sábado, 19 de junho de 2010

COPA: Jorgensen supera Laudrup com a camisa da Dinamarca














A vitória da Dinamarca sobre Camarões significou em especial para o meia Martin Jorgensen, da Fiorentina, que com 34 anos superou o ídolo mítico da nação, Michael Laudrup, em partidas de Copa do Mundo. Jorgensen chegou a 10 jogos defendendo os escandinavos, enquanto Laudrup ficou com 9.

COPA: Japão precisa saber que Dinamarca é forte pela direita












A eliminação de Camarões do Mundial se deve, entre outros fatores, a um jogador que atende ao nome de Romedahl. A peça dinamarquesa fez boa temporada pelo Ajax, foi discreta contra a Holanda, na estreia da Dinamarca na Copa, mas veio a estraçalhar a defesa camaronesa. Os 2 gols, um de Bendtner, outro do próprio Romedahl, saíram em jogadas pelo setor direito, ponto forte da equipe. Nas Eliminatórias, o meia-atacante do Ajax oscilava e o protagonista era o grandalhão do Arsenal. Na Copa, não. O personagem principal é Romedahl. É ele que passa, ele que lança, que às vezes é lançado e que tem criatividade.
O Japão deve tomar cuidado, mesmo tendo a favor a defesa fraca da seleção europeia. A última rodada deste grupo E estará repleta de emoção, e, tomara, de gols também.
-
Resultados do dia:
Holanda 1 x 0 Japão
Gana 1 x 1 Alemanha
Dinamarca 2 x 1 Camarões

sexta-feira, 18 de junho de 2010

COPA: Curiosidade dos campeões faz Espanha tremer











Na história das Copas, nunca uma seleção campeã teve uma estreia com derrota. Dos 18 vencedores, 16 começaram com vitória, as exceções ficam para 1982, quando a Itália, campeã em solo espanhol, empatou com a Polônia por 0 x 0, além de outro 0 x 0, só que em 1966, ocasião em que duelaram Inglaterra e Uruguai.
A curiosidade amedronta a seleção da Espanha, que perdeu para a Suíça, quarta. Mas, vale lembrar, é apenas uma curiosidade.

COPA: A Inglatera é mais uma que não joga como favorita
















A Inglatera tem problemas. Não só em campo, mas também fora dele, por exemplo na hora da escalação final antecendo as partidas, como a crucial de hoje, de Fabio Capello. Botar Heskey como titular e em nele aposta-lo não é normal, o avante tem 2 gols na era do treinador, enquanto Crouch, no banco na primeira etapa, tem 9. O parceiro de Rooney aparece com uma problemática da seleção. No meio também há uma incompreensível dificuldade. Lampard, que para mim, foi o melhor meia da temporada da Premier League, e Gerrard, conhecido por sua visão de jogo e arrancadas, a essa altura nem com tanta velocidade pela idade, deviam chamar a responsabilidade e usá-la como válvula principal para que os gols saiam. A Argélia, com Bougherra e Yahia diga-se, marcou bem ambos, fato que não dá para aceitar como desculpa pelo ridículo empate.
Assim como França, Itália e coloquemos também a Espanha, a Inglaterra ainda não deve ser encarada como favorita ao título, nem mesmo na primeira fase.
-
Resultados do dia:
Alemanha 0 x 1 Sérvia
Eslovênia 2 x 2 Estados Unidos
Inglaterra 0 x 0 Argélia

COPA: A Sérvia recheou corretamente seu meio-campo









Tanto alemães quanto sérvios vieram a campo em um 4-5-1. Mas a prancheta de Löw foi mera figuração, visto que a Alemanha atacou, atacou, mas parou na defesa adversária, coisa que não ocorreu contra a Austrália. Já os ex-iugoslavos cumpriram as ordens de Radomir Antic, e com um meio-campo inchado começaram jogadas curiosas, não apresentadas ante Gana. Como a do único gol da partida. A bola passou por Nikovic e Stankovic, os dois melhores entre 6 que ocuparam a faixa do meio, quando a equipe se soltou e ficou com uma linha de 3 na defesa, chegou a Krasic, que cruzou bonito para achar Zigic no bico da pequena área, este que só teve o trabalho de ajeitar a Jovanovic empurrar ao gol de Neuer. A Alemanha não foi taticamente bem, característica a qual este time tem.
A noite de alegria para a Sérvia trouxe drama á Alemanha

quinta-feira, 17 de junho de 2010

COPA: Hernández vai bem e Blanco marca gol 2.100














O México mostrou que é capaz de passar de fase. E mais. Que é capaz de ir longe. Mas a teoria é cruel e não mostra exatamente isso. Apesar de Blanco mostrar que ainda tem categoria para marcar de pênalti e entrar na história entre os que marcaram gols miliários, no caso o gol 2.100, o time Azteca pode sucumbir, se realmente passar de fase, como está perto, contra a Argentina, assim como há 4 anos. Ou, se conseguir uma vitória sobre o Uruguai, pode enfrentar a Coreia do Sul, Grécia, ou na pior das hipóteses a Nigéria, assim com chances reais de avançar ás quartas. No máximo ás quartas. Por isso digo que a teoria não mostra o time ir muito longe. Mas é bom relevar, os mexicanos tem rapidez, são incisivos na marcação, além de possuirem ótimo passe.
A França é que decepciona.
Detalhe: em Copas, o México nunca tinha vencido uma seleção campeã do mundo.
-
Resultados do dia:
Agrentina 4 x 1 Coreia do Sul
Grécia 2 x 1 Nigéria
México 2 x 0 França

COPA: A Grécia alcançou seu primeiro objetivo














Para a Grécia, estar apenas na Copa não é o suficiente. O time queria uma vitória, um gol pelo menos, coisa que nunca havia feito na história. Em 1990, derrota para Bulgária, Nigéria e Argetina, adversária dos gregos na próxima rodada, decisiva para sua classificação, seu segundo objetivo. Ah, quanto ao primeiro, a Grécia marcou seu primeiro gol e venceu pela primeira vez, no caso a Nigéria, por 2 a 1 de virada, rival de há 16 anos atrás em sua pífia participação.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

COPA: O Uruguai fez a virtude sul-africana virar deficiência














A África do Sul mostrou que é capaz de tocar a bola rapidamente e se locomover a caminho do gol. Não fez isso contra o México, no primeiro tempo e hoje, contra uruguaios. Pelo contrário, o Uruguai é que soube parar os africanos. Foram postados Maxi Pereira, Godín, Lugano e Fucile, da direita para a esquerda. E aí deu pane. Pienaar foi mal de novo, Tshabalala, o destaque, não conseguiu jogar pelo setor direito, setor de Pereira. O Uruguai barrou o ciclo de passes e evitou contra-ataques contra sua defesa. Foi bem e mereceu a vitória, como melhor jogador em campo Diego Forlán, atual artilheiro da Copa. Detalhe: a equipe não vencia uma partida em Mundial há 20 anos, voltou como candidato ás oitavas.

Resultados de hoje e ontem:
África do Sul 0 x 3 Uruguai
Espanha 0 x 1 Suíça
Chile 1 x 0 Honduras
Brasil 2 x 1 Coreia do Norte
Costa do Marfim 0 x 0 Portugal
Nova Zelândia 1 x 1 Eslováquia

COPA: Família Palacios ganha proeza em Mundiais



















Com o corte de Julio Cesar de León, de Honduras, por contusão, o técnico Reinaldo Rueda aclamou o meia Jerry Palacios à Copa, um entre três irmãos presentes na seleção, além do zagueiro Johnny Palacios e o meia Wilson Palacios. É um recorde elegante para a família Palacios, que já está na história dos Mundiais.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

COPA: " Quién anotará primer gol de Honduras? "















É uma das manchetes do jornal hondurenho 'Diez'. A reportagem é bem descontraída com seus leitores e ilustra o primeiro hipotético gol da seleção local na Copa, ausente desde 1982. "Quiéren ver un golazo de tiro libre de Julio Cesar 'Rambo' de León". De León é o primeiro volante, que joga atrás de Wilson Palacios, ás vezes chega a frente com tirombaços de fora da área. "Otros esperán la sorpresa de Georgie Welcome, les encantaría ver su pirueta en un Mundial y volver a escucharlo decir: 'Va para la isla, la isla..'".
"Algun no olvidan al goleador historico de la Seleccion, Carlos Pavón, y lo ven coronado su gran carrera convirtiendo y celebrando con su tipica Danzita del Toro". Pavón é o maior artilheiro da história da equipe, além de ser o mais experiente do elenco, 37 anos. "Y de recuperarse, el candidato para varias cibernautas es La Pantera David Suazo". O parceiro de Pavón, ou A Pantera, como é vulgarmente conhecido Suazo, volta de uma contratura muscular e já pode atuar.
"En lo que todos los catrachos concuerdan es en que no importa si es Amado Guevara, Ramón Nuñez, un bonbazo de Victor Bernadez o un autogol de los chilenos, lo que quieren es que haya gol y gritarlo con todo". A expectativa realmente é grande, como mostra esta última mensagem do principal jornal esportivo do país.
O jogo Honduras x Chile será quarta, em Nelspruit, às 8h 30min. Dêem seus palpites.

COPA: A Itália é bárbara, no sentido negativo














Foram 24 bolas alçadas na área. Número que resume a Itália de 2010. Falta um mentor. Um meia. Um lateral. Só não falo zagueiro, pois Cannavaro foi bem. Assim como Montolivo, especialmente na roubada de bola e retomada para o campo de ataque. A seleção de Lippi não tem cara de favorita. Até porque não é mesmo. Já o Paraguai, parece organizado e pode até empurrar a Azurra, decepção do momento, à segunda colocação, para enfrentar, ao que tudo aponta, a Holanda nas oitavas.
-
Resultados do dia:
Holanda 2 x 0 Dinamarca
Japão 1 x 0 Camarões
Itália 1 x 1 Paraguai

COPA: A Holanda de hoje tende a ser a Alemanha de ontem









A Holanda teve posse de bola, rondou a área da Dinamarca, mas não mostrou o que era esperado. Sem Robben, a média de gols laranjas diminue bruscamente. Mas esse time não pode depender de um só jogador. Como o Bayern depende, por exemplo. Tenho fé de que a Holanda melhorará, até porque é natural que isso aconteça. Como é natural que a Alemanha, sensação até agora do Mundial, encontre dificuldades durante a competição, contra os gigantes que lhe virá pela frente.

domingo, 13 de junho de 2010

COPA: Argelino tem expulsão mais rápida da história


















O argelino Abdelkader Ghezzal, do Siena, pelo qual vieram elogios do blogueiro, se tornou o jogador a ter a expulsão mais rápida da história das Copas. Recebeu o vermelho com 14 minutos e 19 segundos em campo, após uma substituição do técnico Rabah Saadane, que visava mais ofensividade para a equipe. Não bastasse a marca negativa, acumulou outra. Também conseguiu ser o jogador a receber dois amarelos no menor perído possível.

Resultados do dia:
Argélia 0 x 1 Eslovênia
Gana 1 x 0 Sérvia
Alemanha 4 x 0 Austrália -- jogo de excelentíssmo nível por parte dos alemães. Ainda não são os maiores favoritos, mas começam a ser.