
Grupo A: Com apenas 6 gols sofridos na temporada, o Bayern de Munique é um dos melhores times dessa Champions, contando com um Mario Gomez cada vez mais inspirado e um meio-de-campo e uma defesa invejados por muitos. Se vencer o decepcionante e desfalcado Villarreal na próxima rodada, aproximará-se da primeira colocação da chave definitivamente. Enquanto isso, o milionário Manchester City e o Napoli, agradável novidade, acirrarão a disputa pela segunda vaga. Se vencer dentro de casa o indigesto adversário, o time da fanática cidade de Nápoles terá chance de ouro na última rodada para chegar ás oitavas. Caso contrário, confio a missão aos vizinhos barulhentos do Manchester United.
Grupo B: Irreconhecível no Calcio, a Inter vai bem em seu grupo, apesar de derrota em casa na estreia. Garantir a primeira colocação é questão de tempo para os italianos, que só poderão contar com Diego Forlán, principal investimento na última janela, a partir das oitavas. Pela vaga restante, os três outros integrantes da chave tem chances consideráveis de alcançá-la, incrivelmente. O CSKA, que hoje avançaria, perdeu seu artilheiro marfinense, Doumbia, para a próxima decisiva rodada, em que já poderia assegurar classificação. Com isso, o campeão francês Lille pode almejar e beliscar uma vitória fora de casa contra os russos, que faria com que os ultrapassasse pelo critério de confronto direto. Por último, o turco Trabzonspor também tem chances, para mim menores que seus adversários, mas caso consiga uma vitória nos dois jogos que restam, faria com que tal classificação se tornasse quase real.
Grupo C: Menos empolgante e eficiente do que em outras temporadas, o Manchester United passou apuros nos primeiros jogos que realizou nesse grupo, mas tratou de assumir a liderança após vencer em Old Trafford o frágil time romeno do Otelul Galati, que ainda não pontuou e está matematicamente eliminado. A próxima rodada reserva United x Benfica, jogo que pode definir o primeiro colocado com uma rodada de antecedência. Caso haja empate e o modesto Basel, que também briga, vença os romenos, absolutamente tudo será definido na derradeira rodada.
Grupo D: O grupo de menos empates(só 1) tem como classificado antecipado e time menos vazado o Real Madrid, que vinha anunciando na temporada passada que viria mais forte e incisivo para esta. Além de exterminar de vez a sina de freguês do Lyon, o time merengue confia ainda mais em Mourinho, vê Cristiano Ronaldo em alto estilo(literalmente) e Kaká se recuperando de uma lesão na perna que tanto o atrapalhou através de gols e ganhando confiança. Praticamente garantido em primeiro, o Real já nem enxerga mais os postulantes a segunda vaga ao retrovisor. Por falar nessa briga particular entre Ajax e Lyon, na próxima rodada teremos esse confronto direto no Stade Gerland que pode encaminhar um ou outro às oitavas. A lanterna é do Dinamo Zagreb, um dos três times que ainda não pontuou na Champions e único que ainda não fez gol.
Grupo E: Franco favorito desde o começo, o Chelsea vem vacilando feio em seus últimos jogos, tanto pela Champions quanto pela Premier League. Não creio que vá perder o primeiro posto, mas todo cuidado é pouco, a começar pela partida contra o Bayer Leverkusen, na BayArena, na próxima rodada, que pode fazer com que os alemães assumam a liderança. Também vivo e a 3 pontos dos Blues, o Valencia mede forças em casa com o lanterna Genk, deve ganhar, botar fogo e até fazer com que as três primeiras posições da chave sejam definidas na última rodada.
Grupo F: É o grupo que menos excita em termos de futebol e gols. Mesmo assim, sairão dois classificados. O Arsenal alterna boas e ruins partidas, vem sendo econômico em gols no torneio, mas não perdeu de seu fiel perseguidor Olympique de Marseille, que vai mal na França e terá duas decisões pela frente na Champion visando pelo menos a segunda vaga: uma contra o Borussia Dortmund, que ainda sonha, mas está sendo prejudicado pela mesma juventude que o ajudou a ser campeão alemão na última temporada, e outra contra o Olympiaocs, equipe que, apesar de ter chances, vai mal e reflete bem o momento delicado e díficl pelo qual a passa o setor econômico da Grécia.
Grupo G: Em apenas um grupo, duas extremas decepções: Porto, aual campeão da Europa League, do Campeonato Português, da Copa de Portugal e que voou na última temporada com Andre Villa-Lobos, além do Shakhtar Donetsk, campeão ucraniano e quadri-finalista da Champions 2010/11. É díficil explicar o que aconteceu com os dois favoritos do grupo, talvez excesso de confiança. Na contramão, quem está se dando bem é o atual campeão cipriota APOEL, cujos principais nomes são os atacante barsileiros Aílton Almeida e Gustavo Manduca e que irá viajar a São Petersburgo na próxima rodada para defender a liderança da chave e encarar o Zenit, que também deverá se classificar e é outra surpresa, mas de "menor intensidade", digamos. Enquanto isso, Porto e Shakhtar fazem um duelo crucial na Ucrânia para ver quem intensifica a crise de quem.
Grupo H: O grupo mais fácil de fazer um prognóstico tem finalmente a confirmação de que Barcelona e Milan irão às oitavas. No próximo dia 23, tem o grande jogo da rodada da Champions, entre os dois, que praticamente nos mostrará quem tenderá a ficar em primeiro e ter relativa vantagem no sorteio do mês que vem. O Milan ainda não convence e deverá seguir com baixas como a de Alexandre e Pato e Cassano, cuo caso é mais sério e envolve problema cardíaco. BATE Borisov e Viktoria Plzen se enfrentam em Minsk em um confronto em que o vencedor terá teoricamente como prêmio de consolação a terceira colocação e, consequentemente, vaga na segunda fase da Europa League.
Nenhum comentário:
Postar um comentário