

Voltando ao tempo. Há 11 Copas atrás. Mais precisamente há 44 anos passados. Na Copa de 1966. Na Inglaterra.
Era a estreia da Coreia do Norte em Copas. E foi logo caindo num grupo da morte. Com União Soviética, Itália e Chile. No primeiro jogo sofreu 3 a o dos soviéticos. O que esperar mais da seleção norte coreana. Pois é, mas não foi bem assim. Os norte coreanos conseguiram sofridamente um empate com os chilenos, e em seguida um surpreendente, uma das maiores zebras, façanhas da história das Copas, uma vitória, mais sufocadamente impossível, sobre a seleção italiana de Mazzola e Barison. Ficando assim na 2a. colocação com passagem inédita para as quartas-de-final.
E adivinha qual foi o adversário? Portugal(seleção que a Coreia voltará a enfrentar na fase de grupos de da Copa de 2010 junto de Brasil e Costa do Marfim).
E um jogaço marcou Coreia do Norte x Portugal.
A partida disputada no Goodison Park, em Liverpool, com pouco mais de 50.000 pagantes, naquele 23 de julho, teve 8 gols.
Até os 25 da primeira etapa, os coreanos chegaram a estar ganhando de 3 a 0. Mas depois, a figura de Eusébio entrou em ação. Foram 4 gols do moçambiquense em sequência(sendo 2 de pênalti)em menos de 35 minutos. José Augusto, faltando 10 para o término do tempo regulamentar, fez o quinto do portugueses. E ainda deu tempo para o árbitro israelense Ashkenazi anular um absurdo gol legítimo de Eusébio. Final: Portugal 5 x 3 Coreia do Norte.
Só que os portugueses acabaram ficando com a 3a. colocação. E a Inglaterra se sagrou campeã.
Para a Copa de 2010 a Coreia do Norte vem com o seguinte aviso: Não me subestimem.
Obs:. A Copa de 66 também foi marcada pela eliminação de Brasil, França e Espanha na fase de grupos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário