
O começo aterrorizador do Borussia Dortmund na Bundesliga causou um impacto muito grande nos alemães e nos fãs, em geral, do futebol internacional.
São 43 pontos em 16 partidas, ou, em 48 possíveis. Um absurdo aproveitamento.
No entanto, tal sucesso provém de um estilo chamado pelos alemães de Fubbal Conzept, ou Conceito de Futebol, idolatrado pelo treinador dos Borussians, Jurgen Klopp, a quem o Mainz até agora agradece pelo acesso à elite em 2008, quando Klopp por lá trabalhava, impondo esse princípio.
O modelo do "Conceito de Futebol" consiste num 4-2-3-1, ou também num 4-3-2-1(usado na partida contra o Werder Bremen ontem), nesse segundo caso formando uma espécie de Árvore de Natal em campo, mas sempre priorizando o toque de bola eficiente e rápido e atuando com uma linha defensiva alta e um meio-de-campo composto por cinco homens, em 2 linhas. Para Klopp são essas as características que se tornam a chave do sucesso.

Esse estilo era adorado por outro técnico que treinou na Alemanha nas décadas de 80 e 90 e de quem Klopp é fã, Volker Finke, hoje no Urawa Red Diamonds-JAP, lendário na história do Freiburg por ter levado o clube de recursos insignificantes a primeira divisão pela primeira vez em sua história na temporada 1993-94.
Jurgen Klopp diz prosseguir o estilo de que Finke se aproveitava no Freiburg na atualidade. E não é que a comparação entre os técnicos vem sendo mesmo feita pela imprensa!
Mas, é claro, o conceito precisa ter atletas capazes de correspondê-lo.
O Borussia Dortmund tem um elenco em que se destacam o japonês Kagawa, autor de 8 tentos na atual Bundesliga, como um dos mais importantes meio-campistas da equipe, o turco Sahin, mais jovem atleta a assinalar um gol na história da Bundesliga -- tal proeza ocorreu em 2005 -- e Lucas Barrios, o argentino naturalizado paraguaio, um dos melhores finalizadores do campeonato.
É bom lembrar que a Bundesliga tem 3 times e 3 rodadas a menos que os principais campeonatos europeus, assim, faltam 18 rodadas a serem disputadas, 54 pontos em jogo.
Do jeito que a carruagem anda, o Dortmund, dono do sempre inflamado estádio Signal Iduna Park, cuja lotação máxima atinge a casa dos 80.000 espectadores, vai chegando, chegando perto de seu heptacampeonato, depois de um jejum de sete temporadas sem carregar a Salva de prata.
Nenhum comentário:
Postar um comentário