Na Série B, o primeiro turno está a uma rodada de seu fim. Portuguesa, Ponte Preta e Náutico largam na frente como os times que dão indício de que vão subir, mesmo sendo preciso a ressalva de que ninguém ainda tem a garantia do acesso, obviamente. Tirando estes três times, o torneio tem uma tabela nivelada, equilibrada na virtual briga pela quarta posição, com pelo menos nove times na disputa. Sim, nove times, no mínimo.
Mas o post quer evidenciar outro fator. Na verdade, uma curiosidade: em 4 das 5 últimas edições de Série B, no mínimo um time consegue ter dois acessos consecutivos, ou seja, da C à B e depois da B à A, sem ficar pelo menos um ano na fila. Veja abaixo:
América-RN: Série C 2005 - Série B 2006 - Série A - 2007
Vitória e Ipatinga: Série C 2006 - Série B 2007 - Série A 2008
Atlético-GO e Guarani: Série C 2008 - Série B 2009 - Série A 2009
América-MG: Série C 2009 - Série B 2010 - Série A 2011
*Excessão: sequência 2007-2008-2009
Pois bem, neste ano essa sina pode seguir. Dos 4 que disputaram no ano passado a terceira divisão e hoje a segunda, pelo menos duas equipes devem brigar pelo acesso. O Criciúma, atual sétimo colocado, é o mais próximo do G-4, com 27 pontos, com claras chances de brigar. ABC e Boa são presas, muitas vezes fáceis, quando jogam fora de casa, mas no Frasqueirão e no Dilzon Melo, respectivos estádios onde mandam suas partidas, crescem assustadoramente e conquistam triunfos importantes. Por isso, não devem ser descartados. Por último, o Salgueiro tenderá a brigar contra o rebaixamento. É impossível pensar que os pernambucanos reajam a ponto de brigarem na parte de cima da tabela.
Acompanharei a Série B de perto até seu fim, sempre reparando na possibilidade de essa curiosidade ser mantida.