quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Tabela do Paulistão 2011 comete equívocos, como de costume













Na história, a tabela do Paulistão apresenta erros, equívocos, deslizes. Alguns times saem prejudicados e outros beneficiados em determinada sequência de partidas, grande parte delas no início.

O Paulistão 2011 não fica por fora.

Depois de, em 2009, o Corinthians sair de sua casa apenas três vezes, nas dez primeiras rodadas, e o São Paulo, um ano depois, repetir o figurino, os confeccionadores da FPF ajudaram novamente o time de Parque São Jorge no início da competição do ano que vem: nos primeiro 6 jogos, o Corinthians visitará apenas o Bragantino e o São Bernardo. Mandará suas outras 4 pelejas contra Portuguesa, Noroeste, Ituano e Mogi Mirim.

Enquanto isso, o contrário estará ocorrendo com o Palmeiras. Visitará o Ituano, o Oeste, o Mirassol e a Portuguesa, será mandante apenas na estreia ante o Botafogo-RP e o Paulista.

Já os seis primeiros compromissos de São Paulo e Santos aparecem como corretos e equilibrados: 3 partidas fora e 3 em casa.

Na lista de prejudicados, ao longo de vários Campeonatos Paulistas, você achará o São Bento, a quem foi creditado a falha mais comum. Na campanha do rebaixamento, em 2006, dos sorocabanos, foram 4 jogos longe de seu estádio e apenas dois mandos, um deles contra o Santos, em seus 6 primeiros cotejos. No ano passado, Rio Claro, Ituano, Barueri e Botafogo foram prejudicados seguindo esse princípio.

Em 2011, veja como serão os 6 primeiros jogos, onde surgem os mais frequentes erros, de cada uma das outras equipes do torneio. Mais abaixo, algumas aberraçõezinhas:

Americana: 3 em casa/3 fora
Botafogo: 2 em casa/4 fora
Bragantino: 3 em casa/3 fora
Ituano: 2 em casa/4 fora
Linense: 3 em casa/ 3 fora
Mirassol: 3 em casa/3 fora
Mogi Mirim: 4 em casa/2 fora
Noroeste: 3 em casa/3 fora
Oeste: 4 em casa/2 fora
Paulista: 3 em casa/3 fora
Portuguesa: 4 em casa/2 fora
Prudente: 3 em casa/3 fora
Ponte Preta: 3 em casa/3 fora
São Bernardo: 3 em casa/3 fora
São Caetano: 3 em casa/3 fora
Santo André: 2 em casa/4 fora

Aberrações:
Bragantino: a 6a., 7a. e a 8a rodada serão jogadas dentro de casa
Portuguesa: a 4a., a 5a. e a 6a. rodada serão jogadas dentro de casa
Prudente: a 2a., a 3a. e a 4a. rodada serão jogadas dentro de casa
Ponte Preta: a 5a., a 6a. e a 7a. serão jogadas dentro de casa
-
Entendo que não deve ser fácil produzir uma tabela de jogos para um campeonato de 20 times. Mas há uma solução: fazer com que os times joguem uma partida dentro de casa, outra fora, em sequência, até que matematicamente isso não seja mais possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário