
A Bélgica já significou muito mais do que significa atualmente no futebol. A quarta colocação na Copa de 1986, o vice-campeonato da Eurocopa de 1980, o terceiro lugar na Euro de 1972, craques como Enzo Scifo, Paul van Himst, Raymond Braine, Eric Gerets, Jan Ceulemans, Josef Mermans...... Tudo é passado e apenas orbita na memória do belga.

Porém, nessa semana, o futebol do país ganhou manchetes especialmente na Inglaterra, com a contratação do Chelsea pelo goleiro do Genk, atual campeão da Jupiler League, Thibaut Cortuis, por 9 milhões de euros. A grande repercussão é fruto do rótulo de Novo Petr Cech ao arqueiro de apenas 19 anos, cuja missão é dar continuidade a boa escola de goleiros do país, que já viu os inesquecíveis Jean-Marie Pfaff, Michael Preud'homme e Jean de Bie se consagrarem como gigantes.
A Bélgica ficou para trás nestes últimos anos justamente por não conseguir participações em Copas do Mundo -- não a disputa desde 2002 -- e em Eurocopas -- não a disputa desde 2000. Na atual Elimatória para a Euro-2012 é segunda colocada do grupo A, que já tem a Alemanha classificada e Turquia e Áustria brigando com os belgas pela vice-liderança, posição que permite vaga na repescagem.
Além disso, os clubes locais são meros coadjuvantes em campeonatos continentais. Na história, só o Anderlecht, com 2 Recopas e Supercopas Europeias, já sentiu o gosto de um título oficial internacional. E pior, a Bélgica não é representada na fase de grupos da UEFA Champions League desde a temporada 2006/07, quando o próprio Anderlecht ficou na lanterna do grupo H.

O Genk pode mudar esse cenário nesta temporada, melhorar a situação da Bélgica em competições da UEFA e reerguer um pouco o futebol do país. O tricampeão doméstico, que vem cedendo à seleção nacional bons atletas com frequência, como os atacantes Jelle Vossen e Marvin Ogunjimi, possui um bom elenco e nas mãos do ex-meia Franky Vercauteren, jogará tudo para passar provavelmente pelo Partizan Belgrado, na terceira preliminar da Champions, e esperar algum adversário vindo do sorteio programado para 5 de julho, válido pelo play-off final, para acabar com essa sina negativa belga e garantir presença nos grupos da próxima Champions.
Já serviria como um recomeço!
Nenhum comentário:
Postar um comentário