quarta-feira, 7 de julho de 2010

COPA: A Espanha econômica derrota a Alemanha das goleadas

















A Espanha é o time que ganha ou perde pela mínima diferença possível. Dos 6 jogos da Fúria, apenas os 2 x 0 sobre Honduras não participam dessa lista. No mata-mata, o de hoje é o terceiro 1 x 0 de suas três partidas disputadas. Enquanto a Alemanha ficava marcada por não economizar tentos e dominar o adversário. 6 jogos, 3 goleadas, 13 gols marcados.

Mas foi Espanha que teve, como de costume, a posse da bola, trabalhando-a bem, invertendo a excelente nível as jogadas, para Sérgio Ramos de um lado e Capdevilla do outro, apesar de não terem ido bem, ainda contou com Xavi participativo, homem do jogo FIFA, em grande parte pela assistência, com Iniesta inferior ao que ele pode apresentar, porém importante para a valorização do tempo com a bola, e com uma zaga imprescindível, que chegava junto, que pulava junto, que sabia o que fazer. Piqué parou Klose e todos os grandalhões alemães que vinham a área, especialmente nos últimos cinco minutos, mas foi Puyol que ganhou mais méritos, por ter sido o autor do gol heroico espanhol, que evitou o primeiro 0 x 0 da história das semifinais de Copas.
Já a Alemanha sentiu falta de Thomas Müller. Joachim Löw tentou Trochowski mais recuado para soltar mais Khedira, depois arriscou Toni Kroos, de 20 anos, que não era o jogador para o momento e nos instantes finais colocou Mário Gomez para tentar no desespero o gol de empate. Todas, tentativas falhas. O livro de Joachim Löw de como anular a Espanha também foi uma tática falha.

Agora não resta mais dúvidas, teremos um oitavo membro no grupo dos campeões mundiais, o primeiro europeu campeão fora da Europa e um novo goleiro espanhol recordista de tempo sem sofrer gols em Copas: Casillas, que chegou a 283 minutos, sem os acréscimos da partida de Durban. Eventualmente, podemos ter também, se a Fúria levar a taça, o primeiro campeão que perdeu o jogo de estreia-- a Espanha perdeu para a Suíça.
Não é que o polvo Paul tinha razão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário