A Copa São Paulo de Futebol de Juinores 2012 terá sua segunda fase, em forma de mata-mata, iniciada nesse próximo fim de semana. Assim, como é de costume neste blog, publicarei os 16 confrontos dando na sequência meus palpites e breves análises :
CRUZEIRO x ATLÉTICO-PR: este é o duelo de equipes tradicionais no cenário nacional que vez ou outra revelam bons jogadores. A Raposa foi impecável na primeira fase, enquanto o Furacão vem ao confronto com uma campanha na primeira fase instável, em que não ganhou do anfitrião da chave, no caso o Linense, e sofreu para bater o fraco Sinop, do Mato Grosso. Ao que tudo indica, o Cruzeiro levará a melhor, mas os atleticanos se espelham na boa campanha do ano passado para surpreenderem. Palpite: Cruzeiro.
OLÉ BRASIL x UBERLÂNDIA: o clube-empresa de Ribeirão Preto surpreendeu o Fluminense na primeira fase muito por causa da excelente estrutura que possui tendo em vistas a formação de atletas, a fim de levá-los ao mercado como promessas. O Uberlândia ficou em primeiro em seu grupo, mas por não ter muita tradição no torneio e um time razoável, o Olé me parece mais preparado e condicionado a avançar às oitavas. Palpite: Olé Brasil.
PALMEIRAS x MONTE AZUL: mais um ano pressionado por nunca vencer o torneio, o Palmeiras tentará fazer de 2012 o ano a ser lembrado pela eventual quebra desse tabu. Contra a molecada do time da pequena Monte Azul Paulista, que fez uma primeira fase excelente, com 3 vitórias em 3 jogos, o alvi-verde paulistano tem como obrigação chegar às oitavas e não repetir a pífia campanha que fez na edição anterior, quando foi eliminado nesta mesma fase ao perder para o Nacional-SP. Palpite: Palmeiras.
SANTO ANDRÉ x PAULISTA: assim como o anterior, este é outro confronto que envolve times paulistas, em que ambas as agremiações terminaram 100% a primeira fase, pesando o fato de o Santo André já ter se mostrado eficiente quando na posição de adversário do Internacional. Enquanto isso, o Paulista se gaba por ter com frequência nos anos que disputa a Copinha boas campanhas. No ano passado, por exemplo, eliminou o Vasco. Equilíbrio é o fator que não vai faltar neste choque sem um franco favorito. Palpite: Paulista.
SÃO CARLOS x RED BULL BRASIL: em outro confronto paulista, o São Carlos aparece como o time que tirou o Flamengo da Copinha, mas que tem muitas deficiências a serem corrigidas, enquanto que o Red Bull Brasil, ou RBB, de Campinas, chega ao mata-mata pela primeira vez em sua curta história de vida, após ter acabado como líder em um grupo um tanto quanto complicado, com a Portuguesa e o Vitória, dois times expressivos no cenário nacional. Os são carlenses podem tirar o proveito do fato de jogarem com o apoio de seus torcedores que tanto o apoiaram na primeira fase, mas o Red Bull tem tudo para estragar a festa, já que é outro de tantos clubes que olham com muito carinho para as categorias de base, trabalhando-as com muita seriedade. Palpite: Red Bull Brasil.
AMÉRICA- MG x SÃO BERNARDO: os mineiros já foram campeões da Copinha e tiveram no ano passado uma campanha de se rasgar elogios, pois chegaram às semi-finais deixando pelo caminho equipes expressivas como Fluminense e Internacional. O São Bernardo, entretanto, não possui um histórico empolgante na competição e o fato de ter se classificado de forma sofrida em um grupo com Paraná, Atlético Acreano e Noroeste faz com que seja de certa forma azarão no duelo com o América. Palpite: América-MG.
CORINTHIANS x GOIÁS: depois de cair precocemente na última edição da Copinha, o alvi-negro paulistano não terá pela frente uma missão tão fácil quanto teve na fase de grupos, mas pela camisa, tradição, histórico vitorioso na categoria e sob o comando do bom treinador Narciso, ex-Santos, tem aplo favoritismo, até por ser um dos grandes favoritos ao caneco. O Goiás sofreu um pouco em um grupo com Guarani, Brasílis(Águas de Lindoia) e Flamengo do Piauí, mas promete suar o sangue para parar o ataque corintiano de 14 gols em 3 partidas. Palpite: Corinthians.
TAUBATÉ x PRIMEIRA CAMISA: eliminar na bacia das almas o Vasco na primeira fase, de virada, com gol nos acréscimos, mostra que o Taubaté chega a essa fase mais pela garra do que pela técnica. O Primeira Camisa, por sua vez, outro time de São José dos Campos, presidido pelo ex-zagueiro Roque Júnior, teve um ataque escasso na primeira fase, mas tem um elenco melhor do que a equipe taubatenano, em minha concepção. Palpite: Primeira Camisa.
-
SANTOS x GUARANI: otro favorito ao título, o Peixe terá pela frente um Guarani que vê na palavra superação a melhor possível para resumir o que foi sua primeira fase: buscou um empate que parecia impossível com o Goiás jogando com dois a menos e venceu os anfitriões do Brasílis com um gol nos últimos minutos. Acabou se classificando como o melhor segundo colocado, algo nada mal para quem foi eliminado na primeira fase no ano passado. Desta vez, não tem como não apontar o Santos como favorito, até por aparentar estar melhor do que na última edição. Palpite: Santos.
-
DESPORTIVO BRASIL x SÃO CAETANO: o time porto-felizense da Traffic quer repetir as boas campanhas que fez nas duas últimas Copinhas e desta vez , mesmo após ter eliminado o Atlético-MG na primeira fase, não terá vida fácil contra o São Caetano, que já fez 13 gols em 3 jogos e tem o artilheiro do certame, Rafael. Palpite: Desportivo Brasil.
-
GRÊMIO x JUVENTUS: depois de dois 5 x 0 seguidos, os gaúchos deram uma mal impressão ao serem derrotados pelo Grêmio Osasco por 3 x 1 jogando mal. O Moleque Travesso trilhou o mesmo caminho, já que na estreia venceu por 6 x 0, no segundo jogo por 6 x 1, mas tomou um 3 x 0 impiedoso do Corinthians, mas mesmo assim acabou conseguindo a classificação por índice técnico. Agora, está em jogo quem irá conseguir se redimir e avançar às oitavas. Palpite: Juventus.
-
BAHIA x FLUMINENSE: confronto entre duas equipes tradicionais do futebol brasileiro, que reúne o atual vice-campeão da Copinha e o segundo maior campeão do mesmo certame. Creio que o Flu vá encontrar inúmeras dificuldades no forte time baiano, como encontrou no Olé Brasil na primeira fase, mas sua tradicional camisa poderá pesar e colaborara para que chegue às oitavas. Palpite: Bahia.
-
BARUERI x INTERNACIONAL: o time da Grande São Paulo já demostrou valentia por eliminar o São Paulo, campeão da Copinha em 2010, e terá a de novo díficil missão de atrapalhar a vida de um grande, no caso, o Inter, que quase se complicou na primeira fase, ao perder do Santo André, mas acabou entrando no pacote dos melhores segundos por índice técnico. Palpite: Barueri.
-
CORITIBA x MIRASSOL: o Coxa é o dono do melhor ataque da Copinha por enquanto, com 16 gols e uma das melhores defesas, com 2 gols sofridos. Os mirassolenses, ao contrário, vêm como franco-atiradores, levando consigo o lema: 'O que vier, é lucro". Particularmente, não acredito que vá longe. Palpite: Coritiba.
-
BOTAFOGO x VITÓRIA: o Botafogo não tem um bom histórico na competição e, ao lado do Palmeiras, é o único do eixo Rio-SP que ainda não venceu a Copinha. Não o vejo como um dos grandes candidatos ao título, não sei nem se é favorito no confronto, pois o Vitória, depois de eliminar a Portuguesa na primeira fase, tem pretensões grandes e um bom time. Palpite: Vitória.
-
FIGUEIRENSE x RONDONÓPOLIS-MT: o Figueira é favorito contra o Rondonópolis, que não é o mais famoso time do estado, o União, mas não descarto uma zebra aí. Palpite: Figueirense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário