
Amanhã, Liverpool e Manchester United duelam em Anfield Road, pela Premier League, e o que mais marca é mais um reencontro de Alex Ferguson e Kenny Dalglish, ambos treinadores escoceses, que brigaram pelo título inglês em 1995, quando Dalglish era técnico do Blackburn, campeão daquela temporada, e Ferguson entrava em seu nono ano como comandante dos Devils.
Nesta temporada, enfrentraram-se já pela FA Cup.
Pois depois de uma ligeira pesquisa, detecto que este clássico inglês passa longe de ser o primeiro em que tanto Liverpool, quanto United são treinados por escoceses.
O primeiro jogo em que os comandantes provinham da Escócia aconteceu na Division One 1925/26, temporada em que o Huddersfield Town fora o campeão nacional e em que os Reds, treinados por Matt McQueen, enfiaram 5 x 0 nos Red Devils, de John Chapman.
Ao longo da história, abundantes confrontos entre treinadores escoceses, dentro deste choque dos atuais maiores campeões ingleses da história, ocorreram. Como por exemplo Bill Shankly(Liverpool) x Scott Duncan(Manchester), ou então Graeme Souness(Liverpool) x Alex Ferguson(Manchester).
Ao todo, o Liverpool colecionou 4 chefes escoceses: Matt McQueen, Bill Shankly, Graeme Souness e Dalglish, a exemplo do United, que contou com John Chapman, Scott Duncan e Matt Busby, além de Ferguson.
O confronto em questão, Dalglish x Ferguson, não ocorreu apenas em 1995 e na FA Cup desta temporada, como já citado no comecinho do post. Na temporada 1985/86, na qual Ferguson debutava, Dalglish era técnico dos Scousers e enfrentava seu compatriota pela primeira vez no dia 18 de outubro de 85, em Old Trafford: o jogo acabara 1 x 1. Naquela ocasião, o Liverpool se sagraria pela décima-sexta vez campeão inglês.
Hoje tem 18 títulos, assim como o Manchester, seu adversário na manhã de amanhã, que pode já nesta temporada ultrapassá-lo no ranking de triunfos nacionais. O resultado de amanhã poderá ser determinante para essa hispotética ultrapassagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário