
Nesta manhã foram sorteados os duelos de oitavas-de-final da Champions League. Confira minhas curtas análises e favoritos de cada um:
Roma x Shakhtar Donetsk
Para a Roma, ter escapado de Barcelona, Real Madrid, Chelsea e Manchester United, foi interessantíssimo. Mas, claro, é bom não menosprezar o Shakhtar, cujo meio-de-campo é abastecido de brasileiros: Douglas Costa, William e Luiz Adriano, além de Eduardo da Silva.
Em confronto equilibrado, algo me diz que a Roma se dará mal.
Milan x Tottenham
O Tottenham volta a Milão, depois de ter perdido para a Inter num jogo fantástico: 4 x 3, com hat-trick de Bale. Em White Hart Lane, os Spurs degolaram a pobre Inter, com show de Bale, novamente, no lado esquerdo da defesa italiana. Desta vez, o Tottenham sonha mais alto no primeiro jogo, em San Siro. Quanto ao Milan, Ibra pode pesar, pode ser decisivo, como vem sendo na temporada. Outro equilíbrio tremendo e está parecendo que o Milan amarelará.
-
Valencia x Schalke 04
Quem dos dois avançar, teremos uma zebra nas quartas. É, talvez, o duelo mais coadjuvante desta fase. O Schalke tem mais estrelas: Raul, Huntellar(?!), Farfán. Porém, o Valencia tem totais condições de passar, mesmo depois de perder David Villa e Silva. A individualide pode pesar, no entanto, talento será preciso. Por isso, aposto no Schalke.
Lyon x Real Madrid
O Lyon foi o algoz do Real na última Champions, pois cravou a quinta vez seguida dos espanhois parando na fase de oitavas. Desta vez, não sei não. Mourinho vai conseguir acabar com esta sina, disso eu tenho quase certeza.
Inter x Bayern de Munique
É a reedição da última final da Champions, disputada em maio no Santiago Benabéu. Deu Inter, sem quase nehuma susto. Ou melhor, deu Milito, que fez três gols apenas na temporada, sendo bom dizer que ficou grande parte dos jogos no banco, escolha de Benítez. A Inter não anda bem. Benítez está ameçada. Talvez o título do Mundial acalme a tragicidade com a qual os italianos passam. Vejo a Inter com leve favoritismo, mas, é claro, dependerá de como ela estará em fevereiro, sem desconsiderar o poder do Bayern no comando de Van Gaal.
Arsenal x Barcelona
Depois da surra sobre o Real Madrid, o Barcelona não tomou mais sustos nos 4 jogos que fez. Seu brilho aumentou ainda mais nos últimos dias. Enquanto isso, o Arsenal sofria para tentar chutar um bola no gol do Manchester United, em derrota para os Red Devils na última segunda. É mais uma das reedições da temporada passada, sendo mais preciso, das quartas da última Champions, que contou com 4 gols de Messi no jogo de volta, no Camp Nou, naqueles 4 x 1. Barcelona, coletivo, favorito. Arsenal, contando com jogadas individuais, não deve conseguir passar.
Marseille x Manchester United
Um adversário que, na teoria, não deve causar surpresa para os comandados de Alex Ferguson. Só na teoria, pois o Olympique já surpreendeu o Chelsea, mas em casa. O trunfo dos franceses será o jogo dentro de casa, de onde o Marseille poderá levar um bom resultado para Old Trafford. Favoritismo do Manchester, de melhor defesa na competição.
Copenhagen x Chelsea
O Copenhagen é a grande surpresa desta Champions. Para o Chelsea, é o adversário mais compatível com a situação ruim a que os Blues se encontram. Chelsea favorito, mas o Copenhagen, exclusivamente dentro de casa pode dar seu ar de graça.