
Os primeiros jogos apresentaram dificuldades, mas aos poucos a equipe foi tomando forma, com jogadores talentosos em todas as posições. Na zaga, o comando seguro de Oscar, a competência de Junior no lado esquerdo, o tripé no meio formado por Cerezo, Socrates e Zico, o ataque com Reinaldo e Zé Sérgio.
O Mundialito
Para comemorar os 50 anos da primeira Copa do Mundo, a FIFA e o Uruguai organizaram o Mundialito na virada do ano de 1980 para 1981. Participariam todos os 6 campeões do mundo da época: os 3 europeus (Alemanha Ocidental, Inglaterra e Itália) e os 3 sul-americanos (Uruguai, Argentina e Brasil). A Inglaterra acabou porém renunciando à participação, cedendo a vez à vice-campeã mundial, Holanda.
As equipes foram divididas em 2 grupos. O Brasil (sem Zico e Reinaldo, contundidos e poupados para as Eliminatórias que começariam algumas semanas depois) ficou no grupo com Alemanha e Argentina. Estreamos contra os hermanos, num empate de 1 a 1 (gols de Maradona e do lateral Edevaldo). E fomos decidir a vaga para a final contra a Alemanha, no dia 8/1/1981. Foi provavelmente o grande jogo do torneio, os germânicos eram os campeões europeus (embora já eliminados do Mundialito, pelos resultados anteriores) e o Brasil começava a se entrosar para encantar o mundo. Saímos atrás no marcador, gol de Klaus Allofs, num cruzamento de Hansi Müller. Mas foi só - a partir daí, começou o show brasileiro, colocando os alemães na roda. Júnior empatou num golaço de falta. Cerezo apanhou de primeira um cruzamento da direita e virou o jogo. Num belo contra-ataque, Sócrates fez grande jogada e deu um passe milimétrico para conclusão de Serginho Chulapa, fazendo 3x1. Em seguida, novo contra-ataque com tabela entre Serginho e Zé Sérgio (parceiros no ataque do São Paulo) - o ponta esquerda driblou o goleiro e concluiu para fazer 4x1, selando a classificação para a final, contra o Uruguai. Acabamos perdendo por 1 a 0, mas o que ficou mesmo para a história foi a grande apresentação da "semi-final".
O vídeo pode ser visto neste link.

Nenhum comentário:
Postar um comentário