
Amanhã tem clássico na Inglaterra. Melhor dizendo, dérbi local da cidade de Manchester, envolvendo o United e o City, em Old Trafford. O confronto vale mais do que 3 pontos, vale a arrancada dos Devils, líderes momentaneamente, rumo a seu décimo-nono título nacional, ou a esperança do título reaberta aos Citizens.
A expectativa é de um jogo incrível. Adjetivo que combina muito bem com o dérbi. Afinal, se listar todos as partidas de tirarem o fôlego dos torcedores, ficarei até amanhã digitando.

É hora de relembrar alguns dos personagens deste duelo. A começar por Dennis Law, o homem que rebaixou de série ambos os times em menos de 10 anos. Na temporada 61/62, após transferência junto ao Torino, o atacante, então do United, deixou sua marca no 1 x 1 da última rodada do torneio diante do City, gol que representou o rebaixamento dos Azuis à segunda divisão. Dez temporada depois, seu papel foi invertido. Fez um golaço de letra, em pleno Teatro dos Sonhos, em seu ex-clube, o que significou, dessa vez, queda dos Vermelhos à segundona nacional. Seu rótulo de carrasco é estampado até hoje na história dos dois clubes.
Personagem deste dérbi, que viverá sua página 150 amanhã, Law não fez mais além destes dois tentos decisivos no duelo. Por isso, não chega nem perto de ser o artilheiro no confronto. Proeza que cabe a Joe Hayes, avante do City na década de 50, e a Francis Lee, último artilheiro de um Campeonato Inglês com a camisa do mesmo City, ponta-direita goleador da década de 70, ambos com 10 gols no histórico choque. Atrás dos dois, também aparecem na lista do 4 maiores marcadores: Bobby Charlton, ganhador da Bola de Ouro de 1966, depois de sua magnífica Copa do Mundo pela Inglaterra, com 9 gols; Colin Bell, meia dos Citizens na década de 60 e 70, Eric Cantona, goleador francês dos Devils nos anos 90, Brian Kidd, ex-ponta de lança tanto do United quanto do City e Joe Spence, fazedor de gols do United na década de 1920, todos com 8 gols; além do norte-americano Dennis Violet, 7 gols.
Recentemente, a última grande peleja foi a do primeira turno última temporada, em Old Trafford: 4 x 3 para os donos da casa, embora o galês Craig Bellamy tenha tido um atuação de gala junto aos visitantes.
Na história, são 59 triunfos dos Red Devils e 41 dos Citizens, 49 empates. Um novo capítulo ganhará espaço no livro dos confrontos, na manhã de amanhã.
Não percam!
Nenhum comentário:
Postar um comentário