quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Grandes Jogos da Seleção - 1982 (partet I)

Postado por mr.LOL pai

E entramos em 1982, ano de Copa do Mundo. Ano de ilusões, esperança de sair da fila sem título, após 12 anos de espera e frustração. O técnico Telê Santana fazia questão de expor a equipe a grandes adversários em amistosos, para realmente deixar o time preparado para o torneio. E no dia 21/03/1982, enfrentamos novamente a Alemanha Ocidental, do goleiro Harald Schumacher, do ex-lateral transformado em volante pelo Real Madrid, Paul Breitner e do craque Karl-Heinz Rummenigge (na época, titular e líder do Bayern).

Clássico Mundial

Pela 3a.vez em menos de 15 meses enfrentávamos os alemães, campeões europeus. Jogamos em campo neutro (Montevidéu), jogamos na Alemanha (em Stuttgart) e em 82 jogamos no Maracanã. Para não deixar dúvidas, ganhamos as 3 partidas.

Tivemos algumas problemas na formação da equipe para esse amistoso - Cerezo, Sócrates, Reinaldo e Éder não puderam estar presentes, por contusões. O que não deixou o time mais fraco, pois havia peças de reposição de sobra. Telê escalou o meio campo do Flamengo (Vitor, Adílio e Zico) e ainda juntou talentos como Careca (artilheiro do Guarani de Campinas, na época) e Mário Sérgio (atual técnico do Inter/RS) no ataque. Mas foi da defesa que veio o gol, no segundo tempo - numa tabela ao estilo "futebol de areia", Junior (foto ao lado) recebeu de Adílio e bateu de sem-pulo para fazer um golaço, quando muitos já não acreditavam numa vitória brasileira: 1x0. Merece destaque também neste jogo a boa atuação do goleiro Valdir Perez, que fez algumas grandes defesas.

Um bom resumo desse jogo pode ser encontrado neste link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário