quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Baseado em Bale, UEFA.com traz lista de sensações

Jovetic: destaque no ano passado








Na primeira fase da atual Champions Legue, o grande destaque dentre aqueles não muito conhecidos no cenário internacional, foi, sem dúvida nenhuma, o galês Gareth Bale, do Tottenham -- jogador que realmente me impressiona --, especialmente em suas exibições nos dois confrontos diante da Inter, atual campeã da competição.
E foi com base no ponta esquerda, que o site da UEFA, em texto interessante do inglês Simon Hart, listou alguns atletas e treinadores que causaram surpresa nas Ligas passadas, destruindo partidas e sendo destaque nos noticiários europeus, assim como Bale nesta temporada.
Abaixo, baseado na matéria, que se quiser lê-la inteira, obviamente mais detalhada, clique aqui, refresque sua memória com o resumo sobre os 10 prodígios apontados:

Jesper Blomqvist-SUE
Destacou-se no IFK Göteborg, da Suécia, na Champions 1994/95, aprontando no Grupo A para cima de Barcelona e Manchester United, este último que, por aval de Alex Ferguson, contratou-o mais tarde, muito por ter destruído os ingleses, na histórica partida, que acabara 3 x 1 aos suecos, quando Blomqvist, hoje assistente-técnico do Hammarby-SUE, marcou um gol, deu uma assistência e ainda sofreu um pênalti.

Patrick Kluivert-HOL
Hoje aposentado, Kluivert foi o principal responsável pelo título do Ajax na Champions 94/95, marcando gols decisivos tanto na primeira fase, quanto no mata-mata, principalmente na final diante do poderoso Milan, quando o atacante, que havia entrado aos 25 do segundo tempo, marcou o gol da vitória holandesa a 6 minutos do fim, dando ao Ajax o título europeu da temporada. Sensação na ocasião, ainda vestiria os uniformes de Milan e Barcelona.

Alessandro Del Piero-ITA
Foi o astro da Juventus, clube que defende até hoje, no título europeu da emporada 1995/96, dando seu cartão de visitas logo na primeira fase, em especial no jogo contra o Borussia Dortmund, fora de casa, quando destruiu os alemães naqueles 3 x 1. Marcando gols em seus 5 primeiros jogos, terminou como ídolo juventino, após o inesquecível fecho vitorioso naquela ocasião.

Raúl González-ESP
Um dos maiores goleadores da história da Champions, o espanhol Raúl, hoje no Schalke 04, deixou sua primeira boa imagem no Real Madrid após aplicar um hat-trick nos 6 x 1 contra o Ferencváros, da Hungria, na temporada 1995/96, tornando-se o mais jovem jogador da história do torneio a alcançar tal proeza. Terminaria a fase de grupos como melhor jogador do Real, ao lado de Zamorano.

Lars Ricken-ALE
Muito atrapalhado por sucessivas lesões na temporada, Lars foi principal sensação da Champions 96/97, conduzindo o Borussia Dortmund ao título europeu da temporada, fazendo gols em todas as partidas, inclusive um golaço na final contra a Juventus, no revanche da temporada anterior, quando Del Piero estraçalhou os alemães ainda na primeira fase.

Iker Casillas-ESP
Aos 18 anos, o arqueiro campeão mundial de 2010 pela Espanha estreou no gol do Real Madrid na Liga de 1999/00, contra o Olympiacos, em alto estilo. Na mesma temporada, foi campeão europeu junto aos merengues numa final espanhola, diante do Valencia. Duas temporada depois alcançaria seu bi da comeptição, fechando o gol principalmente na finalíssima contra o Bayer Lerkusen.

Wayne Rooney-ING
Revelado pelo Everton, Rooney foi aposta dos Devils em 2004, ano em que na Champions 04/05 fez um hat-trick diante do Fenerbahçe, em solo turco, em uma aprsentação magistral do United, que aplicou 6 x 2. O problema de Rooney foi o Manchester não ter tido êxito em tal competição, mas sua exibição na Turquia serviu para ganhar a confiança de Alex Ferguson e da torcida vermelha.

Karim Benzema-FRA
Mesmo sendo considerado por muitos um atacante a mais no futebol europeu, Benzema, aos 18 anos, foi destaque na Champions 2005/06, quando ajudou e muito o Lyon a chegar até as quartas da competição, proeza muito em função das bons jogos do francês na primeira fase, quando fez gols regularmente, como na dura vitória por 2 x 1 sobre o Rosenborg, da Noruega, no Stade de Gerland.

Stevan Jovetic-MON
O montenegrino, hoje sofrendo no departamento médico da Fiorentina, brilhou na boa campanha da 'viola' na temporada passada, quando ficou no primeiro posto de um grupo que tinha Lyon e Liverpool. Na partida contra os Reds, na Itália, Jovetic marcou os dois gols da vitória, que valeram demais para a Fiorentina assegurar a liderança de seu grupo.

José Mourinho-POR
Único técnico da lista, Mourinho, mesmo sem ter entrado em campo, foi o responsável, o verdadeiro destaque no título europeu do Porto na temporada 2003/04. Na campanha vitoriosa, ninguém se esquece daquela partida quartas-de-final, quando Costinha marcou o tento de empate(1 x 1) contra o Manchester United, em pleno Old Trafford, gol que deu ao Porto classificação às semis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário