Após o frac
asso na Copa 78, a CBD entrou em seu último ano de vida chefiada pelo Almirante Heleno Nunes, famoso pelos conchavos políticos que chegaram a colocar mais de 100 clubes para disputar um Campeonato Brasileiro. O técnico Cláudio Coutinho acabou ganhando mais uma chance, mais um ano para dirigir a Seleção e tentar provar o seu valor. Um dos seus poucos méritos em 79 foi a primeira convocação do "Doutor" Sócrates, que acabou fazendo um gol antológico em uma de suas primeiras partidas num amistoso no Morumbi, em goleada de 5 a 0 contra o Ajax/HOL.

O jogo
O principal jogo do ano foi disputado no dia 2/8/1979: o clássico contra a Argentina, no Maracanã, pela Copa América (que naquela época não era disputada num país-sede único).
Foi a estreia de Maradona (com apenas 18 anos e já liderando o time da Argentina) no Maracanã - ele ainda jogaria mais 3 partidas no Rio de Janeiro, dez anos depois, pela Copa América 89 (sem conseguir uma única vitória nos 4 jogos). E como de hábito naquela época, deu Brasil - por 2 a 1, gols de Zico e Tita, ambos jogadores do Flamengo. O Brasil alinhou naquela noite: Leão, Toninho, Amaral, Edinho e Júnior; Batista e Zenon (Palhinha); Nílton Batata (Tita), Zico, Sócrates e Zé Sérgio.
E o nosso time era bem melhor, embora bastante desentrosado. Poderíamos ter ganho de mais, mas foi suficiente para nos reabilitar de uma derrota inicial para a Bolívia, em La Paz. Zico fez o primeiro gol, aproveitando passe em jogada de linha de fundo de Zé Sergio. A Argentina empatou ainda no primeiro tempo em falha do zagueiro Edinho. No segundo tempo, com as entradas de Palhinha e Tita, o Brasil foi pra cima e conseguiu a vitória, com um golaço por cobertura do camisa 7 do Flamengo.
O Brasil se classificaria para a semifinal da Copa América, mas não passaria pelo Paraguai, comandado por Romerito... e assim Coutinho se despediu da Seleção Brasileira. Mas naquela noite mantivemos nossa escrita contra os "hermanos", a qual ainda perduraria por vários anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário