
Em jogo adiado da 14a. rodada do campeonato francês, o Lille goleou o Nancy por 3 x 0, encerrando assim seu primeiro turno impressionante, com 35 pontos -- hoje tem 38, devido a já realização do primeiro jogo do segundo turno. Com isso, decreta seu título de outono na França, como os franceses costumam entitular o maior pontuador depois do encerramento de disputa dos primeiros 19 jogos.
Tal título simbólico traduz o amadurecimento dos Les Dogues, no cenário nacional, com o jovem elenco que ostenta, principalmente se tratando do ataque: o marfinense Gervinho, o brasileiro Túlio de Melo, ex-Atlético-MG e, especialmente, o gabonês Moussa Sow, artilheiro do torneio. Além, é claro, de ressaltar o importante papel do técnico Rudi Garcia.
Mas, o post quer relembrar o único título internacional que o Lille, em sua história de quase 70 anos, carrega: a, hoje extinta, Copa Intertoto da UEFA de 2004, competição um tanto quanto curta, que abrigava aquelas equipes que não conseguiam acesso nem à Champions League, nem a Copa da UEFA, atual Europa League.
Naquela edição de 2004 que teve 3 campeões, já que o regulamento meio esdrúxulo fazia com que chegassem a última fase 6 equipes, assim 3 delas se sagravam campeãs e reservavam vaga na Champions seguinte, o Lille eliminou o Dinamo Minsk, da Bielorrússia por 4 x 3, no agregado, além do Slaven Lupo, da Sérvia,também no agregado, antes de uma das finais diante do União de Leiria, de Portugal, por 2 x 0, após empatar fora sem gols na ida.
Por ser um dos campeões da Intertoto, o Lille garantiu, então, vaga na Champions 2005/06, onde, mesmo eliminado na primeira fase, curtiu por muito tempo vitória por 2 a 0 em casa sobre o Manchester United, que acabara também sem mesmo conseguir chegar às oitavas, mas que dali duas temporadas levantaria o caneco da mesma competição.
O Lille, fortalecido financeiramente pelo título de tal Intertoto, almejou pela segunda vez consecutiva vaga na Champions, na temporada 2006/07, e o destino quis que houvesse novamente duelo contra o United, contudo, desta vez na fase de oitavas-de-final, pois é, outro grande feito na década passada alcançado pela equipe, depois de classificação, junto ao Milan, como segundo colocado do grupo H, que contava com, além dos milanistas, o AEK Athens e o Anderlecht. Mas a mesma sorte não veio à equipe e acabou ocorrendo a eliminação para os ingleses.
Fechava-se ali a curta turnê do Lille pelos campos Europa afora.
Se tal turnê foi fechada, podendo se abrir de novo nesta temporada, dependendo do que conseguir ao término da temporada, o torcedor mais fanático da equipe certamente não trancará a memória, ou seja, nunca se esquerá dos nomes que propiciaram ao Lille, principalmente a seu torcedor, momentos recentes memoráveis, como: Milenko Asimovic, Peter Odemwingie, Matt Moussilou, Peter Franquart, Jean Makoun, Larsen Touré, Fauvergue, Tafforeau, Nicolas Plestan, Debuchy, Cabaye(remanescente), Dumont, Le Postellec, entre outros.
Você pode não conhecer absolutamente ninguém citado, mas estão na história de um clube capaz de ser campeão francês desta temporada, afinal, do primeiro turno já foi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário