sexta-feira, 17 de julho de 2009

Mais um Gre-Nal



Domingo(19) é dia de mais um Grêmio e Internacional, uma historia centenária de rivalidade. Para o Inter, no ano do centenário seria bom vencer em campo Tricolor.
A primeira vez em que as equipes se enfrentaram foi em 1909, no Olímpico, e que primeira vez: 10 a 0 para o Grêmio, resultado impensável.

Outro Gre-Nal marcante foi o de 1978 no Campeonato Gaúcho, até então muito valorizado. No finalzinho da partida o atacante André Catimba, pelo Grêmio marcou um belo gol (1 a 0) e na comemoração tentou dar uma cambalhota precipitada, caiu e acabou tendo problemas abdominais, este jogo entrou para a história pois não terminou, torcedores invadiram o campo com o jogo em andamento, logo após o gol, achando que a partida havia terminado. Além deste, em 1997, sob o comando de Celso Roth, hoje no comando do Atlético-MG, o Inter goleou o Tricolor Gaúcho por 5 a 2. 11 anos depois outra goleada do Colorado, 4 a 1 na era Nilmar, Taison e Alex, esta tirou o Grêmio da liderança do Campeonato Brasileiro depois de 21 rodadas.
Devemos destacar também o Gre-Nal, da inauguração do Estadio Olímpico, quando deu Grêmio, por 6 a 2. O Gre-Nal da inauguração do Estádio Beira-Rio, ficou conhecido, como jogo da pancadaria. Foram 100 feridos 1 morto.

Envolvendo números, no Campeonato Brasileiro foram 16 vitórias Coloradas, 14 Gremistas e 19 empates.
As duas equipes gaúchas têm em comum a luta, a garra e a raça e em segundo plano, o futebol arte.
Uma das interrogações polêmicas na história destes clubes é a de quem possui a maior torcida. Estimava-se que até a década de 70, o Inter tivesse a maior, porém de lá para cá, nenhuma pesquisa mais esclareceu isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário