
Grupo A: Bayern, Villarreal, Manchester City e Napoli
Disparado o grupo de mais equilíbrio, com representantes das 4 ligas mais atrantes do futebol europeu. O Bayern terá de ralar para não perder a primeira posição para o City, estreante nesse novo formato de Champions League. Não dá também para ignorar Villarreal e Napoli, dois times que duelaram na última Europa League, que são fortíssimos jogando em casa e que, não tenha dúvida, tirarão pontos cruciais dos virtuais classificados.
Palpite: 1-Manchester City/2-Bayern/3-Napoli/4-Villarreal
Grupo B: Internazionale, CSKA, Lille e Trabzonspor
Desmanchada após a perda de Samuel Eto'o ao Anzhi, a Inter não tem muito do que reclamar nesse princípio de torneio. É favoritíssima. A disputa eventual pela segunda vaga é que me causa dúvida, pois o CSKA vem fazendo uma temporada espetacular, com Vágner Love, Honda e Doumbia na frente, sendo o principal candidato ao título nacional na Rússia. Enquanto isso, o atual campeão francês, Lille, perdeu Gervinho ao Arsenal, mas ainda adquire um plantel que permita sonha com classificação às oitavas, com Eden Hazard e Moussa Sow formando um ataque pra lá de competitivo. Já o Trabzonspor só está onde está, pois o Fenerbahce, atual campeão turco, foi excluído da Champions por suspeita de manipulação de resultados na última temporada e deve ser o azarão do grupo.
Palpite: 1-Inter/2-Lille/3-CSKA/4-Trabzonspor
Grupo C: Manchester United, Benfica, Basel e Otelul Galati
Assim como a Inter, o United não tem do que se queixar, já que caiu em um grupo extremamente confortável, onde só terá de se preocupar com a boa equipe do Benfica para não bobear e ser segundo colocado, o que é improvável. Basel e Otelul, outro estreante, podem tirar alguns pontos preciosos dos dois favoritos, o que lhe permitiram até em sonhar com classificação. Mas só sonhar.
Palpite: 1-Manchester/2-Benfica/3-Basel/4-Otelul Galati
Grupo D: Real Madrid, Lyon, Ajax e Dinamo Zagreb
Na temporada passada, o Madrid encarou tanto Lyon, nas oitavas, quanto Ajax, nesta mesma fase, e se deu bem. Neste ano, a primeira colocação deverá ser madridista em um grupo que servirá aos espanhois para também espantar de vez a bruxa do Lyon, seu algoz em temporadas passadas. Para o segundo posto, não creio que o Dinamo aprontará alguma, só acho que tal vaga será decidida no dois confrontos diretos entre holandeses e franceses.
Palpite: 1-Real Madrid/2-Ajax/3-Lyon/4-Dinamo Zagreb
Grupo E: Chelsea, Valencia, Bayer Leverkusen e Genk
Este é outro grupo que o franco favorito, Chelsea, não tem como achar razões para choramingar. Deverá ser o primeiro colocado, apesar de nesse começo de temporada estar penando para ganhar de medianos da Inglaterra. O Valencia, curiosamente, vendeu um de seus principais atletas aos Blues: Juan Mata, e não deve ter a foça que tinha em outros anos quando enfrentava jogos duros na Champions. Desse modo, abre alas a um também enfraquecido Bayer Leverkusen, que perdeu Arturo Vidal à Juventus e deverá suar sangue para conseguir o segundo lugar do grupo. Também não devemos descartar o Genk, que, em minha concepção, é o time do quarto pote com menos chance de ser eliminado e batido com facilidade. Apesar de tudo, esta chave tem um equilíbrio monstro
Palpite: 1-Chelsea/2-Bayer Leverkusen/3-Valencia/4-Genk
Grupo F: Arsenal, Marseille, Olympiacos e Borussia Dortmund
E não é que mais uma vez o Arsenal pode se lascar! Este grupo traz como mensagem aos Gunners que bobear pode custar caro, já que o Marseille é traiçoeiro no Velódrome, o Borussia não vence barato nenhuma derrota, fora ou dentro de casa e o Olympiacos, apesar de aparecer como a quarta força, não deve ser menosprezado, pois é campeão grego e, há 2 temporadas, chegou às oitavas dando trabalho ao mesmo Arsenal nessa fase.
1-Borussia Dortmund/2-Arsenal/3-Marseille/4-Olympiacos
Grupo G: Porto, Shakhtar Donetsk, Zenit e APOEL
O Porto, atual campeão da Europa League, não terá vida fácil para avançar, não. Precisará viajar dus vezes ao Leste Europeu e dar seu máximo para tirar pontos dos bons Shakhtar, quadri-finalista da última edição, e Zenit, campeão da Liga Europa 2007/08. O APOEL, na teoria, não dará trabalho, mas para quem quiser chegar às oitavas nese grupos, não poderá se dar ao luxo de vacilar contra o campeão cipriota.
Palpite: 1-Shakhtar/2-Porto/3-Zenti/4-APOEL
Grupo H: Barcelona, Milan, BATE Borisov e Viktoria Plzen
Nos primeiros minutos do sorteio, especulava-se que esse seria o chamado grupo da morte, mas acabou não sendo. Barcelona e Milan disputarão até o fim para ver quem será o líder e farão dois jogões, tanto em San Siro, quanto no Camp Nou. A possibilidade de ser segundo colocado pela terceira vez seguida atormentará os italianos, que não devem ter problemas com BATE e Plzen, a exemplo dos catalães. Está desenhada a história desse grupo.
Palpite: 1-Barcelona/2-Milan/3-Viktoria Plzen/4-BATE
Nenhum comentário:
Postar um comentário