sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Série B 2011 com a possibilidade da manutenção da sina de acessos consecutivos

Na Série B, o primeiro turno está a uma rodada de seu fim. Portuguesa, Ponte Preta e Náutico largam na frente como os times que dão indício de que vão subir, mesmo sendo preciso a ressalva de que ninguém ainda tem a garantia do acesso, obviamente. Tirando estes três times, o torneio tem uma tabela nivelada, equilibrada na virtual briga pela quarta posição, com pelo menos nove times na disputa. Sim, nove times, no mínimo.

Mas o post quer evidenciar outro fator. Na verdade, uma curiosidade: em 4 das 5 últimas edições de Série B, no mínimo um time consegue ter dois acessos consecutivos, ou seja, da C à B e depois da B à A, sem ficar pelo menos um ano na fila. Veja abaixo:

América-RN: Série C 2005 - Série B 2006 - Série A - 2007
Vitória e Ipatinga: Série C 2006 - Série B 2007 - Série A 2008
Atlético-GO e Guarani: Série C 2008 - Série B 2009 - Série A 2009
América-MG: Série C 2009 - Série B 2010 - Série A 2011
*Excessão: sequência 2007-2008-2009

Pois bem, neste ano essa sina pode seguir. Dos 4 que disputaram no ano passado a terceira divisão e hoje a segunda, pelo menos duas equipes devem brigar pelo acesso. O Criciúma, atual sétimo colocado, é o mais próximo do G-4, com 27 pontos, com claras chances de brigar. ABC e Boa são presas, muitas vezes fáceis, quando jogam fora de casa, mas no Frasqueirão e no Dilzon Melo, respectivos estádios onde mandam suas partidas, crescem assustadoramente e conquistam triunfos importantes. Por isso, não devem ser descartados. Por último, o Salgueiro tenderá a brigar contra o rebaixamento. É impossível pensar que os pernambucanos reajam a ponto de brigarem na parte de cima da tabela.

Acompanharei a Série B de perto até seu fim, sempre reparando na possibilidade de essa curiosidade ser mantida.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Zagreb, Bayern e Pilsen colocam um pé nos grupos da Champions




Nessa semana, ocorreram os 10 jogos de ida dos play-offs da Champions. Como é de costume, não deixo escapar a oportunidade de analisá-los brevemente.

O Arsenal fez seu dever de casa e ainda por cima não tomou gols, mas seu desempenho no jogo não foi tão superior a da Udinese, pelo contrário. O empate seria o mais justo, resultado que os ingleses precisam na próxima quarta, em Údine, para não passarem o vexame de ficar fora da Liga depois de 14 anos disputando-a consecutivamente. Sem Fábregas e provavelmente sem Nasri, vem mais sofrimento por aí.

Em outros jogos de peso, o Twente desperdiçou a chance de vencer o Benfica em sua casa, só empatou e deve cair fora em Portugal. Enquanto isso, o Lyon tenta aumentar sua série de participações seguidas na Champions, sendo preciso não perder de dois gols diferença para o Rubin, equipe forte jogando em Kazan. Ainda do lado da chave dos não-campeões, é improvável pensar que o Zürich vá devolver, na Suíça, os 2 x 0 que tomou do Bayern de Munique, na Allianz Arena. Mas improvável mesmo é acreditar que o Odense, depois de vencer na Dinamarca, não tenha condições de segurar o Villarreal, no El Madrigal, próxima semana, em jogo que promete equilíbrio.

Nos confrontos de menor expressão, destaque para a goleada do Dinamo Zagreb, na Croácia, para cima do surpreendente Malmö e da excelente vitória do Viktoria Pilsen, da República Tcheca -- time da cidade que dá nome à cerveja Pilsen -- sobre o Copenhagen, no Parken. Talvez esteja aí a maior surpresa da rodada, em meu modo de ver.
Fechando, o Strum Graz jogará na Áustria para tentar despachar o Bate Borisov, depois de empate na Bielorrússia, o APOEL Nicosia jogará todas as fichas para tirar o Wisla do torneio, estando na mesma situação do Genk, para quem só interessa a vitória, na Bélgica, contra o bom Maccabi Haifa, aliando-se ao gol marcado em Israel, na derrota por 2 x 1.

Em resumo, Dinamo Zagreb, Bayern de Munique e Viktoria Pilsen dão evidentes indícios que figurarão na Champions desta temporada. Mesmo assim, ainda faltariam 7 equipes. É esperar, assistir e, então, saber!