sexta-feira, 21 de maio de 2010

Bernabéu, pela quarta vez, palco de uma final europeia















O Santiago Bernabéu receberá pela quarta vez uma final europeia. Isso porque, Madrid já viu de perto o Real, em 57, dono da casa, o Milan, em 69, e o Nottingham Forest, em 80, se sagrarem campeões. O estádio é o recordista de finais do torneio. Veja as três abaixo(contém a ficha e e as escalações do jogo no qual o anfitrião venceu a Liga: Real Madrid 2 x 0 Fiorentina, em 57):

30/05/1957 - Real Madrid 2 x 0 Fiorentina
Real: Alonso; Torres, Marquitos, Lesmes, Muñoz; Zarraga, Kopa, Mateos, Di Stéfano; Rial e Gento
Fiorentina: Sart; Magnini, Orzan, Cervato, Scaramucci; Segato, Julinho, Gratton, Virgili; Montuori e Prini
Gols: Di Stéfano(aos 70 min) e Gento(aos 74 min)

28/05/1969 - Milan 4 x 1 Ajax
Gols: Pratti(aos 7, 40 e 75 min) e Sormani(aos 67 min)/Vasovic(aos 60 min)

28/05/1980 - Nottingham Forest 1 x 0 Hamburgo
Gols: Robertson(aos 20 min)

quinta-feira, 20 de maio de 2010

COPA: Gekas quer reviver temporada 2006/07 no Mundial












O atacante grego Theofanis Gekas foi uma das melhores apostas por empréstimo da história do Bochum, da Alemanha. Um time sem tradição nenhuma no futebol europeu conseguiu uma liberação do Panathinaikos para ter Gekas na Bundesliga 2006/07. O resultado foi uma oitava colocação com ajuda do grego, que ainda se tornou o artilheiro da competição, com 20 gols, deixando para trás alguns favoritos ao posto, Alexander Frei, atacante suíço, na época do Borussia Dortmund, Mário Gomez, alemão, na época do Stuttgart e Kevin Kuranyi, brasileiro, na ocasião do Schalke.
Hoje, Gekas contabiliza 20 gols pela Grécia, em 44 jogos, números parecidos com o de suas passagens por Bochum(20 gols/32 partidas) e Panathinaikos(23 gols/41 partidas), recentemente.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

COPA: Ballack não sabe tudo sobre Boateng












Como muitos já sabem, o meia alemão Michael Ballack está fora da Copa do Mundo pela entrada criminosa do ganês Kevin Boateng, jogador do Portsmouth, no último sábado. O que poucos sabem, incluindo Ballack, são os laços de Boateng com a Alemanha. A começo de conversa, foi em Berlim que o jogador nasceu. Sua mãe é alemã, e o pai ganês. Escolheu, tendo esse direito, por defender as cores de Gana na Copa, justamente adversária, no Grupo D, da Alemanha, que terá seu irmão, Jerome Boateng, já que este preferiu seguir a origem da mãe. Além disso, Boateng tem em suas veias o sangue que correu em Berna, na Copa de 1954. Sim. Mais uma coincidência. A mãe dele é sobrinha-neta de Helmut Rahn, autor de dois gols na final, no milagre da Copa da Suíça, há 56 anos, contra a até então invencível seleção húngara, deixando a Jules Rimet em mãos alemãs.
Com certeza, Ballack não sabe disso.

COPA: Villa finalmente acerta com o Barça













Por 40 milhões de euros, David Villa, do Valencia, aceitou jogar no Barcelona na próxima temporada. Antes da Copa, o presidente Joan Laporta já quer deixar tudo parcialmente engatilhado para 2010/11. Villa foi a primeira ligeira aposta. A segunda pode ser a vinda de Fábregas, em uma negociação que envolveria Ibrahimovic, que não deu certo no time da Catalunha. Resta saber se a diretoria dos Arsenal aceita -- semana que vem, talvez, a resposta sairá. O sueco, se a negociação falhar, poderá pintar até no Manchester City.
Complementando a lista de saídas, depois de Ibra, Henry poderá ir a Nova York, jogar no Red Bull New York, ao lado, possivelmente, de Raúl, do Real, cujo futebol é um dos interessados do clube americano. Touré também pode estar dando adeus. O destino do marfinense será, provavelmente, a Inglaterra.