sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Atacante sueco é sexto escandinavo a detonar pelo PSV










A rodada do meio de semana dos jogos de ida, tanto de Champions League quanto de Europa League, ficou marcada pelo martírio das equipes mandantes, que venceram e empataram com abundância. E um dos visitantes que aprontou foi o PSV, líder do campeonato holandês, que encaminha sua volta à Champions depois de duas temporadas longe.
O empate por 2 x 2 com o Lille, primeiro colocado do campeonato francês, no Stadium Lille Metropole, foi alçançado graças ao atacante sueco, ou melhor, ao atacante escandinavo, Ola Toivonen, autor de 3 gols e 1 assistência na Europa League e de 12 tentos, sendo o quinto artilheiro da Eredivisie, empatado com El Hamdaoui, do Ajax, Janko, do Twente, Matavz, do Groningen, Bulykin, do Ado Den Haag e de Vleminckx, do NEC.

Ressaltei o termo escandinavo, pois outros atletas provenientes de tal região já brilharam com a camisa do PSV. Casos como o do compatriota de Toivonen, Ralf Edstrom, histórico avante da seleção da Suécia, autor de 4 gols na Copa do Mundo de 1974, dois contra o Uruguai, um contra a Alemanha Ocidental e outro diante da Iugoslávia. E que, além disso, ainda colaborou na única conquista do PSV da Copa da UEFA de 1978 e em mais 2 triunfos nacionais.











Seguindo a lista, achamos o norueguês Hallvar Thoresen(imagem acima), que marcou 106 vezes em 196 pelejas, alguns destes tentos na Liga dos Campeões 1987/88, quando o time de Eindhoven alcançou seu único caneco do principal torneio da Europa. Pela seleção norueguesa não protagonizou grandes proezas, mas ficou na história do futebol escandinavo.

Na mesma década, a de 80, em que Thoresen arrasou, surgiram também os dinamarqueses Frank Arnesen e Jan Heintze. Arnesen, hoje diretor de futebol do Chelsea, e Heintze, ex-lateral-esquerdo, contribuíram para mais triunfos locais do PSV, entre eles a Copa da Holanda e Supercopa da Holanda.

Em meados de 90, apareceu disposto a escrever seu nome na história do clube, o isalndês Eidur Gudjhonsen, hoje emprestado do Stoke City ao Fulham, mas que integrou o Barcelona bicampeão europeu na temporada 2005/06. Com o uniforme do PSV, Gudjhonsen atuou pouco, porém fez o suficiente para a equipe chegar ao décimo-quarto título holandês.

Toivonen, de 24 anos, e desde 2010 no elenco, ainda não conseguiu títulos para o PSV, mas tende a fazê-lo, pois sua temporada e a do time são exuberantes. Certamente integrará a lista de maiores jogadores da história dos Boeren, consagrando-se o sexto escandinavo lendário, se é que já não o fez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário