sexta-feira, 25 de março de 2011

Primeiro campeão europeu da temporada tem protagonistas conhecidos











No ultimo final de semana, a Europa conheceu seu primeiro campeão nacional da temporada: o Olympiakos. Com 67 pontos e goleda para cima do AEK, a equipe de Atenas se sagrou, a duas rodadas do final, pela trigésima-nona vez campeã grega, com a ajuda intensa de alguns personagens por mim selecionados conhecidos no mundo do futebol.

Um deles é Dennis Rommedahl. Autor de 1 gol na Copa do Mundo da África, foi, talvez, o melhor atleta dinamarquês do Mundial -- jogou muita bola na partida contra Camarões, na segunda rodada da priemria fase. Em sua carreira no futebol europeu, participou de 4 conquistas da Eredivisie pelo PSV, no fim dos anos 90 e começo da última década. Ainda na Holanda, o meia fez sucesso de verdade no Ajax, clube que defendeu nos últimos três anos, antes de sua chegada ao Olympiakos.
Outro ativo protagonista foi o goleiro Antonios Nikopolidis, de 39 anos, que está no Olympiakos há 7 anos e vem já há um bom tempo jogando contra a idade. Curiosamente, seu primeiro time de expressão fora o Panathinaikos, com quem alcanço as quartas-de-final da Champions 2003/04. Esquecido por lá, após perder sua titularidade, deslocou-se ao rival Olympiakos, onde, pelo terceiro ano consecutivo é eleito como melhor goleiro do país.
O espanhol Albert Riera, ex-Liverpool e campeão europeu com a Fúria em 2008, o sueco Olof Melberg, que disputou as Copas de 2002 e 2006 como titular, e o brasileiro Dudu Cearense, no time desde 2008, completam a lista de figurinhas colaboradoras com o triunfo dos alvi-rubros.

Com isso, os time garantidos na fase de grupos da próxima UEFA Champions League já são 3: CSKA Moscow, Zenit e Olympiakos.

Equipes do interior provam, a partir de números, que não são indecentes










No Paulistão, 3 equipes do interior, no mínimo, estarão no mata-mata. E é bom ressaltar que não são equipes imprestáveis, não. A Ponte Preta, uma das prováveis classificadas, por exemplo, caiu de produção nestes últimos jogos, mas provou sua força em vitórias sobre São Paulo e Corinthians, na capital. O Mirassol foi líder há 5 rodadas e deu trabalho a Palmeiras e Corinthians. O Paulista, por sua vez, venceu em Jundiaí o São Paulo na quarta-feira e o Oeste, não muito forte, tem gás e capacidade de impor suor nos grandes de São Paulo. Isso só levando em conta os times que hoje fazem parte do G-8.

Baseado nisso, fiz um levantamento de quantos pontos os 4 grandes do estado perderam para equipes do interior. Resultado: 39. Traduzindo, as equipes de menor porte do campeonato(tirando a Portuguesa, que não é do interior), roubaram 27 pontos dos papões do campeonato. O bastante, qem sabe, para concluirmos que todo cuidado é pouco, apesar de teoricamente, comos os grandes tenderão a jogar a vaga dentro de casa nas quartas, termos semis com São Paulo, Corinthians, Santos e Palmeiras.