terça-feira, 25 de outubro de 2011

O pequeno grande Levante já sonha com Champions. Por quê não?











"Somos líderes do Campeonato Espanhol". Depois de 8 rodadas disputadas em La Liga, essa frase não é de um torcedor do Barcelona nem do Real Madrid, mas, sim, do Levante.
Isso mesmo. Por enquanto, são 6 vitórias -- sendo uma delas contra o Real Madrid -- do time levantino, mesmo número do Real e uma a mais do que o Barcelona. Porém, já fez 20 pontos, de 24, e é líder isolado na Espanha, cujo campeonato é tão criticado pela polarização e absoluta superioridade dos dois gigantes e campeoníssimos do país.
Mas, de fato, quem poderia imaginar que uma agremiação que quase faliu há 4 anos teria condições de ser manchete no principais jornais europeus devido a esse momento histórico.

De qualquer modo, essa crítica de polarização do certame tem procedência e Real e Barça ocuparão, ao término do torneio, as primeira e segunda colocações. Mais uma vez, diga-se. Sendo assim, é inútil botar fé no Levante.
Porém, aqui o objetivo é destacar um clube minúsculo, que nunca conseguiu permanecer três temporadas seguidas na elite e que seu melhor desempenho foi na temporada 1963-64, a que debutou, quando acabou em DÉCIMO e estreou com um empate por 4 x 4 com o Espanyol, em Barcelona, o qual tinha um time invejado naquela época.

O post trata também o fato de a torcida dos Granotes sempre se considerar infinitamente inferior a seu rival local, o Valencia de tantas conquistas, tanto êxitos, tantas participações em UEFA Champions League.

Nessa temporada, o cenário pode mudar, pois se o Levante mantiver um ritmo regular, não deixando escapar pontos dentro de casa e eventualmente pontuando fora, não é inimaginável que consiga uma vaguinha, por exemplo, na Champions League 2012-13. Para mim, não é exagero, visto que times com Sevilla, Villarreal e Atlético de Madrid vêm amarelando nos últimos anos. Quem sabe a cidade de Valencia não possa ver na Champions que vem dois times locais. Seria incrível!!