sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Os reencontros da UEFA Champions League 2010/11

O sorteio dos grupos da UEFA Champions League de semana passada irá propiciar alguns confrontos interessantes e, principalmente, 3 grandes reencontros de jogador com um específico clube. Abaixo eles:














O espanhol Luís García foi contratado pelo Panathinaikos para a temporada. Coincidentemente, o time grego caiu no mesmo grupo do Barcelona na Champions League. Chance para García, autor daquele famoso gol na semi-final da Champions 2004/05, quando o meia-atacante, então do Liverpool(campeão europeu do ano) chutou prensado, a bola foi tirada por Gallas em cima da linha, há quem afirme que ela entrou, e o gol foi confirmado pelo árbitro, reencontrar pela segunda vez o Barcelona, time onde começou a carreira. Digo segunda vez pois na temporada 2002/03, o meia-atacante estraçalhou os catalães, defendendo o Atlético de Madrid: fez um golaço, deu uma assistência e ainda cavou a espulsão do brasileiro Thiago Motta, hoje da Inter. Uma temporada depois voltou ao Barça, se destacou moderavelmente, apesar de reserva de Ronaldinho e Marc Overmars, estes que tiveram uma sequência de lesões na temporada. Após isso, foi ao Liverpool, retornou ao Atlético de Madrid, chegou ao Racing Santander, até ser confirmado como a principal contratação do Panathinaikos.














Na Champions League desta temporada, Didier Drogba reverá o time que afirma mais importante em sua trajetória vitoriosa nos últimos 5, 6 anos: o Olympique de Marseille. Foi por lá que ganhou fama internacional, levando nas costas o time francês ao vice-campeonato da Copa da UEFA de 2003/04 -- perdeu para o Valencia de Rafa Benítez -- e sendo eleito o melhor jogador do campeonato francês da mesma temporada, mesmo sendo o vice-artilheiro da competição. No fim da temporada, José Mourinho, no começo da era Roman Abramovic no Chelsea, ordenou a contratação do marfinense. Deu efeito. Os Blues ganharam em 2004/05 a Premier League e chegaram às semi-finais da Champions League, perdendo justamente para o Liverpool de Gerrard e Luís García.
















Eduardo da Silva deve a Arséne Wengér e aos olheiros do Arsenal seu sucesso alcançado. Como se sabe, os Gunners contratam pelo menos um jogador de menos de 25 anos por temporada. Em 2007, Eduardo da Silva, remtendo a sua tremenda fama na Croácia, país que tem naturalização, no Dinamo Zagreb e no Inter Zapresic, foi a aposta do time de Londres. Não foram muitos gols, mas eficiência e rapidez não faltaram ao brasileiro-croata, que em um curtíssimo período se adequou ao famoso futebol-arte da equipe.
Só que agora, o Arsenal será seu rival, devido sua saída do time rumando ao atual campeão ucraniano Shakhtar Donestsk, também integrante do grupo H da Champions League desta temporada

Hora do Palpite

A partir de hoje, palpitarei os resultados dos confrontos de todas as rodadas do Brasileirão:

Corinthians 3 x 1 Goiás
Ceará 1 x 1 Vasco
Botafogo 2 x 1 Grêmio
Internacional 2 x 0 Grêmio Prudente
Atlético-GO 2 x 1 Vitória
Flamengo 0 x 0 Santos
Atlético-MG 1 x 1 São Paulo
Guarani 0 x 0 Fluminense
Avaí 4 x 2 Atlético-PR
Palmeiras 3 x 2 Cruzeiro

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Noroeste também faz 100 anos neste primeiro de setembro

















Para sair um pouco do centenário corinthiano neste primeiro de setembro, e ser diferente, relevo hoje os também 100 anos do Noroeste, homenageado em exposição no centro da cidade de Bauru com fotos antigas, histórico e jogadores importantes nos pouco títulos da equipe.

A exposição na cidade mostrou inusitadamente Pelé em foto do time posado, na década de 50, prova de que realmente jogou pelo Norusca. Na prática, o fato provia de boatos.

A verdadeira informação é de que Pelé fez 3 jogos pelo Noroeste, um deles contra o Rio Branco, da vizinha Ibitinga, jogo que um de seus companheiros, Valeriano, também esteve presente, testemunhando os 4 gols do craque naqueles 7 a 0 -- os outros 3 foram marcados por Nivaldo e pelo próprio Valeriano --, no "Histórias do Esporte", da ESPN, que será exibido neste sábado, às 23 horas. Portanto, parabéns ao torcedor do Noroeste, que viu seu time voltar à elite estadual neste ano junto a São Bernardo, Guaratinguetá e Linense.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

O quarteto do Milan não apagará as fragilidades defensivas












Da noite para o dia, o Milan conseguiu Robinho e Ibrahimovic, vendeu Borrielo e livrou-se de Huntelaar, negociado com o Schalke 04. O Manchester City saiu no prejuízo, comprou Robinho por 40 milhões de euros para repassá-lo ao Milan por quase um terço do preço. A Roma, por sua vez, terá Borrielo, cujo preço, estimado em 2 milhões de euros, será automaticamente depositado na conta dos Citizens para a ajuda do pagamento milanista da quantia estipulada por Robinho. Um modesto negócio para Milan e Robinho, dois que terão que se reencontrar com a Europa, principalmente com a Champions League, e com o respectivo campeonato nacional, cuja atual penta-campeã Inter de Milão sempre é a única com gás no final para pontuar, ver seus rivais ficarem para trás e consequentemente levantar o caneco.

O Milan começará tudo de novo a missão para tentar fazer o retorno de seu bom e velho futebol ofensivo. Porém, o jogo defensivo preocupa. Thiago Silva, como melhor defensor, tem a seu lado direito Abate(ou Papastathopoulos ou Oddo), a seu esquerdo Antonini e como companheiro de zaga ora Nesta ora o colombiano Yepes, ambos com mais de 30 anos. Crítico.

Pirlo, Gattuso e Flamini também terão de rever suas nem tanto boas apresentações, assim como o Milan, que não ganha um título há 4 temporadas, terá de rever sua defesa para as altas pretensões recém-planejadas com o mais novo quarteto Ronaldinho-Pato-Ibra-Robinho, que provavelmente serão alinhados em um 4-2-3-1, com uma linha de três homens composta por Ronaldinho, Ibra e Robinho, antecedendo um isolado Alexandre Pato.

O critério para a formação tática de Massimiliano Allegri, ex-Cagliari, tenderá a ser esse.

As duas contratações de peso do Milan serão, infelizmente, péssimas apenas para a continuação de uma extensa história no clube italiano por parte de Inzaghi e Seedorf, além de Adriano, que na Roma, agora ficará à sombra do bom Borrielo.
Lembre-se, por onde passa, Robinho deixa sua marca vinculada a confusão e polêmica.

domingo, 29 de agosto de 2010

Muitos são-paulinos queriam Silas. Mas foi o Flamengo quem o conseguiu














Paulo Silas, ex-Fortaleza, Avaí e Grêmio, se tornou um nome a menos para a extensa lista de treinadores que poderiam ser contratados pelo São Paulo -- por enquanto, Juvenal Juvêncio irá segurar mais um pouco Sérgio Baresi, que como interino do São Paulo ainda não venceu. Isso porque o Flamengo conseguiu contatar e fazer um acordo com o campeão brasileiro pelo São Paulo em 1986. A informação foi oficialmente anunciada no site rubro-negro, além de anunciar também que o técnico estará assistindo Guarani x Flamengo, nesta tarde, no Brinco de Ouro, em Campinas, cidade onde nasceu.

A saber, o Brasileirão já tem 18 treinadores dispensados em 16 rodadas.