
O Skahtar Donetsk foi um, dentre 4 times, que entrou em evidência nessa semana decisiva da Champions League. Eliminou a Roma e garantiu presença pela primeira vez nas quartas-de-final da competição. Pois tal proeza não caiu do céu. Um dos responsáveis por esse sucesso do time laranja e preto é o técnico romeno Mircea Lucescu, desde 2004 no clube de Donetsk. Seu trabalho vem sendo feito dentro de um projeto a longo-prazo. Muitos dos atuais jogadores vem com o técnico e com o Shakhtar há um bom tempo, coisa necessária para um time com pretensões grandes. O entrosamento, no entanto, é o grande gerador de sucesso, aliado à algumas peças contratadas para reforçar ainda mais o forte plantel.
Mircea Lucescu venceu a Supercopa da UEFA em 2000, com o Galatasaray e a Copa da UEFA 2008/09 com seu mesmo Shakhtar, feitos que reforçaram seu rótulo de treinador vitorioso com times modestos. Com o próprio Galatasaray, com quem venceu a Supercopa da UEFA, foi quadri-finalista da Champions 2000/01, e com o Besiktas foi também quadri-finalista, mas desta vez na Copa da UEFA 2002/03. Agora, com o Shakhtar, Lucescu alcança a façanha que alcançou com o Galtasaray, há 9 temporadas. É mole!
Ainda foi vitorioso, mas não com tanto êxito, quando treinou o Brescia, o Rapid Bucuresti e o Dinamo Bucuresti, este último com o qual sua história está ligada. Como atacante, na década de 70 e 80, Mircea ajudou o Dinamo a triunfar em 6 campeonatos romenos, no entanto, foi fundemental para 6 vezes que tal equipe disputou a Champions, as quais listo mais abaixo, tudo bem que como coadjuvante. Em competições europeias, contudo, Lucescu fez 15 jogos e 3 gols.
Por sua pátria, disputou a Copa de 1970. Os mais antigos devem se lembrar daquele Brasil 3 x 2 Romênia, no Jalisco, onde Lucescu fazia trio de ataque com Neagu e Dumitache, autor de 1 gol naquela peleja, correspondente à fase de grupos, que ainda contava com Tchecoslováquia e e Inglaterra.
Vezes que Lucescu jogou a Champions como atleta:
Liga dos Campeões 1963/64:Dinamo Bucuresti 1 x 0 Carl Zeiss Jena(ALE)
Dinamo Bucuresti 2 x 0 Carl Zeiss Jena
Dinamo Bucuresti 1 x 3 Real Madrid
Dinamo Bucuresti 3 x 5 Real Madrid
Liga dos Campeões 1964/65:
Dinamo Bucuresti 2 x 0 Slierna Wanderers(POL)
Dinamo Bucurest 5 x 0 Slierna Wanderers
Dinamo Bucuresti 0 x 5 Internazionale
Dinamo Bucuresti 0 x 1 Internazionale
Liga dos Campeões 1971/72:
Dinamo Bucuresti 0 x 0 Spartak Trnava(SER)
Dinamo Bucuresti 2 x 2 Spartak Trnava
Dinamo Bucuresti 0 x 3 Feyenoord
Dinamo Bucuresti 0 x 2 Feyenoord
Liga dos Campeões 1973/74
Dinamo Bucuresti 1 x 0 Crusaders(IRN)
Dinamo Bucuresti 11 x 0 Crusaders
Dinamo Bucuresti 0 x 2 Atlético de Madrid
Dinamo Bucuresti 2 x 2 Atlético de Madrid
Liga dos Campeões 1977/78
Dinamo Bucuresti 2 x 1 Atlético de Madrid
Dinamo Bucuresti 0 x 2 Atlético de Madrid