Rafael Bastos e Léo Veloso. Terá de ser na base do fator casa.
O time romeno vive à sombra do rival, Steua Bucareste, ganhador de uma Liga dos Campeões, em 1985/86 e que três temporadas depois viria a ser vice-campeão. Na soma dos troféus internacionais, 2 para o Steua e nenhum para o Cluj.





O Bursaspor é o campeão turco, para quem não crê. E acredite, esse é o único título oficial da equipe em toda sua história, que chega a quase meio-século. Provém da cidade de Bursa e participará de sua primeira Liga dos Campeões. O grupo com Manchester, Valencia e Rangers não é ruim. Tirando o Manchester, contra o Valencia, equipe em liquidação, que perdeu seus dois mentores, Villa e Silva e contra o Rangers, equipe que não acresenta na competição, é bem possível que os turcos somem pontos. Afinal, deve haver alguma virtude neste time que a maioria das pessoas esquecem o nome.





-
O Partizan, muitos não sabem, já disputou uma final de Champions League, quando o torneio era conhecido por Taça dos Campeões, foi na temporada 1965/66, quando os iuguslavos, hoje sérvios, perderam para o poderoso Real Madrid, por 2 x 1, em Bruxelas, na Bélgica.
Atualmente não possuem o mesmo prestígio, mas alternando com outras equipes consegue o título nacional, consequentemente vaga nos play-offs da Champions, como nesta temporada.
O craque é o centroavante brasileiro Cléo, ex-Figueirense e Atlético-PR, responsável direto pela chegada da equipe na fase de grupos, mas que sofreu muito por ter trocado o Estrela Vermelha pelo Partizan há 1 ano, cujo confronto é conhecido como Clássico Eterno, e a figura da equipe é o goleiro cabeludo Ilic.
Seu grupo tem Arsenal, Shakhtar e Sporting Braga. O Partizan é a quarta força, mas só na teoria.





-
Na história da Champions League apenas dois clubes eslovacos paticiparam, o MFC Kosice, na temporada 1997/98 e o Artmedia Pertzalka, oito temporadas depois. O Zilina é o terceiro. Há 2 temporadas, disputou a Europa League, em um grupo que tinha Hamburgo, Ajax, Aston Villa e Sparta Praga, este último que foi adversário nos play-offs classificatórios. Não deu em nada. O grupo do Zilina tem Chelsea, contra quem estreia em casa, Spartak de Moscow e Olympique de Marseille.
O brasileiro Adauto, com passagens por Ponte Preta e Atlético-PR, joga por lá. Além dele, os eslovacos Strba, Pekarik e Durica terã a díficil missão de deixar o Zilina na terceira posição.





-
O Auxerre não é tão caçula assim, mas se tornou após cair no grupo G, com Real Madrid, Milan e Ajax. Por lá passaram Eric Cantona, Djibril Cissé, Laurent Blánc, demonstração que o Auxerre parece ser o mais tradicional entre os 8 separados. Na Champions é complicado jogar fora, é esse o fundamento de que os franceses alegam ser possível passar de fase. Cá para nós, isso é quase impossível. Mas pelo menos, o Auxerre receberá só jogaços e ficará mais conhecido mundo afora pelo alto índice de interesse das televisões mundias em querer passar s jogos do grupo G.




-
O Hapoel Tel-Aviv é o terceiro time israelense a disputar uma Champions League. Na temporada passada o Maccabi Haifa acabou por disputar, caiu no verdadeiro grupo da morte, que tinha Bayern de Munique, Bordeaux e Juventus. O Hapoel Tel-Aviv conta com o goeliro nigeriano Enyeama e o brasileiro Douglas da Silva, ex-Avaí e Atlético-PR. Assim como o Zilina, não poderá mandar seus jogos em seus estádio, pela baixa capacidade de torcedores, por isso recorrerá a um estádio de Haifa ou mesmo de Tel-Aviv, com capacidade para no mínimo 45.000 torcedores. O grupo do Hapoel tem Lyon, Benfica e Schalke 04.





O Copenhaguen tem 18 anos de vida, sendo o maior campeão dinamarquês, acumula 30 troféus nacionais, entre 43 que possui, tantos títulos porque o clube é fruto da junção do Boldklubben e do Kjobenhavns Boldklub, também é o primeiro do país a conseguir vaga na Champions.
Tem amplas chances de conseguir a terceira vaga, e até a segunda, em um grupo que tem o avassalador Barcelona, o enfraquecido Rubin Kazan e o oscilante Panathinaikos. O time é alto responsável por revelar vários atletas dinamarqueses à seleção. Conseguiu chegar na Champions desta temporada batendo seu irmão do norte, o Rosenborg, com um gol que saiu de uma bola alçada na área em uma cobrança de lateral. Muito bizarro.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Alex Ferguson e seu episódio no Rangers, no fim dos anos 60













Nas últimas 4 temporadas da UEFA Champions League, o Manchester United caiu por duas vezes no grupo do Celtic, da Escócia, em 2006/07 e em 2008/09. Desta vez, o Glasgow Rangers será quem fará parte do grupo dos Devils, comandados pelo também escocês Alex Ferguson, que diga-se, tem parte marcante de sua história remetente ao clube de Glasgow.

Ferguson, durante os anos 60, jogou pelo Queen's Park, além do St. Johnstone, por onde o atual técnico do Manchester United aplicou um fantástico hat-trick contra o Rangers, pela Scotish League do início dos anos 60, o que atraiu o Dunfermline no verão de 1964. Belas apresentações fizeram do destino de Ferguson então aparecer, em uma contratação que envolveu £65,000, com a camisa do mesmo Rangers, em 1967, clube em que viria a ser culpado pelo gol concebido na final da Scottish Cup de 1969. Foi forçado consequentemente a jogar ao lado dos juniores em vez da equipe principal. De acordo com seu irmão, Ferguson estava tão frustrado com a derrota que até jogou a medalha para longe, danificando uma porção de coisas. Pouco tempo depois, se casou com Cathie, que veio a causar problemas internos de Ferguson com o cube, além de discriminação, devido a religião católica da mulher. Em sua biografia, Sir Alex Ferguson diz que sofreu muito com isso, já que na época havia muito preconceito com a religião das pessoas e de seus familiares, e deixou bem claro de que o clube foi relutante em renovar seu contrato até 1969, quando deixou o Rangers a fim de rumar ao Falkirk e depois ao Ayr United. Cathie, no meio dessas duas últimas tranferências, impediu que fosse jogar pelo Nottingham Forest, pois não estava disposta a se mudar à Inglaterra, país em que chegou em 1986 para justamente treinar o Manchester United, onde está até hoje e que nesta temporada voltará a Glasgow para enfrentar o Rangers, logo na primeira rodada da Champions, em um grupo que ainda tem Valencia e Bursaspor.

Os grupos da UEFA Champions League


















Finalmente os grupos da UEFA Champions League foram sorteados, sorteio que ocorreu em Monaco, cujos papéizinhos foram sorteados pelos 4 melhores da última edição da Champions: Júlio César, Maicon, Wesley Sneijder e Diego Milito.

Abaixo, os grupos e em negrito os times que acho que irão às oitavas:

Grupo A
Internazionale
Werder Bremen
Tottenham
Twente

Grupo B
Lyon
Benfica
Schalke 04
Hapoel Tel-Aviv

Grupo C
Manchester United
Valencia
Rangers
Bursaspor

Grupo D
Barcelona
Panathinaikos
Copenhaguen
Rubin Kazan

Grupo E
Bayern de Munique
Roma
Basel
Cluj

Grupo F
Chelsea
Olympique de Marseille
Spartak de Moscow
Zilina

Grupo G
Milan
Real Madrid
Ajax
Auxerre

Grupo H
Arsenal
Shakhtar Donetsk
Braga
Partizan Belgrado

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Fim dos play-offs da Champions e seus cabeças-de-chave














A Champions League já conhece os 32 times que a disputarão. A rodada de volta dos play-offs aconteceu hoje e ontem, com mais 10 equipes classificadas: Hapoel Tel-Aviv, Basel, Werder Bremen, Partizan, Braga, Tottenham, Auxerre, Copenhaguen, Ajax e especialmente o eslovaco Zilina, o terceiro time do país a ter vaga em uma Champions League -- o MFK Košice em 1997/98 e o FC Artmedia Petržalka, oito temporadas depois, conseguiram vaga. O Zilina fez história e virou a maior zebra desta edição. Os times perdedores dos play-offs, que ocorreram entre hoje e ontem, rumarão aos grupos da Europa League, sorteados na sexta. Amanhã o sorteio dos grupos da Liga dos Campeões, imperdível.

Abaixo, de acordo, com o ranking da UEFA, coloco em vermelho os cabeças-de-chave, em verde os integrantes do Pote 2, em azul os do Pote 3 e em roxo os dos Pote 4(lembre-se, times do mesmo país não podem cair no mesmo grupo):
1- Barcelona
2- Manchester United
3- Chelsea
4- Arsenal
5- Bayern de Munique
6- Internazionale
7- Milan
8- Lyon
9- Werder Bremen
10- Real Madrid
11- Roma
12- Shakhtar Donetsk
13- Benfica
14- Valencia
15- Olympique de Marseille
16- Panathinaikos
17- Tottenham
18- Rangers
19- Ajax
20- Schalke 04
21- Basel
22- Braga
23- Copenhaguen
24- Spartak de Moscow
25- Hapoel Tel-Aviv
26- Twente
27- Rubin Kazan
28- Auxerre
29- Cluj
30- Partizan
31- Zilina
32- Bursaspor