
Manchester City, PSG e Málaga. Estes sãoalguns clubes de grandes centros europeus, que, presididos por milionários xeques e sheiks do mundo árabe, receberam nos últimos anos e meses o rótulo de times burgueses, ambicisosos, com repentinas e elevadas pretensões.
Na Rússia, especificamente, o time mais compatível com este perfil é o Anzhi Makhachkala, de quem você já deve ter ouvido falar e é um dos temas do post. Brigando pelo título nacional ou por, pelo menos, uma vaga na Champions League da próxima temporada, o clube do Daguestão projeta mais investimentos que se adequem a sua perspectiva de sucesso. Quem aparece como nome forte para pintar por lá é Samuel Eto'o, hoje na Inter. O camaronês renomado, que já mostrou seu valor como atacante jogando em Milão e em Barcelona, só ficará na Itália se o presidente Suleyman Kerimov fizer uma proposta formal de 30 milhões de euros e ainda ganhar o aval do avante. O dinheiro está em mãos, mas a vontade de Eto'o definirá o negócio. Em minha concepção, ele deve deixar os nerazzuri e se juntar ao húngaro Dzsudzsák, ex-PSV e o russo Zhirkov, ex-Chelsea, como uma das principais contratações do futebol do leste europeu nesta ano.

Já em São Petersburgo, o torcedor do Zenit espera bons reforços até o fechamento da janela europeia, em 31 de agosto, para que seja predadora, e não presa, na Champions desta temporada.
E, se aquele mesmo Anzhi fez uma excursão pelo Brasil no começo do ano, tirando Roberto Carlos e Jucilei do Corinthians, e Diego Tardelli do Atlético-MG, o diretor-geral do Zenit, Maxim Mitrofanov, garantiu nesta segunda que virá a solo brasileiro neste final de semana em busca de reforços, especialmente no que se refere a meio-campistas, segundo fontes do jornalista Gustavo Hofman.
Na expectativa de subir alguns degraus no cenário europeu à medida que o tempo passe, a Rússia tenta encontrar vias, por meio de Anzhi, CSKA Moscow, Zenit e Rubin Kazan -- essas últimas três contratam com frequência atletas "pesados" e sempre fazem barulho em competições internacionais -- para gerar atrativos que façam de seu futebol um centro cada vez mais em ascensão.