
A Polônia, por muito tempo, foi uma das grandes seleções europeias e mundiais. Por exemplo nos bons tempos em que contava com Lato, Boniek, Smolarek, Lubanski, Deyna, Szamarch, entre outros.
Mas seu futebol hoje não é o mesmo, não tem tantos craques, na verdade não tem nenhum, e não almeja grandes conquistas internacionais, tanto por parte de sua seleção quanto por seus times. A consolação poderá vir em 2012, ano em que a Polônia, ao lado da Ucrânia, sediará a Eurocopa. Por isso, o esforço da nação em melhorar a infra-estrutura e os estádios, contagia a população a voltar a acreditar que melhores dias do futebol local poderão vir. Quem sabe uma classificação à próxima Copa do Mundo ou uma boa campanha na Euro do ano que vem!
Por enquanto, o princípio da festa da população remete à surpreendente campanha do KKS Lech Poznán na Europa League. Depois de eliminar a Juventus no grupo da morte da primeira fase, no qual o Manchester City também fazia parte, o time se classificou aos 16-avos-de-final do torneio, onde, na última quinta, bateu por 1 x 0 o Sporting Braga, no Stadiun Mjeski, uma entre 3 arenas que farão parte da próxima Euro.
Um dos motivos pelo qual o técnico Jose Maria Bakero, ex-jogador do Barcelona e da Fúria, atribuiu às boas exibições do Lech na competição, foi o incentivo e o apoio ativos da torcida, o que, de certa forma, motivam psicologicamente os atletas. O letônio Artjoms Rednevs, grande destaque do time polonês confirmou a tese de que se aliar ao apoio dos fãs é algo que ajuda muito o desempenho de um time melhorar.
E melhorar é a palavra com que o Poznán convive, já que, na Copa da UEFA 2008/09, chegou a essa mesma fase em que está agora, mas foi eliminado pela Udinese, embora tenha tido sucesso ganhando uma boa grana em cima da revelação Robert Lewandowski, hoje no fantástico Borussia Dortmund. Mas foi eliminado. Ou seja, se passar pelo Braga, o clube polonês superará sua última e única até então grande campanha em uma competição europeia.
Confesso que torcerei para o futebol polonês se reerguer e para o Lech Poznán chegar até onde seus limites permitirem na Europa League.
Nenhum comentário:
Postar um comentário