sábado, 5 de dezembro de 2009

Análise geral dos grupos da Copa

O sorteio das chaves para a próxima Copa deixou o Brasil em situação meio desconfortável. A Argentina caiu num grupo fácil. Inglaterra, Holanda, Alemanha e Itália encontrarão certas dificuldades e a Espanha não tem muito do que reclamar. Já a África do Sul.........
Veja como ficaram os grupos(em verde quem eu acho que irá passar para a próxima fase) e minhas expectativas para o grupo brasileiro:

Grupo A: África do Sul, México, França e Uruguai
Grupo B: Argentina, Coreia do Sul, Nigéria e Grécia
Grupo C: Inglaterra, Estados Unidos, Argélia e Eslovênia
Grupo D: Alemanha, Austrália, Gana e Sérvia
Grupo E: Holanda, Japão, Camarões e Dinamarca
Grupo F: Itália, Nova Zelândia, *Paraguai e *Eslováquia
Grupo G: Brasil, Coreia do Norte, Costa do Marfim e Portugal
Grupo H: Espanha, *Honduras, *Chile e Suíça
* seleções que fico em cima do muro para palpitar quem estará na segunda fase

No grupo considerado o da morte, o Brasil talvez encontre dificuldades com seus competitivos adversários:
-Costa do Marfim: a seleção pode ter Touré de volta a zaga central, ou como terceiro volante ao lado de Yaya e Zokora. O time não tem um grande articulador no meio, por isso as armas serão as laterais que terão como protagonistas Eboué e Boka. No ataque não tem muito o que dizer. É só marcar Drogba.
-Portugal: começará a copa ao meu ver em um 4-1-4-1, com uma linha de 4 na defesa: Duda, Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Paulo Ferreira; um volante, no caso Pepe; mais 4 jogadores no meio: Nani(Quaresma), Raul Meirelles, Deco e Cristiano Ronaldo(jogando mais pela esquerda) e isolado no ataque, Liédson
-Coreia do Norte: é só ficar de olho no baixinho Hong Yong-Jo

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Viagem!!!

Prezados seguidores,

Estarei fora do país por 2 semanas, mas na medida do possível estarei postando algo. Amanhã, talvez, farei a cobetura dos 8 grupos da Copa, com informações das seleções e das chaves sorteadas.

Até mais pessoal!!!!

Riquelme é praticamente descartado






"Riquelme está descartado", disse Andrés Sanchez. O líder corintiano ainda acrescentou em reportagem ao jornal Olé: "O Grupo Sonda vai negociar, mas faz tempo que não falamos com o Boca. Se ele vier, todo o crédito a sonda. Se não, é culpa deles".
O próprio Riquelme também se ponunciou sobre a improbabilidade de atuar pelo Timão na libertadores de 2010. Segundo ele, ficará na Boca até 30 de junho de 2010. Além do mais, o atacante foi carinhoso com o clube argentino dizendo que pretende encerrar sua carreira lá.

Será o fim do sonho corintiano?

Grandes Times do Mundo 44 - Real Sociedad

Nome: Real Sociedad de Fútbol (Espanha)
Ano de Fundação: 1909
Estádio/Capacidade: Anoeta/32.000 torcedores
Títulos: 2 campeonatos espanhóis, 2 títulos da Copa do Rei e 1 Supercopa da Espanha


A Real Sociedad é um clube de futebol localizado na cidade de Sán Sebastian, capital de Guipúzcoa, na província basca.
O time, em termos de título viveu seu auge na década de 80. Foram 4 conquistas das 5 nessa década. O título restante foi alcançado no ano de sua fundação. Isso mesmo. No ano de 1909 o Real Sociedad ganhou uma Copa do Rei.
Durante seus primeiros anos existia uma grande rivalidade com o Athletic de Bilbao e o Real Unión de Irún, clubes também bascos. Rivalidade essa que não é tão grande nos dias atuais, já que o Sociedad amarga na segunda divisão espanhola e o Irún na terceira.
Uma grande curiosidade é que o time desde sua fundação sempre se vestiu com o mesmo uniforme: camisa com linhas verticais azul e branca alternadamente e bermuda branca.
O clube nunca teve aquele grande ídolo eterno. Porém, 2 meias se destacam na lista: Bienzobas, artilheiro do campeonato espanhol de 1928 e a prata da casa Xabi Alonso, que já teve passagens importantes no Liverpool e que hoje defende o Real Madrid.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Grandes Jogos da Seleção - 1982 (partet I)

Postado por mr.LOL pai

E entramos em 1982, ano de Copa do Mundo. Ano de ilusões, esperança de sair da fila sem título, após 12 anos de espera e frustração. O técnico Telê Santana fazia questão de expor a equipe a grandes adversários em amistosos, para realmente deixar o time preparado para o torneio. E no dia 21/03/1982, enfrentamos novamente a Alemanha Ocidental, do goleiro Harald Schumacher, do ex-lateral transformado em volante pelo Real Madrid, Paul Breitner e do craque Karl-Heinz Rummenigge (na época, titular e líder do Bayern).

Clássico Mundial

Pela 3a.vez em menos de 15 meses enfrentávamos os alemães, campeões europeus. Jogamos em campo neutro (Montevidéu), jogamos na Alemanha (em Stuttgart) e em 82 jogamos no Maracanã. Para não deixar dúvidas, ganhamos as 3 partidas.

Tivemos algumas problemas na formação da equipe para esse amistoso - Cerezo, Sócrates, Reinaldo e Éder não puderam estar presentes, por contusões. O que não deixou o time mais fraco, pois havia peças de reposição de sobra. Telê escalou o meio campo do Flamengo (Vitor, Adílio e Zico) e ainda juntou talentos como Careca (artilheiro do Guarani de Campinas, na época) e Mário Sérgio (atual técnico do Inter/RS) no ataque. Mas foi da defesa que veio o gol, no segundo tempo - numa tabela ao estilo "futebol de areia", Junior (foto ao lado) recebeu de Adílio e bateu de sem-pulo para fazer um golaço, quando muitos já não acreditavam numa vitória brasileira: 1x0. Merece destaque também neste jogo a boa atuação do goleiro Valdir Perez, que fez algumas grandes defesas.

Um bom resumo desse jogo pode ser encontrado neste link.

Em equilibrada Copa, apenas uma seleção é estreante: a dissolvida Eslováquia










Em relação aos 32 participantes da Copa do Mundo da Alemanha, em 2006, 19 seleções vão disputar novamente o Mundial no próximo ano, enquanto 13 equipes que estarão na próxima Copa não fizeram parte do torneio em 2006, representando uma renovação de 40,6%. Entre todas elas, há apenas uma estreante em Mundiais, a Eslováquia.
A seleção eslovaca, ineditamente, coseguiu vaga sem ter que disputar repescagem nenhuma. O gol que colocou a Eslováquia na Copa de 2010 foi marcado contra, pelo jogador polonês Gancarczyk.
Os The Fighting Jondas, como a seleção é chamada, possui modestos jogadores como o centroavante artilheiro Szilàrd Németh, que detém a marca de 22 gols pela seleção e que defende o Alemannia Aachen; o zagueiro Martin Škrtel do Liverpool e o meio-campista Marek Hamšík do Napoli.

É claro que não estou puxando saco de ninguém, mas convenhamos, uma novata seleção que deixa para trás seleções como Eslovênia, República Tcheca e Polônia, merece certa atenção.

Obs:. Na Copa passada, o desequilíbrio era maior, 5 seleções estavam estreando, eram elas Trinidad e Tobago, República Tcheca, Ucrânia, Angola e Gana.
Veja mais informações sobre os eslovacos aqui

Guarani ainda pode perder acesso


A novela envolvendo Portuguesa e Guarani ainda não terminou. A Lusa enviou um pedido de punição à Fifa, denunciando o time campineiro de ter escalado jogador irregular durante a partida contra a própria equipe da capital. A reclamação provém de que o jogado Bruno Cazarine atuou por três equipes em 2009 (duas transferências), algo que é proibido pela Fifa.
A Fifa encaminhou o comunicado para a CBF, que terá a incumbência de tomar alguma decisão. E se esta for tomada o Guarani não só cederá a vaga no G-4 para a Portuguesa como poderá ser reabaixado para a série C coma a perda de 30 pontos. O coordenador de futebol do Guarani alega que acha improvável o Guarani perder o acesso, mas se for preciso entrarão na justiça.

Agora, é mais ético discutirmos a improbabilidade disso acontecer.

Flu já fez 18 gols em 3 jogos seguidos contra equatorianos


Para o Fluminense deu, mas não deu! E a LDU é outra vez campeã em cima do Tricolor.
Precisava-se de 5 gols de diferença. Se jamais conseguiu isso enfrentando equipes equatorianas, o Flu, pelo menos, fez cinco ou mais gols em três oportunidades. 18 ao todo, em 3 partidas em sequência.

Logo no primeiro jogo da história tricolor contra equipes daquele país, o Fluminense fez 6 a 4 no Barcelona, em um amistoso em Guayaquil, disputado no dia 22 de abril de 1950. Quatro dias depois, também em Guayaquil, o Flu sapecou 7 a 4 em um outro time equatoriano, chamado North América. Por fim, dois anos depois, em 22 de abril de 1956, o Fluminense sapecou 5 a 1 novamente no Barcelona, outra vez em Guayaquil. Resultado que se fosse ontem repetido levava a decisão para os pênaltis.
Foi o maior número de gols que o Flu, em 3 partidas seguidas contra equipes estrangeiras, fez.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Grandes Times do Mundo 43 - Porto

Nome: Futebol Clube do Porto
Ano de Fundação: 1893
Estádio/Capacidade: Estádio do Dragão/50.214 torcedores
Títulos: 2 mundiais, 2 Uefa Champions League, 1 Copa da Uefa, 23 nacionais e 13 Taças de Portugal


Clube tradicional de Portugal, o Porto simplesmente está arrebentando nesse século 21. Na última temporada, ao garantir o sexto título nacional e a Copa de Portugal, o time chegou ao seu 17o. troféu conquistado desde 2001: seis campeonatos portugueses, quatro Taças de Portugal, quatro Supertaças Cândido de Oliveira, uma Liga dos Campeões, uma taça da Uefa e uma Taça intercontinental. Os títulos puseram os "dragões" à frente dos franceses do Lyon, que contabilizam 15 taças neste século. O Porto reconhece que a principal conquista foi a Liga dos Campeões em 2004/2005. Na final, a equipe de José Mourinho derrotou o Monaco, da França, por 3 a 0.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

O 2o. histórico dia bugrino de 2009


O jogo mais histórico para o Guarani nesse ano, certamente foi o sábado passado, 21, quando o Guarani confirmou sua volta depois de 5 anos para a Primeirona.
Mas neste sábado, 28, no jogo da festa contra o Juventude, eu pela 7a. vez estava lá no Brinco(o ingresso acima comprova a tese).
Vi de perto o sofrimento dos quase 50 torcedores do Juventude, que viram de não muito longe seu time ser rebaixado para a terceirona, o primeiro gol de Gabiru pelo Bugre, estupendas homenagens ao elenco e diretoria, volta olímpica após a partida, intensas provocações à arquirrival Ponte Preta, além do incrível bandeirão, que ocupou quase o tobogã inteiro, e que foram gastos quase 20 mil reais para ser produzida.

Não sou bugrino de carteirinha(apenas acompanhei meu avó no jogo), mas que a festa e o acesso foram merecidos, é indiscustível que sim.

O bandeirão, que ocupou o tobogã do Brinco quase inteiro

domingo, 29 de novembro de 2009

"Se Gilmar não tivesse ido embora, o Náutico não caía"












A frase é de torcedores incorfomados com o rebaixamento do Timbu, hoje. E simboliza também o pensamento da maioria sobre a queda do time pernambucano.
Mas o ponto de vista que deve prevalecer é o de o Náutico não ter elenco suficiente para superar, por exemplo, o rebaixamento. A diferença entre os elencos do Náutico e seus demais ex-concorrentes é gigantesca. E para desmentir o que fora dito pelos torcedores, a culpa não é nem de Gilmar, que abandonou o clube, nem da diretoria, que não conseguiu mantê-lo. A falta técnica do elenco, em geral, é que foi a culpada.

Mas pra você, a saída de Gilmar comprometeu a vida do Náutico?

O arrasador Grêmio dentro do Olímpico











O Grêmio terminou o Brasileiro, monstruasamente, invicto em casa. O Tricolor Gaúcho não perde em casa, envolvendo todas as competições, desde o dia 13 de setembro de 2008, quando perdeu para o Goiás por 2 a 1.

Com a vitória de hoje sobre o Barueri por 4 a 2, acumulam-se 19 jogos dentro do Olímpico no torneio. Com 14 vitórias e 5 empates conquistados. Marcou um total de 53 gols e sofreu 19 gols, saldo positivo de 34. O percentual de aproveitamento mostra a campanha arrasadora: obteve 82,48% dos pontos em disputa.
Antes do Grêmio, as equipes que menos haviam perdido atuando em casa na era dos pontos corridos foram: Cruzeiro (2003), São Paulo (2004), São Paulo (2006), São Paulo e Grêmio (2008), todos com apenas uma derrota como mandante.

Ibracadabra!!!

Barcelona 1 x 0 Real Madrid. Obra de Ibrahimovic. Veja o belo gol do sueco.

O gol surgiu no momento em que o jogo era equilibrado, sem muitas chances de gol.
Uma bela trama de passes entre Keita e Xavi, que antecedeu o cruzamento de Daniel Alves para a conclusão de Ibra, deixou o Barça na liderança do campeonato. O Real ainda teve Lass Diarra expulso, Cristiano Ronaldo substituído e Kaká batendo boca com Puyol.

Sobrou mesmo para Ibrahimovic ser o nome do jogo.