sábado, 3 de julho de 2010

COPA: Para quem adora pênaltis, basta assistir jogo de Gana














Gana fez história. Mas podia virar lenda se Asamoah Gyan não desperdiçasse um pênalti no último lance do segundo tempo da prorrogação da partida contra o Uruguai, valendo vaga para as semi-finais da Copa. E diga-se, para o cidadão que adora ver cobranças de pênaltis, as partidas de Gana são um prato cheio. Em sua estreia, o sérvio Lukovic enfiou a mão na bola dentro da área nos instantes finais da partida. Penalidade convertida por Gyan e vitória magra providencial ganesa. Quatro dias depois, mais pênalti. O australiano Kewell deu uma de goleiro colocando o braço para evitar gol de Ayew, flho de Abedi Pelé. Gyan fez e a partida terminaria empatada. Nas oitavas, foi Donovan, desta vez contra Gana, que marcou de pênalti, mas a equipe africana passaria às quartas. Fase em que, logicamente com Gana em campo, haveria 7 pênaltis cobrados, 4 certos e 3 errados, 1 na prorrogação e 6 na disputa fatal, 2 convertidos por Gana e 4 pelo Uruguai.
Uruguai esse que pegou sorte no emparelhamento das chaves e no duelo ante Gana. O resultado da obra é a Celeste nas semis.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

COPA: Klose costuma aparecer contra seleções da América













Klose é o artilheiro dos gols de cabeça da história das Copas, são 7 dos 12 marcados. Também é o europeu com mais gols assinalados sobre seleções da América nos Mundiais. Em suas duas últimas participações, foram 6 encontros e 5 gols, 5 vitórias(uma delas nos pênaltis) e apenas 1 derrota.

2002: Alemanha 1 x 0 Paraguai - 0 gols

2002: Alemanha 1 x 0 EUA - 0 gols

2002: Alemanha 0 x 2 Brasil - 0 gols

2006: Alemanha 4 x 2 Costa Rica - 2 gols

2006: Alemanha 3 x 0 Equador - 2 gols

2006: Alemanha 1(4) x 1(2) Argentina - 1 gol

Contra a Argentina, no sábado, Klose pode marcar seu sexto gol e conquistar sseu quinto triunfo contra americanos.

terça-feira, 29 de junho de 2010

COPA: O pragmatismo espanhol derrota mais uma retranca














Vamos a uma brincadeira. A Espanha toca, toca, toca, mas ninguém atende.

David Villa é responsável por 4 dos 5 gols espanhois no Mundial, justificando que ele, pelo menos, atende as ligações de Xavi ou eventualmente de Iniesta. Mas Torres ainda deve. Llorente não é e não chega nem perto da titularidade, mas no pouco que jogou levou mais perigo que El Niño. Se Torres anda devendo, a Espanha anda pragmática como a Holanda, só explicando a brincadeira do início. São 4 partidas, 3 contra retrancas: Suíça, Honduras e Portugal -- contra o Chile, vitória apertadinha também. Aí, vitórias práticas não são descartadas. Mesmo se tratando da Fúria.

COPA: O pior Mundial da Europa é o melhor para sul-americanos

A América do Sul nunca teve 4 quadri-finalistas na Copa do Mundo. Foram no máximo 3. E a Europa nunca viu tantos poucos integrantes nas quartas como neste Mundial. Em 1970 e 2002, os europeus tiveram 4 vagas. Em 2010, são 3: Alemanha, Holanda e Espanha. Há 8 anos, só como lembrete, Turquia, Inglaterra, Espanha e Alemanha salvaram o continente.
Para um torneio com hegemonia europeia nas semi-finais em 2006, uma semi-final, como na realidade há chances, com Uruguai x Brasil e Argentina x Paraguai não seria nada mal.

domingo, 27 de junho de 2010

COPA: A eclosão da nova geração da Alemanha














O erro de Jorge Larrionda, no chute que entrou de Lamapard, foi um detalhe da partida Alemanha 4 x 1 Inglaterra. Todos viram que a Alemanha é mais time, tem mais força e é mais leve e jovem do que as outras seleções alemãs das 2 últimas Copas. Mesut Ozil foi estupendo na temporada pelo Werder Bremen, Thomas Müller há exato 1 ano não era ninguém, disputava a terceira divisão regional bávara. Foi o Bayern quem em nele apostou, e de lá seguiu diretamente até o ataque titular de sua seleção. E logo esses dois garotos, integrantes da nova geração da seleção que já eclodiu, estão fazendo a diferença na África. Para o alemão pessimista, estão aí dois de quem a Alemanha precisará pelo menos nos próximos 3 Mundias. O ponto é, a seleção de Löw deu uma aula de contra-ataque aos ingleses e na sequencia enfrentarão a Argentina, com todas as condições de chegarem às semi-finais pela terceira vez consecutiva.
-
Resultados das oitavas do dia:
Alemanha 4 x 1 Inglaterra
Argentina 3 x 1 México