
Foram sorteados hoje os 4 confrontos válidos pela repescagem que definirá os últimos classificados à Eurocopa de 2011. Quem não se deu tão bem foi Portugal! Mais abaixo análises de todos os confrontos.
Garantidos, só como recordação, estão Polônia e Ucrânia, sedes, além de Alemanha, Espanha, Holanda, Itália, França, Inglaterra, Dinamarca, Suécia, Rússia e Grécia, estes últimos em ordem de futebol mais bem jogado no atual cenário europeu, a meu ver.
Bom, vamos então ao tema do post, as repescagens:
Portugal x Bósnia:
Portugal não teve sorte, irá enfrentar o adversário mais forte dentre os que integravam o Pote 2, na reedição dos play-offs qualificatórios à Copa do Mundo da África. Na ocasião, os portugueses não tomaram conhecimento da Bósnia. Desta vez, a história poderá ser outra, já que a seleção do leste europeu fez com a França suasse em Paris para esta garantir vaga direta à Euro, tem um time mais organizado e com estrela mais amadurecidas, como Dzeko, Pjanic e Misimovic, em comparação com 2009. Por outro lado, Portugal não encanta e em certos momentos não convence. Nas mãos do atual treinador Paulo Bento, a equipe só perdeu uma vez, no jogo decisivo contra a Dinamarca e vem sendo mais eficiente do que Carlos Queiroz, com quem Portugal tropeçou onde não poderia, como no empate 4 x 4 com o Chipre e na derrota por 1 x 0 contra a Noruega. Bento está pagando pato! E a Bósnia tem condição de provocar uma zebrinha aí, bastando jogar proporcionalmente ao que seu elenco tem capacidade de render. Assim, poderá chegar a sua primeira Eurocopa da história.
Turquia x Croácia:
Em comparação com hoje, os turcos já viveram melhores momentos, como em 2002, na Copa na Ásia. E o mesmo serve para Croácia, que só teve significativo repercussão em Mundias mesmo em 1998, com o terceiro lugar e a artilharia de Davor Suker. Ultimamente, as duas seleções batem na trave em eliminatorias à Copa, apesar de normalmente terem plantel que sugiram classificação ao torneio. Minha expectativa é que a Croácia, de Eduardo da Silva, vá à Euro, mas é um choque perigoso demais para pitacos.
República Tcheca x Montenegro:
Após se separar futebolisticamente da Sérvia, a seleção de Montenegro passa por sua melhor fase em sua recente história. Classificar-se à Euro, acostumar-se com maior competitividade e desenvolver futebol suficiente para desbancar equipes que de costume, e não no papel, são superiores é o primeiro passo para alimentar o sonho de disputar a Copa de 2014, no Brasil. Afinal, por quê não sonhar a longo prazo? Contra os tchecos, equilíbrio total à vista, mas como não destacar e relevar os montenegrinos, únicos, dentre os outros segundos colocados, que não perderam para a equipe mais forte de sua chave. Sim, a Inglatera, tanto em Wwmbley quanto em Podgorica, não bateu Montenegro, que jogará tudo o que tem para fazer o serviço completo, contra a República Tceha, e chegar à Euro.
Irlanda x Estônia:
Acabar com o sonho da Sérvia de disputar mais uma Euro já é motivo de orgulho do torcedor estoniano, que nunca viu sua seleção tão perto do paraíso, que seria garantir presença inédita na Euro. Mesmo com um elenco sem nenhum nome conhecido praticamente, tem chances de eliminar a Irlanda, historicamente mais tradicional e melhor servida pelo time que possui, com Robie Kean, por exemplo. Como nos outros três, nesse duelo qualquer que seja o vencedor não me impressionará.