sábado, 15 de janeiro de 2011

Copinha chega às oitavas. Abaixo análises e palpites

A Copa São Paulo de Futebol Júnior chega à fase de oitavas-de-final, com alguma zebras. Assim, confira abaixo minhas curtas análises e palpites:

Desportivo Brasil x Ponte Preta
Para quem esperava um Corinthians x Grêmio se surpreendeu com a vitória do time de Porto Feliz sobre o Timão e a eliminação dos gaúchos para os campineiros. O Desportivo chegou às quartas-de-final na edição passada e acredito que alcance tal feito novamente, mas é bom ficar de olho na Ponte Preta, que foi discreta na primeira fase, mas logo aprontou.

Paulista x PAEC
A equipe de Jundiaí eliminou o Vasco pela segunda vez consecutiva na Copinha, enquanto os paulistanos venceram nos pênaltis o Figueirense. Vejo um duelo equilibrado, como de costume, mas colocarei o Paulista como favorito

Coritiba x Atlético-PR
Pois é, o destino quis que os arquirrivais de Curitiba se enfrentassem pela Copinha, no primeiro Atle-Tiba que será realizado fora de solo paranaense. E, mesmo com rivalidade entrando em campo, deposito favoritismo no Furacão, mesmo depois do Coxa ter eliminado outro Atlético, o mineiro, com favoritismo jogando contra.

Flamengo x São Paulo
O Flamengo se superou ao eliminar o Cruzeiro na última fase e, com isso, ganha força para até onde conseguir chegar na Copinha. Ao meu ver, não passará do São Paulo, mas obviamente tem chances, apenas precisa ter organização e cabeça no lugar, afinal, já mostrou ter bons jogadores.

Internacional x Nacional
Foi o duelo que decidiu a final da Copinha de 1972. Na ocasião, o Colorado de Falcão levou o caneco. Desta vez, o Inter terá pela frente um Nacional que eliminou na última fase o Palmeiras, jogando em alto estilo e demonstrando ter uma boa equipe, capaz de ir longe, sem exagero. É meu palpite diante de um Inter que gosta de emoção.

Fluminense x América-MG
Duas equipes que se enfrentaram nesta mesma fase na Copinha de 2009(na ocasião, deu Fluminense: 1 x 0).O Flu até agora só atropelou os adversário que teve a frente: Sertãozinho, Nacional-AM, Tubaté e Grêmio Prudente, a exemplo do 100% América-MG. Meu palpite é que o Tricolor, candidato ao título, avance como há 2 anos, mas não é nem um pouco benéfico subestimar os mineiros.

Santos x Rio Preto
O Santos fez irregularíssima campanha na primeira fase, mas massacrou o América-RN na última fase, jogando como vice-campeão que é da Copinha. O Rio Preto é a grande surpresa e pode aprontar para cima do favorito no confronto Peixe.

Bahia x Vitória
E não é que pinta mais um dérbi na Copinha: Ba-Vi! O Bahia eliminou a Portuguesa, enquanto o Vitória despachou o Barueri. Dou ligeiro favoritsmo ao rubro-negro, mas sem desprezar o Tricolor baiano.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Copinha chega ao mata-mata. Abaixo meus palpites a análises

A exemplo do ano passado, analisarei todos os confrontos referentes aos mata-matas da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Neste final de semana tem o início dos 16-avos de final. Os confontos, com curtas análises e palpites, abaixo:
-
Grêmio x Ponte Preta
O Grêmio foi impecável na primeira fase, enquanto a Ponte Preta só venceu uma vez, empatou outras duas. No confronto das equipes que não avançaram à segunda fase da competição no ano passado, coloco o Grêmio como favorito.
-
Corinthians x Desportivo Brasil
As equipes da capital e de Porto Feliz chegaram às quartas-de-final da Copinha passada, sendo eliminadas, respectivamente por Juventude e Palmeiras, além do fato de na primeira fase desta Copinha terem vencido todos os jogos. Vejo um confronto equilibrado, mas acho que a tradição deva se sobressair: Corinthians favorito.
-
Vasco x Paulista
É a reedição da primeira fase do mata-mata do ano passado. Naquela oportunidade, o time de Jundiaí triunfou por 3 x 1. É a chance do revanche vascaíno. Revanche que acho que irá acontecer.
-
PAEC x Figueirense
O PAEC está invicto, ou melhor 100%, enquanto o Figueira, campeão da Copinha em 2008, só somou 5 pontos e levou sorte em seu insosso grupo. Curiosamente, é outra reedição da primeira fase do mata-mata passado. Deu Pão de Açúcar na oportunidade. E acho que dará de novo.
-
Atlético-MG x Coritiba
Confronto de equipes que lideraram seus grupos, mas não estão invictas. Acredito em mais um duelo de equilíbrio, porém acho que o Galo passará às oitavas.
-
Mogi Mirim x Atlético-PR
O Mogi surprendeu em seu grupo deixando o Flamengo na segunda colocação. E, diante do vice-campeão do torneio em 2009, o Atlético-PR, algo me diz que o time paulista se dará melhor, mas apertadinho.
-
São Paulo x Olé Brasil
Para quem desconhece, o Olé Brasil FC é uma equipe da cidade de Ribeirão Preto idealizado pelo grupo Leão Leão, cujo objetivo é somente revelar atletas. Mas, mesmo tendo a especialidade nas categorias de base, o Olé parará num São Paulo enfraquecido em relação com o ano passado.
-
Cruzeiro x Flamengo
O Flamengo pagará caro por ter perdido a primeira colocação para o Mogi Mirim, enquanto o Cruzeiro levou puro azar, afinal, fez o que deveria mesmo ser feito. Acredito no Cruzeiro, campeão da Copinha de 2007.
-
Palmeiras x Nacional-SP
Duelo de duas equipes invictas e do estado de São Paulo, a exemplo de Portuguesa x Nacional, jogado na primeira fase. Meu palpite é que o Palmeiras avançará. Mas o Nacional mostrou ser encardido.
-
Internacional x Primeira Camisa
O FC Primeira Camisa, para quem não sabe, é um clube sediado na cidade de São José dos Campos, criado em 2007 pelo ex-zagueiro Roque Júnior, tendo o mesmo objetivo do Olé Brasil: formação de atletas. Ano passado, parou nessa fase diante do Guarani. Terá pela frente o titubeante Inter, com quem já jogou e empatou há 1 semana. Em aposta de risco, confio no Primeira Camisa.
-
América-MG x Juventus
O América demonstrou ser uma boa equipe após ter vencido todos os duelos da primeira fase. Enquanto isso, o Juventus, em seu grande teste, amarelou diante do Atlético-PR. Confio nos mineiros
-
Fluminense x Grêmio Prudente
A teoria indica o 100% Flu favorito, fácil. O Prudente fez modesta campanha e deve ser presa fácil aos cariocas, mas na teoria.
-
Santos x América-RN
Curiosamente, o Santos, craque em revelar joias nos últimos anos, apresentou tremenda dificuldade na primeira fase. Classificou-se na bacia das almas contra o São Carlos, e por isso arrsico confiar nos potiguares.
-
Rio Preto x Juventude
Um confronto coadjuvante no papel, mas é bom ressaltar que os gaúchos foram semifinalistas na última Copinha. Mesmo assim, coloco o Rio Preto, que desbancou o Botafogo na primeira fase, como leve favorito.
-
Vitória x Barueri
O Barueri, ex-Campinas, demostrou ser um time interessante, especialmente na partida contra o Corinthians. Em outro choque equilibradíssimo, vejo a equipe da Grande São Paulo favorita contra um Vitória que não me convence.
-
Portuguesa x Bahia
O Bahia foi o nono melhor segundo colocado dentre os 23, ou seja, foi o último a se classificar por índice técnico. A Portuguesa foi mais incisiva, tem um time tecnicamente superior: Lusa favorita.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Excepcional temporada rende ao Napoli merecidos elogios













A incontestável vitória por 3 x 0 sobre a Juventus serviu para se aumentar ainda mais os elogios ao Napoli, vice-líder do Calcio, com 36 pontos, 4 atrás do Milan. O excelente trabalho do treinador Walter Mazzari, tanto no Italiano quanto na Europa League, faz da equipe um dos grandes destaques nessa temporada europeia. Com o uruguaio Edinson Cavani, um dos grandes nomes da última Copa do Mundo, jogando em alto estilo -- fez os 3 gols na vitória sobre a Juve --, sendo o artilheiro do torneio, com 13 gols, ao lado de Di Natale, da Udinese, além do eslovaco Marek Hamsik e o argentino Lavezzi completando, também ao melhor estilo, o trio ofensivo da equipe, não tem como não prestar atenção e, no meu caso, não dedicar um post exclusivo.
Sem falar da segura retaguarda, em destaque o goleiro Morgan de Sanctis, com passagens pela seleção italiana, e os bons lateraiss que são Campagnaro e Dossena.

É muito bom ver o Napoli brigando por Champions League e pelo Scudetto, sem exagero, novamente. Muito por causa de sua torcida fanática, que lota ao máximo o estádio San Paolo, até nos momentos mais ruins de seu time, como em 2005, quando os napolitanos amargavam na Série C.

Esse Napoli é, sem sombra de dúvidas, o melhor pós-Maradona. Aquela squadra que faturou dois títulos nacionais, em 87 e 90, além da Supercopa da Itália de 1990 e a Copa da UEFA de 1998/89, tinha como time-base: Giuliano; Ferrara, Francini, Corradini e Alemão; Renica, Fusi, De Napoli; Careca, Maradona e Carnevale. Um verdadeiro timaço.

Hoje, o Napoli não tem um timaço. Mas o que possue é o bastante para ficarmos de olho, porque certamente a consequência dos bons resultados virá de forma positiva.