quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Futebol italiano vai de mal a pior na atual temporada












A Internazionale, atual campeã europeia e de malas prontas para o Mundial contrasta estrondosamente com a situação de momento do futebol italiano dentro de competições europeias.

A começar pelo fato de nenhuma equipe italiana ter conseguido sua classificação na Champions League em primeiro lugar. A Inter, decepcionante por enquanto na temporada, no comando de Rafa Benítez, perdeu o primeiro posto para o Tottenham. A Roma para o Bayern. E o Milan para o Real Madrid. Digamos que nas oitavas, dentro das possibilidades, o sorteio de semana que vem obrigue confontos como Real x Inter, Barcelona x Milan e Manchester United x Roma, daí a Itália correria sério risco de não ter nenhum representante nacional entre os 8 melhores da Europa. Seria vexamatório.

Só como informação, a última Champions que não teve nenhum italiano classificando-se em primeiro lugar na fase de grupos foi a da temporada 1997/98, quando Juventus e Parma passaram de fase em segundo, com a liderança, repectivamente, pertencente a Manchester e Borussia Dortmund.

Na Europa League a situação consegue ser ainda pior. A Sampdoria, que caiu nos play-offs à Champions, jogará a última rodada já eliminada, num grupo onde PSV e Metalist, antecipadamente, alcançaram as duas primeiras colocações.
Seguiram o mau exemplo da Samp, o Palermo, num grupo com CSKA Moscow e Sparta Praga, além da Juve, que alcançou a proeza de empatar 5 jogos em 5 possíveis. O time que ainda almeja algo na competição é o Napoli, mas a situação é complicada e o time depende de resultados na última rodada, algo incrível levando em conta os concorrentes: Steaua Bucuresti e Utrecht. A primeira colocação pertence ao favorito Liverpool.

O Campeonato Italiano também é motivo para preocupação, afinal, jogadores planejando greves, baixo nível de futebol de, pelo menos, sete equipes no torneio, além de dívidas e situação financeira dos clubes indo de mal a pior, não condizem com um campeonato que está entre os melhores da Europa. Talvez esse brilho e prestígio todo do Calcio esteja lentamente acabando.
O alerta está dado.
-
*Quero deixar bem claro que não tenho nada contra o Cameponato Italiano, pelo contrário, adoro o Calcio. Só ressalvei que nessa temporada, até o momento em que escrevi, os times italianos vão mal. E também que o próprio campeonato local, o qual adoro, não tem tanto brilho como outros, tantas estrelas como em outros. Mas sua competitividade permite times sensações nas primeiras colocações, ao contrário do que ocorre na Espanha e na Inglaterra, onde nem sempre há espaço para times modestos nos 3, 4 primeiros lugares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário