sábado, 5 de junho de 2010

COPA: David James mira final e proeza pessoal










Ser finalista da Copa é objetivo para todos. Caindo na teoria, são 9 as equipes com chances claras: Brasil, Argentina, Itália, Alemanha, Espanha, França, Holanda, Portugal e Inglaterra. A esta última, na final de 11 de julho, o goleiro inglês do Portsmouth, David James, anunciou a vontade de disputá-la. O arqueiro completará 40 anos, dia 1 de agosto e já é disparadamente o jogador inglês mais velho a disputar um Mundial. Se chegar à final, se torna o segundo jogador mais velho da história a estar em uma. James só perderia para Dino Zoff, que em 1982, ano do tri italiano, tinha exatos 40 anos e 133 dias. Mas seu orgulho está mesmo em, depois de tantas falhas na carreira, se aposentar em um jogo de Copa do Mundo -- ele já se despediu da Premier League.

COPA: Meta de Klose é se igualar a Gerd Müller














Miroslav Klose não fez uma boa temporada. Foi finalista da Champions League com o Bayern, não titular. Mas jogou. Colaborou especialmente na primeira fase da competição. E atuou também na Bundesliga, no começo da gestão Van Gaal. Ao todo, tem números de um atacante mediano.
Na seleção, disputa vaga com Cacau, Thomas Müller e Kiessling. Nas Eliminatórias fez gol importante contra a Rússia, fora de casa, que garantiu a presença da equipe na África. Não é o que lhe dá crédito com Joachim Löw. Seus números e histórico na seleção é que se relevam. Em Copas, são dez gols, cinco em 2006, cinco em 2002. Se fizer pelo menos quatro em gramados sulafricanos, alcança Gerd Müller, que marcou 14 vezes. Na pior das hipóteses, pode até marcar cinco, passar o craque alemão e chegar a Ronaldo, maior artilheiro da história das Copas. A meta de Klose é conseguir a titularidade, ir bem na fase de grupos, tentar ajudar a Alemanha a chegar longe, para então igualar a Müler. Virar uma grande lenda em Mundiais é outro objetivo, mas, primeiro, é preciso vencer um.

Os gols de Klose em Copas:
2002:
Alemanha 8 x 0 Arábia Saudita(Klose - 3 gols)
Alemanha 1 x 1 Irlanda(Klose - 1 gol)
Alemanha 2 x 0 Camarões(Klose - 1 gol)
2006:
Alemanha 4 x 2 Costa Rica(Klose - 2 gols)
Alemanha 3 x 0 Equador(Klose- 2 gols)
Alemanha 1(4) x (2)1 Argentina(Klose 1 gol)

COPA: Camarões, pelos últimos amistosos, preocupa













Camarões, entre as seleções que disputarão a Copa, é uma das que mais preocupa, levando em conta os últimos amistosos.
Os camaroneses, que já impressionaram o mundo década passada, acumulam a série mais longa sem vitória entre as 32 seleções do Mundial. São 6 jogos: 4 empates -- 0 a 0 ante a Itália, em março, como principal -- e 3 derrotas. Uma delas a bizarra contra Portugal(3x1), em Covilhã. Eto'o foi expulso, Webo fazia a função de ponta-esquerda, mas depois se centralizava, Ekotto pouco eficiente em seus lançamentos compridos, uma zaga limitada, muito faltosa, marcada por marcação afoita, além de um goleiro não muito confiável: Kameni, do Espanyol, alvo de muitas críticas.
Um time aparentemente sem entrosamento e desorganizado pode sucumbir no grupo da inspirada Holanda, do Japão e da Dinamarca.

COPA: Itália x Suíça. Uma superstição italiana pré-Copa








Em 1982, a Itália, em amistoso, empatava com a Suíça por 1 a 1 às vesperas do Mundial da Espanha. Mesmo resultado do amistoso contra a própria seleção suíça, há 1 semana antes da Copa da Alemanha, em 2006. A consequência foi título italiano em ambas edições.
Pois a Itália, em Genebra, hoje, ficou no 1 a 1 com os suíços de Ottmar Hitzfeld, há 1 semana da aguardadíssima Copa da África. Uma superstição em jogo, improvável que se complete.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

COPA: Costa do Marfim depende de Drogba e vice-versa















Drogba foi o artilheiro do Chelsea na temporada, 28 gols na Premier League, 36 ao todo. Sabia da chance de ser o melhor do mundo. Do mesmo jeito que sabia da importância de fazer uma boa Copa, já que a chama de esperança da Costa do Marfim se atendia ao nome do craque. Até vir a infeliz contusão de agora a pouco, na partida amistosa contra o Japão. Marcou um gol, mas depois se chocou com o brasuca Tulio Tanaka, na queda fraturou a ulna, osso do cotovelo. A primeira informação veio do jornal francês L'Equipe.

O médico da Federação ainda não confirmou totalmente a vetação do atleta no Mundial, mas realçou que a lesão aparenta ser séria. O sonho de Drogba parece ter ido ao espaço.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

COPA: Os sustos e goleadas do Brasil pré-Mundial









O Brasil já passou muitos sustos em amistosos antes de Mundiais. Lá atrás a moda era jogar com times locais, como nas vésperas da Copa de 70, quando o Brasil enfrentou o time de Guanajuato, do México. Nos amistosos antecipando as 4 últimas Copas, a seleção goleou 7 vezes e passou 3 vezes sustos. Antes de 94, o maior deles: 1 x 1 com o Canadá, em Edmonton. Mas depois, 8 x 0 e 4 x 0, respectivamente sobre Honduras e El Salvador. Em maio de 1998, 3 a 0 em cima de Andorra e um 1 a 1 ante o Athletic Bilbao, da Espanha. Em 2002, mais um amistoso, goleada pré-Copa. 4 a 0 sobre a Malásia. Na última Copa, antes da estreia contra a Croácia, goleadas sobre a Lucérnia e a Nova Zelândia. Ontem, um 3 a 0 sobre Zimbábue, em Harare.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Cartazes da Copa - Brasil

Cartazes da Copa - Honduras

Cartazes da Copa - Chile

Cartazes da Copa - Costa do Marfim

Cartazes da Copa - Coreia do Norte

Cartazes da Copa - Espanha

Cartazes da Copa - Suíça

Cartazes da Copa - Portugal

Cartazes da Copa - Nova Zelândia

Cartazes da Copa - Itália

Cartazes da Copa - Paraguai

Cartazes da Copa - Austrália

Cartazes da Copa - Japão

Cartazes da Copa - Holanda

Cartazes da Copa - Eslováquia


Cartazes da Copa - Camarões


Cartazes da Copa - Alemanha

Cartazes da Copa - Sérvia

Cartzes da Copa - México


Cartazes da Copa - Inglaterra

Cartazes da Copa - Grécia

Cartazes da Copa - Gana

Cartazes da Copa - Estados Unidos


Cartazes da Copa - Dinamarca

Cartazes da Copa - França

Cartazes da Copa - Argélia

Cartazes da Copa - Eslovênia

Cartazes da Copa - Coreia do Sul

Cartazes da Copa - Argentina

Cartazes da Copa - Nigéria

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Cartazes da Copa - África do Sul


Cartazes da Copa - Uruguai

A partir de hoje começarei a mostrar cartazes relacionados às seleções da Copa. Envolvem escudos, características e jogadores de cada nação. As obras foram criadas por uma série de artistas da AM I Studios, localizada na Cidade do Cabo, na África do Sul, com parceria da ESPN. Abaixo, vai a do Uruguai, como destaque o atacante Forlán.


Zimbábue de Mwaruwari e Karuru promete empenho













Em quase todos os jornais zimbabuenses, as manchetes mencionam como principal notícia o jogo da seleção local contra o Brasil, quarta-feira. Seleção quase sem nenhuma glória, mas que apresenta alguns conhecidos, diferentemente da Tanzânia, adversária brasileira na próxima segunda. O atacante Benjani Mwaruwari é um deles. Jogou pelo Manchester City, ao lado de Robinho e Elano, fez apenas 3 gols, temporada retrasada. Nesta temporada defendeu o Sunderland. Ao Zimbabwe Herald, da cidade de Harare, afirmou que o Brasil não terá vida fácil.
Ovidy Karuru, meio-campista menos famoso, jogou o Campeonato Francês pelo Bolougne. Acabou fazendo parte do elenco rebaixado à segunda divisão. Mas também falou do jogo duro que farão para cima dos brasileiros.
A seleção, na teoria, não irá aprontar. Mas a hipotética disposição dos atletas que estarão em campo é de impressionar. Sete deles que disputam campeonatos europeus, outros 11 que jogam na África e mais um presente nos gramados da Major League Soccer.