sábado, 28 de novembro de 2009

Jorginho pode ser o substituto de Silas no Avaí


A informação chega da Rádio Guarujá de Florianópolis, afiliada da equipe Eldorado/ESPN. O nome do auxiliar de Muricy Ramalho, Jorginho, está entre os favoritos para assumir o Avaí, que não terá Silas em 2010. Até porque, Jorginho teve ligações com o time catarinenense: atuou por lá em 2002, antes de encerrar sua carreira como jogador.
Basta só um acordo entre a diretoria dos 2 clubes. Isso porque Jorginho sempre se mostrou interessado em trabalhar como técnico em uma equipe. Coisa que fez bem no Palmeiras: foram cinco vitórias, um empate e apenas uma derrota no comando.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Grandes Jogos da Seleção - 1981 (parte III)

Logo após a classificação do time para a Copa 82, o técnico Telê Santana solicitou testes de real dificuldade para a Seleção. E a CBF não perdeu tempo, agendando partidas no meio do ano contra 3 das melhores seleções do mundo, na Europa. E mais uma vez, 3 shows do time que já se acostumava a dominar os principais adversários mundiais.


Brasil x Inglaterra (12/5/1981)

O primeiro amistoso foi em Wembley, contra a Inglaterra, de Kevin Keegan. O Brasil dominou o jogo e não deu a menor chance, controlando o jogo aéreo inglês fazendo o possível para evitar os cruzamentos para a área - razão pela qual os laterais Edevaldo e Júnior desceram pouco, reduzindo as opções ofensivas do time. Final: 1x0, gol foi feito por Zico, num passe do lateral direito Edevaldo.

Brasil x França (15/05/1981)

A visita seguinte foi à França, que naquela época não conseguia levar a melhor contra nós. Novo show e vitória por 3x1, com gols de Zico, Reinaldo e Sócrates. Didier Six descontou para os gauleses.

Brasil x Alemanha Ocidental (18/05/1981)

Para encerrar a excursão europeia, jogamos no Neckarstadion em Stuttgart contra os alemães. E novamente vencemos, de novo de virada. Toninho Cerezo (na foto ao lado) e Júnior, de falta fizeram os gols (exatamente como aconteceram os 2 primeiros gols no Mundialito do Uruguai). A Alemanha ainda teve a chance do empate nos pés do capitão Paul Breitner,em cobrança de penalty. Mas ele conseguiu perder a cobrança duas vezes: o árbitro ordenou uma nova cobrança após a defesa do nosso goleiro. Mas não adiantou, ele pegou a segunda cobrança também - o goleiro Valdir Perez garantiu ali a sua titularidade na Copa 82. Final: Brasil 2x1.

Entrave para ter Luxemburgo é obviamente o salário

O empresário e o novo técnico do Mixto-MT, Márcio Pardal, em uma de suas primeiras entrevistas coletivas na sala de imprensa do Estádio 'Verdão', em Cuiabá, afirmou que gostaria de formar um bom time para disputar a terceirona do ano que vem e surpreender. Além disso o pensamento alto sobre ter Luxemburgo como técnico do clube já é outra história. " Vamos reformar a equipe e pensar em um técnico bom(...) Quanto àquelas especulações sobre ter Vanderlei Luxemburgo prefiro não comentar agora. A imprensa fala demais(...) Além do mais, para se ter um técnico 'de grande porte' não adianta só querer, o clube precisa ter meios para sustentá-lo.", disse Pardal, retratando um dos entraves para ter Luxemburgo: o salário.

Obs:. Luxemburgo ganha no Santos um salário em torno da casa dos R$500.000,00

A variação tática do Flamengo do início ao fim

O Flamengo foi um time que oscilou muito sua formação tática do início até o fim do campeonato.
Tanto no ataque quanto na defesa o time sofreu intensas modificações. Até fora do campo houve troca. O interino presidente Delair Dumbrosck preferiu Andrade a Cuca. E o time melhorou. Principalmente com os recentes contratos. De 14o. foi à 2a. colocação. Veja como variou a formação tática:


10/5/09: Bruno; Aírton(Erick Flores), Wellinton e Ronaldo Angelim; Léo Moura, Willians(Everton Silva), Kléberson, Íbson e Juan; Émerson e Éverton(Josiel). Cuca

27/11/09: Bruno; Léo Moura, Álvaro, Deivid e Ronaldo Angelim; Aírton, Toró(Maldonado), Willians e Petkovic; Zé Roberto e Adriano. Andrade

O Flamengo começou o Brasileiro jogando em um 3-5-2 e terminará em um 4-4-2. A peça que diferenciou o esquema tático foi Léo Moura. O lateral começou jogando mais ofensivamente e terminará atuando quase como um zagueiro, só que jogando pelas laterais. Os zagueiros também mudaram. Aírton passou a ser volante. Wellinton saiu do time principal para ser substituído por Deivid. Angelim continuou. Maldonado tomou o posto de Willians, que por sua vez assumiu a posição de Íbson normalmente, sem muitas comparações. A chegada de Petkovic deu ao meio-campo do time aquilo que precisava: ritmo e criatividade. Adriano e Zé Roberto deram, assim como Petkovic , algo que faltava na Gávea: gols. E Andrade trouxe tranquilidade ao elenco, que de certo modo ajudou e muito psicologicamente os jogadores, que viviam em clima de pressão e com salários atrasados.

E é por isso que o time está onde está. E merecidamente.

Mixto quer time novo para 2010. Luxemburgo seria uma opção.


Está sendo anunciado pela Imprensa da capital Cuiabá que o Mixto vai dispensar todo elenco e fará um novo time para 2010, para disputar a terceira divisão do Brasileiro. Isso porque a diretoria está sendo inteiramente trocada. O presidente Márcio Pardal por exemplo, é novo, assumiu a presidência do clube nesta terça.
O técnico Arildo Berdum não demonstra interesse em permanecer.
Alguns jogadores já rescindiram contrato e estão com malas prontas para dar adeus. Outros são incentivados pela torcida mixtense a permanecer. A torcida quer que permaneçam para a temporada 2010 os seguintes jogadores: os zagueiros Marcio Abraão e Paulo Fernando, o meia Muriel e os atacantes Andrezinho e Buiu.

Mas o mais impressionante foi o que o Jornal Futebol MT, do Mato Grosso informou. Existe a possibilidade de Vanderlei Luxemburgo substituir Berdum e ser o comandante da equipe na próxima temporada.
Porém, o técnico do Santos afirmou em seu blog e em seu Twitter que esta informação não procede. "Andaram veiculando uma notícia de uma possível consultoria minha com o Mixto do Mato Grosso. Gostaria de salientar que não mantive contato com ninguém a este respeito e portanto não procede esta informação.", disse com convicção o técnico.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

"Não acho que o Corinthians facilitará para o Flamengo. Eles foram salvos por nós em 2004".














A frase foi postada por Rogério Ceni em seu Twitter, descartando a hipótese de o Corinthians "entregar" o jogo para o Flamengo no Brinco, só para prejudicar a vida do São Paulo no BR. Rogério ainda realçou sua opinião sobre o comportamento do Corinthians no domingo voltando no tempo, para relembrar o Paulista de 2004. Ano em que o Corinthians brigou rodada a rodada com o Juventus para não cair. E por pouco não caiu. Naquela ocasião, o campeonato fora dividido em 2 grupos(um com 10 e outro com 11 participantes) e o último de cada grupo se rebaixava. O time alvinegro caiu no grupo 1, que tinha justamente o São Paulo. Quem conta o resto é o Jornal UOL Esporte(14/03/2004):

"Nem mesmo os quase 20 mil torcedores que lotaram o Pacaembu foram suficientes para evitar a derrota do Corinthians para a Portuguesa Santista por 1 a 0, neste domingo, pela última rodada do Campeonato Paulista de 2004. A equipe só não foi rebaixada à Série A-2 do Campeonato Paulista graças à vitória do São Paulo sobre o Juventus por 2 a 1, em São Caetano. "

No fim, o Juventus ficou com 6 pontos e o Timão com 8.
O outro rebaixado foi o Oeste, que terminou com -2 pontos(isso porque o time fora punido com a perda de 12 pontos por escalação irregular de jogadores. E como tinha 10 pontos, ficou devendo 2).

A difícil de ser batida LDU

Os belíssimos resultados da LDU(principalmente o de ontem e os em casa) se deve em partes a Jorge Fossati, que com uma equipe teoricamente normal, sem muitos CRAQUES, soube adequar uma formação tática(3-5-2) que batesse com as características do elenco.

A LDU começa sua formação com o goleiro Dominguez, que apesar de alto, não é um reserva a altura do sortudo Cevallos, que se contundiu na Libertadores contra o Palmeiras, no Palestra. São três zagueiros. Os remanescentes Norberto Araujo e Jairo Campos, agora auxiliados pelo veterano Carlos Espindola, 34 anos, e que faz muitos gols de cabeça. Renan Calle é reserva. A lateral direita está muito bem entregue a Reasco, ex-São Paulo. Mas o time não ten lateral-esquerdo, após a ida de Paul Ambrossi para o Rosario central. Quem joga por ali, improvisado, é Diego Calderón ou o veterano Ulisses de la Cruz, aquele que levou aquele drible humilhante de Robinho no Maracanã.
O meio tem William Araújo, reserva na Libertadores do ano passado, Miller Bolaños, excelente jogador, e Edinson Mendez, belíssimo meia, que chega ao ataque, bate bem de fora da área e tem ótimo passe. "Mendez tem que ser muito bem marcado", disse Cuca antes da partida. Resultado: 5 a 1, com 3 gols do cara.
O ataque tem Walter Calderon, veterano centroavante, ao estilo antigo, e o melhor jogador do momento da LDU e Claudio Bieler, aquele mesmo argentino do ano passado, mas que tem gastado a bola, virou protagonista e marcou mais de 30 gols na temporada.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

O irreconhecível Liverpool

É lamentável dizer que um clube como o Liverpool esteja passando por um momento de crise. Mas, infelizmente essa é a realidade.
Na Premier League foram 2 empates, 5 derrotas e 6 vitórias.
Na Champions 2 vitórias, 1 empate, 2 derrotas e a desclassificação.
Ao todo o Liverpool acumula 3 empates, 7 derrotas e 8 vitórias em seus 2 principais campeonatos na temporada. O que não é aceitável, já que se trata de um dos 10 maiores clubes da Europa.
É claro que quando a fase não é boa, tudo dá errado. Até a bruxa dos desfalques está a solta. Fernando Torres, Ryan Babel e Agger são só alguns da lista "sem condições" do time.

E hoje, no jogo "inútil" contra o Debreceni, o time apresentou pouca qualidade num 4-3-2. Rafa Benítez, um dos cotados para abandonar os Reds, testou 4 atacantes. Ngog e Kuyt começaram a partida. Aquilani e Benayoun(improvisado no ataque) terminaram. Fábio Aurélio sequer apareceu no ataque. E a piada de mau gosto para o torcedor foi Mascherano fazer dupla com Gerrard no meio. E a consquência foi Lucas ficar totalmente preso, dando uma virtual segurança a Carragher e Insuà. Além disso, as laterais, principalmente a direita, não renderam como esperado.
Formação que ao meu ver é errada, principalmente no ponto de vista de não liberar Fábio Aurélio.
Realmente o problema do Liverpool não é falta de jogador. É a imprecisão de Benítez na hora de escalar a equipe.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Gersinho faz história com Guarani novamente

Fiel escudeiro de Vadão, o auxiliar técnico Gersinho deu incontestavelmente sua parcela de contribuição para o acesso do Guarani, seja no trabalho em campo ou nos bastidores. Com participação direta nas contratações, ele também foi fundamental para manter a harmonia do elenco. Para Gersinho, esta conquista tem um sabor especial, já que sua carreira como jogador foi iniciada no Brinco de Ouro. "Cheguei com 14 anos no Guarani, onde comecei minha vida no futebol. Fui promovido para o profissional em 77 e no ano seguinte fomos campeões brasileiros, no maior momento da hisória do clube", lembrou Gersinho. "É lógico que para a história do Guarani o título de 78 é mais importante, mas este acesso tem o mesmo valor para mim do que aquela conquista", revelou emocionado o ex-meia.

Amigos nos tempos de atletas, a parceria de Vadão e Gersinho fora dos gramados começou no Mogi Mirim no início da década de 90, quando surgiu o "carrossel caipira". Por alguns anos, a dupla esteve separada entre um reencontro e outro, mas desde 2002 o "casamento" segue firme e forte. "Fazer parte da história do futebol de Campinas para mim é motivo de muito orgulho. Não nasci na cidade, mas cheguei aqui aos 13 anos, onde vivo até hoje com minha família", fala Gersinho, natural de Pereira Barreto-SP, emocionado com o acesso ao lado de Osvaldo Alavarez.

domingo, 22 de novembro de 2009

Enquete encerrada(com apenas 1 voto)!!!

O Vasco possui o artilheiro mais jovem do Campeonato Brasileiro: 1974 - Roberto Dinamite (20 anos) - 16 gols.
Porém, Keirrisson, em 2008 e Túlio, em 89, também foram artilheiros com 20 anos. Mas a única diferença é que Keirrisson era 5 meses mais novo que Roberto na época. Já Túlio era 2 meses mais calouro.