

Para quem gosta de rivalidades locais extremas, é bom embarcar nesta semana para Thessaloniki, na Grécia. Cidade do interior grego que nesta semana comemorou e continua a comemorar a classificação dos times, ou melhor, dos eternos rivais do município: Aris e PAOK, para o mata-mata da Europa League.
Enquanto o PAOK venceu o Dinamo Zagreb, na Croácia, com gol de Salpingidis, destaque da equipe, o Aris despachou o atual campeão Atlético de Madrid, vencendo o Rosenborg pelo placar de 2 x 0, após triunfar sobre os espanhois tanto na ida, quanto na volta.
Tal rivalidade é, talvez, uma das maiores da Grécia. Em dia de jogo entre eles, atrai multidões, fogos de artifício, sinalizadores, e claro, muito policiamento. Como em todos os dérbis, ferimentos e mortes não saem ilesas. Nesse clássico não saem mesmo. Sua marca carimbada é, infelizmente, a violência, tanto nas arquibancadas quanto nas ruas.
No último campeonato nacional, quando ocorreram os mais recentes encontros, o PAOK venceu em seu estádio, Toumba Stadium, por 4 x 1. E, no jogo de volta, cujo vídeo você poderá acompanhar aqui, o Aris, no Kleanthis Vikelis Stadium, venceu por 2 x 0. Confira o tremendo fantismo de ambas as torcidas e o clima de pressão passado à partida.
Na Copa da Grécia, PAOK e Aris já travaram duelos históricos, assim como no próprio campeonato nacional.
Porém, o diferencial, o ponto em que a torcida do PAOK se gaba é ter um restrospecto, uma presença mais notável em competições europeias do que o Aris. Chegou a disputar a Europa League/Copa da UEFA por nove vezes seguidas, de 1997/98 a 2005/06. Em tal quesito os gregos não são recordistas, ficam atrás apenas do Club Brugge-BEL, que, em determinado momento, alcançou 10 participações consecutivas.
O PAOK acumula também algumas passagens pela Champions League.
Amanhã, ocorrerão os sorteios dos mata-mata da Champions e da Europa League. Às 10h, a cidade de Thessaloniki aguardará pelos adversários dos rivais eternos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário