



Desde 2003, quando se incorporou ao Campeonato Brasileiro o sistema de pontos corridos, sem mata-mata, que segue até hoje, nunca uma edição teve 4 times da cidade de São Paulo: no caso, São Paulo, Corinthians, Palmeiras e Portuguesa. Em 2008, enquanto a Lusa jogava na elite pela primeira e única vez nessa era, o Corinthians, sob o comando de Mano Menezes, passeava pela Série B.
Em outras palavras, sempre 3 paulistanos aparecem na Primeirona.
Pois o Brasileirão do ano que vem poderá fazer com que essa sina caia.
A Portuguesa, de Jorginho, é líder da Segunda Divisão e precisa de apenas mais 8 vitórias, teoricamente, para subir. O desempenho nos últimos 4 jogos, em que empatou três vezes e perdeu uma, alarma. Mas preocupante mesmo é a queda de qualidade e eficiência que a equipe vinha apresentando. E mais, seu conjunto não parece mais ser um trunfo, como mostrava ser antes. Falta um pouco mais de confiança e, ao que tudo indica, tranquilidade, pois expectativa e pressão criadas podem ser, muitas vezes, um obstáculo em uma trajetória que tem tudo para ser vitoriosa.
Mas apesar de tudo, acredito que a Portuguesa vá conseguir o acesso desejado.


Além disso, outra curiosidade semelhante pode marcar o Brasileiro de 2012: caso Ponte Preta e Americana subam ao lado da Portuguesa, já que hoje integram o G-4 da Segundona e esboçam futebol necessário para alcançarem o objetivo, e São Paulo, Palmeiras e Corinthians não sejam rebaixados, no ano que vem teremos 7 paulistas na Série A pela segunda vez na história dos pontos corridos. Abaixo a prova viva de que nunca tivemos mais de 6, exceto em 2004.
2003: Santos, São Paulo, Corinthians, São Caetano, Guarani e Ponte Preta.
*2004: Santos, São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Ponte Preta, São Caetano e Guarani.
2005: Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, São Caetano e Ponte Preta.
2006: São Paulo, Santos, Corinthians, Palmeiras, São Caetano e Ponte Preta.
2007: São Paulo, Santos, Palmeiras e Corinthians.
2008: São Paulo, Palmeiras, Santos e Portuguesa.
2009: São Paulo, Palmeiras, Coritnhians, Santos, Barueri e Santo André.
2010: Corinthians, Santos, São Paulo, Palmeiras, Prudente e Guarani.
2011: Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos.
Obs: em toda a história do campeonato já chegamos a ter 9 paulistas, em 2001, por exemplo, e 8, em 2002, mas naquela época tinhamos quase 30 times no torneio. Era uma outra realidade.