sábado, 21 de agosto de 2010

Times da Holanda e Rússia podem se destacar na Champions

Estou fazendo uma cobertura especial da Uefa Champions League, como já devem ter percebido. Abaixo uma prévia de alguns clubes que já estão ou estão perto de garantirem uma vaga no mais cobiçado torneio europeu. Nesta primeira edição, evidencio os clubes holandeses e russos, que costumamente incomodam os gigantes na competição.







O Rubin Kazan é o atual bicampeão russo. Participou da Champions League passada e deu trabalho a Barcelona e Inter. E só não passou de fase por causa dos dois gigantes europeus. Nesta temporada, perdeu para o Zenit o atacante Bukharov e o meio-campista Sergei Semak. Algo que não o deixou tão menos competitivo em relação às duas outras temporadas. Carlos Eduardo, recém-chamdo por Mano Menezes para treinar em Barcelona com a seleção, é o possível reforço da equipe de Kazan, do técnico Kurban Berdyev, nascido no Turcomenistão e hipotético novo treinador da seleção russa, para substituir Guss Riddink, que deixou o cargo no dia 30 de junho.
O Rubin Kazan contratou nesta janela o arqueiro lituano Arlauskis e o atacante ex-Sibir Novosibirki, Medvedev.


-
-
-
-
O Spartak de Moscow, na temporada passada, não conseguiu o título, devido a tamanha competência do Rubin Kazan. Mas ficou com o vice-campeonato, colocação que o time tenta repetir esta temporada, levando em conta que não consiga alcançar o Zenit, de campanha inical esplêndida. Seus dois últimos jogos deixaram claro que as chances do Spartak conseguir a segunda colocação e vaga direta, sem ter que jogar os play-offs da Champions, não são remotas, são verdadeiramente concretas. Contra o Lokomotiv, por exemplo, também de Moscow, Welliton, ex-Goiás, aplicou um hat-trick, que foi repetido neste sábado, contra o Tom Tomsk, em jogo que Alex, ex-Inter, também deixou o seu, cujo resultado foi 4 x 2. O Spartak é o time também de Íbson, ex-Flamengo. Demonstrações que a equipe tem mais virtudes do que defeitos. É bom ficar de olho.
As contratações mais empolgantes do clube foram a dos gêmeos Dmitri e Kirill Kombarov, ex-Dinamo de Moscow, além do lateral-esquerdo argentino Pareja e do meia-atacante irlandês McGeady.






O Zenit desfalcou o plantel do Rubin Kazan, contratando o atacante Bukharov e o meio-campista Semak. Ainda terá que passar pelo modesto Auxerre nos play-offs(no primeiro jogo vitória por 1 x 0, em São Petersburgo, gol número 100 de Kherzakhov com a camisa do Zenit), jogo em que o favoritismo é total da equipe russa, líder do campeonato nacional com folga. Há duas temporadas teve azar, assim como o Rubin na temporada passada, caindo em um grupo com Juventus, Real Madrid, além do BATE Borisov, da Bielorrússia. Para esta temporada contratou o zagueiro portugês Bruno Alves, como transferência de expressão.





-
No primeiro jogo da fase play-off, empate do Ajax com o Dynamo de Kiev, na Ucrânia. Resultado que alegrou os vice-campeões holandeses, que suaram as camisas contra o PAOK Tessaloniki, na fase anterior. O Ajax tenta reviver suas épocas de glória no cenário internacional, como as das eras de Cruijff, Van Basten, Bergkamp. É a chance mais clara da equipe retornar a uma Uefa Champions League depois de 4 temporadas. Nas últimas 3, não esteve tão perto de garantir uma vaguinha como agora. Conta com Luis Suárez, Stekelenburg, De Jong, sem contar o marroquino El Hamdaoui, premiado há duas temporadas com o prêmio de artilheiro e melhor jogador na Eredivisie 2008/09, quando seu AZ Alkmaar se sagrou campeão nacional.






O Twente foi o surprendente campeão holandês da última temporada, com 86 pontos, deixando para trás o avasslador Ajax dos 106 gols em 34 jogos. Teve jogadores ilustres que ficaram diretamente ligados com a conquista nacional, como o suíço Blaise Nkufo, que se tranferiu para o futebol norte-americano e do costarriquenho Brian Ruiz, que permance no elenco. A diretoria do clube tratou de fechar contrato com um pacote de reforços, entre eles o goleador austríaco Marco Janco, o zagueiro sueco Bengtsson, o venezuelano Roberto Rosales, que reencontrará o técnico Michael Preud'homme, companheiros de Gent-BEL, de 2007/08 a 2009/10, e o blega Nacer Chadli. O Twente é mais um clube que irá incomodar seja qual for o grupo que cair.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Enyeama, terror de Messi, prestes a pintar na Champions
















Você se lembra do goleiro nigeriano Enyeama, aquele que parou Messi na estreia da Argentina na Copa?
Pois ele pode pintar na fase de grupos da Champions League, junto ao Hapoel Tel-Aviv, de Israel, que venceu na Áustria, pelos jogos de ida dos play-offs do torneio, o Red Bull Salzburg, 3 x 2, o primeiro gol marcado de pênalti pelo arqueiro.

Seria ainda mais interessante se o time israelense caísse no grupo do Barcelona, se confirmada sua presença na competição.

Outros resultados dos jogos de ida:
Sparta Praga 0 x 2 Zilina
Young Boys 3 x 2 Tottenham
Rosenborg 2 x 1 Copenhaguen
Zenit 1 x 0 Auxerre
Ajax 1 x 1 Dynamo de Kiev
Basel 1 x 0 Sheriff
Partizan 2 x 2 Anderlecht
Braga 1 x 0 Sevilla
Werder Bremen 3 x 1 Sampdoria