sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Grandes Jogos da Seleção - 1977

Desculpamo-nos, pois na semana semana passada não houve a seção "Grandes Jogos da Seleção", por problemas internos.

Escrito por Mr.LOL pai:
Vamos lá para um novo capítulo da saga dos Grandes Jogos da Seleção que eu assisti. E o capítulo de hoje fala sobre a maior goleada que o Brasil já aplicou em jogos de Copa do Mundo - no caso, pelas Eliminatórias da Copa 78, que seria disputada na Argentina. Osvaldo Brandão iniciou a trajetória como técnico da Seleção, mas não resistiu à pressão carioca após o fraco resultado na estreia contra a Colômbia. A CBD resolveu substituí-lo pelo técnico do Flamengo, Cláudio Coutinho, que trouxe para a equipe alguns jogadores novos, que deram uma nova dinâmica à equipe.

O Brasil passou sem sustos pela 1a.fase, onde também enfrentou o Paraguai, no grupo 1. O grupo 2 teve uma surpresa enorme, com a eliminação precoce do Uruguai pela ainda desconhecida Bolívia. E no grupo 3, o Peru de Teophilo Cubillas confirmou o favoritismo, conseguindo a classificação contra o Chile.

A fase final

Somente duas seleções se classificariam para a Copa 78. A FIFA e a Conmebol elegeram Cáli (na Colômbia) como a sede para o grupo final, reunindo os 3 finalistas. O 3o. colocado ainda teria uma chance de classificação numa repescagem contra uma equipe da Europa.

O Brasil estreou nessa fase final no dia 10/07/77 vencendo o Peru por 1 a 0. Voltou a campo 4 dias depois, jogando por um simples empate contra a pobre Bolívia, para garantir matematicamente a classificação. E foi um verdadeiro massacre! 8 (OITO) a 0...

A escalação: Leão; Zé Maria, Luis Pereira, Amaral e Rodrigues Neto; Toninho Cerezzo, Rivelino e Dirceu; Gil, Roberto Dinamite (Reinaldo) e Zico (Marcelo)
Os gols: Zico (4... isso mesmo, 4 gols), Gil, Toninho Cerezzo, Roberto e Marcelo. Cheque no vídeo abaixo: não existem imagens coloridas conhecidas sobre esse jogo histórico, com placar jamais igualado pela Seleção em jogos oficiais.


Um comentário:

  1. E a Bolívia pagaria mais 3 micos na sequência: goleada de 5 a 0 para o Peru e depois, pela repescagem, outra goleada por 6 a 0 em, Budapest e derrota em casa por 3 a 2 para a Hungria. Fim do sonho!

    ResponderExcluir