sábado, 11 de fevereiro de 2012

M'Gladbach e Tottenham: os tratores do sábado rumam à Champions

Começando pela Alemanha, temos nessa temporada uma das Bundesligas mais equilibradas e disputadas de todos os tempos no que se refere a luta pelo título, pelo qual quatro esquadrões possuem chances de conseguí-lo. Borussia Dortmund, hoje líder, Bayern de Munique e Schalke 04 são os favoritos na briga, até por serem mais competitivos e acostumados a decisões nas recentes temporadas. O quarto time, no entanto, que se candidata a entrar nesse meio e tentar a Salva de Prata é o Borussia Mönchengladbach, time bem tradicional e importante, mas que nos últimos anos vinha tendo como objetivo a permanência na elite, da qual quase se despediu temporada passada. Desta vez, a história está sendo diferente e a sensação do futebol do país pode, sim, meter-se na briga até o fim. Comandado por um quarteto espetacular, formado por Marco Reus, que já assinou contrato para defender o Dortmund na próxima temporada, Mike Hanke, Juan Arango, venezuelano que bate faltas como pouco, e Patrick Hermann, holandês, importantíssimo armador da equipe, o M'Gladbach tem tudo para, no mínimo, voltar a disputar uma Liga dos Campeões 35 anos depois de ser vice-campeão da mesma competição, após perder para o Liverpool(3 x 1). Hoje, a vitória por 3 x 0 sobre o adversário direto Schalke, no Borussia Park, fez com que o time treinado pelo suíço Lucian Favre abrisse 10 pontos ao quinto colocado, Werder Bremen.
-
-
Na Premier League, o título deverá ficar mesmo para a cidade de Manchester, resta saber se ao City ou ao United. Outros dois times que, em tese, possuem nome o bastante para estarem brigando, Arsenal e Chelsea, são justamente as duas grandes decepções da temporada, visto que um destes provavelmente ficará fora da próxima Champions League. Isso porque o Tottenham já vê na terceira colocação, última que dá direito a uma vaga direta a Liga, seu lugar cativo. Os Hotspurs chegaram a 53 pontos hoje após terem despachado o bom Newcastle, em White Hart Lane, pelo placar de 5 x 0, com grande atuação do togolês Emannuel Adebayor. Para o plantel de Harry Redknapp, favorito a assumir a seleção inglesa nos próximos dias, a volta a tal competição europeia depois de duas temporadas é tão certa quanto ao fato de terminar uma PL à frente do seu maior rival Arsenal após muitos anos.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Athletic leva Bilbao a delírio. Mas Barça e Atlético são favoritos a estragar tudo

A grande maioria dos clubes da Espanha, tirando os gigantes Real Madrid e Barcelona, passam por sérios problemas financeiros, muitos deles tendo ausência de patrocinadores, investimentos e organização necessárias para no mínimo pagar em dia o salário de quem faz as pelejas acontecerem. Um exemplo claro disso é o Villarreal, que jogou a Champions League dessa temporada, passou vexame, vendeu alguns atletas para fazer caixa e agora se vê na briga contra o rebaixamento.
-
Mas a temporada espanhola, que já passa de sua metade, vê em alguns times um lado positivo, contrastante com a crise descrita. O Athletic Bilbao é um deles. Tradicional, os bascos só aceitam, como se sabe, jogadores ou descendentes da região. A manutenção da base é a filosofia. E historicamente é algo que dá certo.
Com Marcelo Bielsa no comando desde o meio do ano passado, Los Leones fazem uma de suas melhoras temporadas, por enquanto, em relação aos últimos anos, em que esse método não deu tão certo assim. Há 2 dias, a vitória por 6 x 2 na semifinal contra o surpreendente Mirandés proporcionou ao Athletic a oportunidade de decidir a Copa do Rei contra o Barcelona, diante de quem foi derrotado há 3 anos nessa mesma fase. A revanche fica até de certa forma possível, pois é prudente que se haja vista ao fato do bom atacante Fernando Llorente e atletas como Agartnexte, De Marco e Muniaín estarem passando por momentos de se invejar, além de que a partida será realizada em campo neutro. É bacana, inclusive, que Bielsa já consiga esse ar de graças logo em sua chegada ao clube, depois de ter reestruturado a seleção chilena, devolvendo-a a uma Copa do Mundo.
Caso o título não venha, o prêmio a que o Athletic está bem sujeito a receber é uma vaga à UEFA Champions League, de onde passa longe já faz algum tempo. Os concorrentes a quarta vaga que dá esse direito são Levante, sensação no começo do torneio, Espanyol, Málaga, Sevilla e aquele que mais assusta e ameaça no momento: o Atlético de Madrid. Os colchoneros tiveram um início conturbado, até que a troca do comando técnico de Gregorio Manzano para Diego Simeone transformou o time em um máquina defensiva, pois não toma gols há 4 partidas, proeza que não se realizava desde a década retrasada.
-
As brigas em duas frentes, ou seja, em dois certames diferentes, serão duras e sofríveis, mas o Bilbao mostrará suas forças, especialmente dentro de San Mamés, para se dar bem em pelo menos uma delas.