quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Celtic x Rangers: o dérbi hooligan de raízes religiosas








A Scottish Premier League, o tradicional Campeonato Escocês, terá sua continuidade no domingo, segundo dia de 2011, logo de cara deixando frente a frente os rivais de Glasgow, Rangers e Celtic, no Ibrox Stadium. O Celtic é líder com 42 pontos, um ponto a frente do Rangers, ou seja, o jogo que abre 2011 na Escócia será um dos maiores dérbis do mundo, valendo a liderança do certame.
Por isso, para abordar o tema, conheça abaixo um pouco da história do chamado clássico The Old Firm:

Religião e fanatismo traduzem a rivalidade Celtic x Rangers, uma rivalidade de mais de 100 anos -- o primeiro jogo ocorreu em 1888, quando o Celic bateu o Rangers por 5 x 2.

A religião em si entra em cena na fundação dos clubes, o Celtic foi fundado por padres católicos, enquanto o Rangers por um grupo de protestantes. Assim, tudo começou.
E o fanatismo só cumpriu o papel de dar continuidade a história e reinar hoje em dia. Pena que a seu lado caminha o hooliganismo, lançado mesmo em 1909, ano do primeiro clássico onde literalmente o 'pau comeu': 180 pessoas morreram no estádio Hampdem Park, que no dia abrigou 60 mil espectadores. Ainda hoje, infelizmente, ocorrem fatalidades extremas lamentáveis.
Mas o fanatismo sem violência também existe e é exibido pelos torcedores nas arquibancadas em dia de jogo entre ambos. Torcedores do Celtic apoiam o grupo terrorista irlandês "Ira", além de chegarem a estampar a foto do Papa em suas bandeiras. Enquanto isso, os fãs do Rangers estampam a Rainha da Inglaterra em suas relíquias, além de cantarem o hino do Império Britânicoo e, assim como os do Celtic, apoiarem, infelizmente também, um grupo terrorista, o protestante 'Ulster'.

Dentro de campo, o escocês Kenny Dalglish, que atuou nas Copas de 74, 78 e 82 e foi ídolo do Liverpool na década de 80, ao lado do inglês Paul Gascoigne -- aquele mesmo que chorou após receber, no jogo contra a Alemanha Ocidental na Copa de 90, de José Roberto Wright um cartão amarelo que o tiraria da final, caso a Inglaterra passasse dos alemães: não passou -- são os jogadores mais marcantes do confronto.
Confronto que aconteceu pela última vez ainda nessa temporada, pelo primeiro turno do próprio Campeonato Escocês, cujos gols dos 3 x 1 favoráveis ao Rangers, no campo do Celtic, você pode conferir aqui.

Trarei no domingo o placar e, se arrecadar, informações sobre a partida!

Bom Réveillon!!!! Até 2011!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário